Frente sobre o Pedágio pede cópia de acordo entre Governo do Paraná e Governo Federal para cessão de rodovias
Coordenador do grupo, deputado Arilson Chiorato (PT) relata que o documento é de suma importância neste momento de debate sobre as novas concessões no Paraná.
A Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, pediu cópia de memorando de reunião entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério da Infraestrutura e Logística, do Governo Federal, ocorrida em 2019, que trata de possível negociação da cessão das rodovias paranaenses. A informação veio à tona esta semana, segundo o coordenador da Frente, deputado Arilson Chiorato (PT), após os parlamentares terem acesso ao Memorando de Entendimento que cita o encontro entre o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, realizado no dia 13 de agosto de 2019.
Arilson frisa que a informação é de suma importância, neste momento de debate do pedágio no Paraná, uma vez que revela estudos anteriores, que não foram compartilhados com a população. “Este Memorando documenta a parceria do Estado do Paraná, já em 2019, com o Governo Federal para entregar as rodovias paranaenses, mais uma vez, às grandes pedagiadoras sem debate com a sociedade, dando continuidade a um pedágio caro, ineficiente e com obras que nunca saem do papel”, afirma o coordenador da Frente.
Parte do Memorando de Entendimento, registrado sob o nº 01/2019, diz que o objeto da reunião é: "conjugação de esforços entre o Ministério da Infraestrutura e o Governo do Estado do Paraná, para a elaboração de estudos técnicos que analisarão a viabilidade de concessão da malha rodoviária do Estado do Paraná constituída por rodovias federais e estaduais, conforme Anexo I do presente instrumento".
Diante das constatações, Arilson juntamente com a Frente Parlamentar sobre o Pedágio assinaram requerimento pedindo informações para a Casa Civil. O objetivo do requerimento, de acordo com o coordenador da Frente sobre o Pedágio, é solicitar uma cópia integral do processo autuado sob o protocolo nº 15.926.922- 1/2019, referente ao Extrato de Memorando de Entendimento nº 001/2019 firmado entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério da Infraestrutura, e assinado pelas partes em 13 de agosto de 2019.
Notícias Relacionadas
Oposição apresenta propostas para atender reivindicações de professores e servidores da educação no Paraná
De acordo com o líder, deputado Arilson Chiorato (PT), os projetos atendem demandas dos trabalhadores da educação e que ficaram fora das medidas encaminhadas Poder Executivo.
Leia maisInvestigação do MP-PR sobre privatização da Celepar era necessária e esperada, avalia Líder da Oposição
Deputado Arilson Chiorato (PT) afirma que investigação confirma alertas sobre riscos à proteção de dados da segurança pública e questionamentos sobre a condução do processo de privatização da estatal de tecnologia do Paraná.
Leia mais
Deputado Ney Leprevost (Republicanos) cobra das concessionárias obras urgentes para reduzir acidentes nas rodovias federais do Paraná
De acordo com o parlamentar, o objetivo é obter informações detalhadas sobre as obras e intervenções em andamento para reduzir acidentes, especialmente os com vítimas fatais, nos trechos sob administração dessas empresas.
Leia maisLíder da Oposição alerta para possíveis impactos da “BR do Mar” em Superagui e cobra debate amplo sobre o projeto no litoral
Deputado Arilson Chiorato (PT) defende estudos aprofundados, transparência e participação das comunidades nas discussões.
Leia mais