Notícia
Destaque
Lessa Considera Paraná ‘precursor do Futuro do Brasil’
Cinthia Alves
Fonte: MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DA LIDERANÇA DO GOVERNO - 12/09/05
3 min de leitura
931 visualizações
Economista e ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Lessa esteve nesta segunda-feira (12) em Curitiba, na Assembléia Legislativa, abrindo o ciclo de discussões sobre o programa de governo do PMDB para o Brasil. “Existem questões que só poderão ser adequadamente tratadas a partir das experiências do Paraná. Eu creio que o governador seja um poeta, pois os poetas são premonitórios em relação ao futuro”, declarou Lessa.O economista salientou que vem acompanhando muitas batalhas enfrentadas pelo governador Roberto Requião, como os contratos de privatização da energia elétrica e das ferrovias e acredita que “as lutas do Paraná serão inspiradores para o PMDB”. Entulho neoliberal - De acordo com o programa elaborado por Lessa a pedido do PMDB, o Brasil precisa se livrar do entulho neoliberal implantado por Fernando Collor e que teve seu desenvolvimento na gestão de Fernando Henrique Cardoso, mantido ainda pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, é inaceitável que se mantenha a política de priorizar o pagamento da dívida externa e manter as altas taxas de juros em detrimento do crescimento industrial e dos investimentos sociais do país. “Há um entulho que precisa ser removido e se há quem possa fazê-lo, este é o PMDB”, afirmou. Lessa justifica sua posição retomando a história do PMDB que lutou pela volta da democracia e pela elaboração da Constituição de 1988. Ele citou a necessidade de se discutir seriamente o que aconteceu no Brasil nos anos 90, lembrando que as teorias neoliberais tomaram conta da imprensa. “Desenvolvimento saiu da mídia e a palavra crescimento industrial virou palavrão”, recordou. Contribuições do Paraná - As idéias pregadas pelos defensores da política neoliberal foram rebatidas pelo economista. Ele citou que o discurso mais comum era de que precisava-se abandonar o projeto de nação para inserir-se no processo de globalização. “Eu creio que ele (Requião) tomou algumas iniciativas que são rigorosamente precursoras em relação ao futuro. O governador enfrentou uma questão complicadíssima em relação à energia elétrica, pois contratos de privatização da energia elétrica foram absolutamente selvagens e tecnicamente muito mal feitos”. “O governador vem tentando resolver outro problema seriíssimo em relação às ferrovias, problema sério de infra-estrutura no Porto de Paranaguá. Eu conheço muitas as batalhas do governador e acho que são batalhas de inspirações para o programa do PMDB”.Lessa espera uma série de sugestões e contribuições dos peemedebistas do Paraná. “Existem questões que só podem ser adequadamente tratadas a partir das experiências do Paraná como o projeto de desenvolvimento e programas sociais”.Liderança do GovernoCinthia Alves41-3350-4191
Notícias Relacionadas
17:28
Comissão de Saúde Pública aprova projetos que beneficiam pessoas com transtorno do espectro autista
Proposta que prevê multas para quem utilizar entorpecentes em público também avança no colegiado.
Leia mais
17:26
Proposta que inclui idosos, pessoas com TEA e PCDs entre os atendidos pelo Alerta para Resgate de Pessoas (ARP) avança na Assembleia
Projeto que amplia política de contingência criada em 2017 foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Leia mais
17:11
Comissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre trilhas ecológicas, proteção animal e prevenção de desastres
Entre as propostas analisadas está o Projeto de Lei 778/2023, do deputado Goura (PDT), que cria o Sistema Estadual de Trilhas do Paraná (SETrilhas/PR).
Leia mais
16:58
Assembleia aprova regras para funcionamento de espaços “Pet Friendly” no Paraná
Projeto estabelece normas para circulação de animais em estabelecimentos comerciais e foi um dos itens votado na sessão plenária deste segunda-feira (11).
Leia mais