Deputados da Comissão de Obras Públicas aprovam recondução de diretor à Agepar
OS deputados que integram a Comissão de Obras Públicas, Infraestrutura, Transportes e Comunicação da Assembleia, aprovaram por unanimidade o nome do diretor jurídico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), Maurício Ferrante, para um novo mandato de três anos. A aprovação aconteceu depois de uma sabatina feita no começo da tarde desta segunda-feira (31). A lei que criou a agência reguladora, aprovada ano passado, na Assembleia, exige que, antes que os diretores tomem posse, passem pelo aval da Comissão, lembrou o presidente, deputado Tião Medeiros (PTB), que não poupou elogios a Ferrante.
(Sonora)
Advogado, Maurício Ferrante já foi procurador-chefe do DER, consultor jurídico dos Ministérios do Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, procurador geral e secretário de Governo do Município de Curitiba, procurador-chefe da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, e presidente da Comissão Tripartite de Fiscalização das Concessões Rodoviárias. Ferrante respondeu aos questionamentos dos parlamentares relacionados à atuação da Agepar e aplicação de leis aprovadas na Cada, e afirmou que se a agência existisse há mais tempo, os preços dos pedágios no Paraná, talvez não estivessem tão altos como agora.
(Sonora)
O trabalho da Agência é fiscalizar e regular os serviços concessionários de infraestrutura no Paraná. Atua em todas as concessões das rodovias pedagiadas, no transporte de passageiros entre os municípios e na fiscalização das balsas responsáveis pelas travessias no litoral do Paraná e, segundo o presidente, césar Silvestre, deve ampliar as funções, já que passa por uma reestruturação e aguarda a realização de um concurso público para contratar pessoas especializadas para que assim, a agência possa desempenhar e ampliar o papel de fiscalizadora.
(sonora)
Além de Tião Mederios, participaram da Sabatina os deputados Márcio Pauliki (PDT), Paulo Litro (PSDB), Felipe Francischini (SD) e Wilmar Reichembach (PSC).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Audiência na Assembleia debate situação da bacia do Rio Iguaçu e gestão dos recursos hídricos
Encontro, promovido pelo deputado Goura (PDT), também será marcado pelo lançamento do mapa "Salve o Rio Iguaçu".
Leia mais
Comissão de Saúde promove audiência de prestação de contas da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2026
Relatório será apresentado aos deputados estaduais na próxima terça-feira (30).
Leia maisProjeto prevê uso de créditos do Nota Paraná para quitação de débitos com o Estado
De autoria da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT), a proposta altera a Lei Estadual nº 18.451/2015 e prioriza o uso dos créditos para regularização fiscal.
Leia mais
Assembleia homenageia 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Trajetória iniciada em Curitiba, em 1896, será homenageada em sessão solene proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
Leia mais