Divulgação de histórico de preços de produtos em promoção é aprovada em primeiro turno
Projeto pretende ampliar os mecanismos de proteção contra a publicidade enganosa e abusiva e contra métodos comerciais desleais.
Os deputados aprovaram, em primeira votação, durante a sessão plenária desta segunda-feira (16), o projeto de lei nº 469/2015, do deputado Bernardo Carli (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos fornecedores de produtos ou serviços informarem o histórico dos preços de itens ou serviços em promoção. A matéria recebeu 47 votos a favor e nenhum contrário e voltará ao Plenário para ser apreciado em segunda discussão. “Precisamos ampliar os mecanismos de proteção contra a publicidade enganosa, abusiva e métodos comerciais coercitivos ou desleais”, defendeu o parlamentar.
De acordo com a proposta, a informação deverá ser exibida de forma destacada e conter o custo do item nos últimos doze meses, bem como o menor preço do produto ou serviço constante em nota fiscal em cada mês do referido período. Segundo a proposta, será considerada promoção ou liquidação a redução de preço, do produto ou do serviço, igual ou superior a 20%. “O nosso objetivo é fazer valer os direitos do consumidor, como o respeito à sua dignidade e principalmente a proteção de seus interesses econômicos. Sabemos que já é uma prática comum fornecedores aumentarem os preços nos dias que antecedem grandes promoções para causar a falsa percepção de que o produto está mais barato, induzindo a população a um erro”, explicou Carli.
Comércio Exterior – Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei nº 87/2016, da deputada Maria Victoria (PP), que cria o Dia do Comércio Exterior no Estado do Paraná. A matéria, que tramitava em regime de urgência, recebeu 38 a favor e nenhum contra. Com requerimento de dispensa de votação em redação final aprovado em Plenário, o projeto segue para sanção do governador Beto Richa.
[podcast id=3646 /]
Notícias Relacionadas
Avança projeto que amplia divulgação dos canais de denúncia contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Iniciativa da deputada Cantora Mara Lima (REP) foi votada na primeira das duas sessões plenárias realizadas nesta quarta-feira (29).
Leia mais
Proposta que amplia efetivo da Polícia Militar avança na Assembleia
O projeto de lei 270/2022, do Poder Executivo, prevê a adição de 468 militares estaduais ao efetivo da corporação.
Leia mais
CCJ aprova projeto que facilita a ascensão funcional na Polícia Militar
Proposta avançou na forma de uma emenda substitutiva geral apresentada pelo relator da matéria, deputado Tiago Amaral (PSD).
Leia mais
Documento da ANTT confirma alerta do deputado Soldado Fruet sobre novo pedágio
Leia mais