Projeto prevê licença remunerada para servidoras do Paraná vítimas de violência
Visando adequar a legislação do Paraná aos termos previstos na Lei Maria da Penha (Lei 11.340), o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) protocolou esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei que propõe o afastamento remunerado de servidoras estaduais que sofrerem violência sexual, familiar ou doméstica.
Para Chiorato, é uma iniciativa que visa amparar a servidora estadual que sofre de violência durante seu processo de tratamento, acompanhamento e superação. Algo que, segundo o deputado, já é previsto na legislação federal.
“A Lei Maria da Penha prevê o justo e necessário afastamento da mulher vítima de violência doméstica, justificado por diversos motivos, como o distanciamento total dos locais de encontro com o agressor, como o local de trabalho, a recuperação pessoal e familiar, entre outras”, afirma.
Ele também afirma que o vínculo empregatício entre o poder público e o servidor permite que a medida seja adotada “É necessário que a lei permita a manutenção da remuneração e dos direitos, como a contagem do tempo de serviço da servidora”, salienta.
Segundo dados do 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no segundo semestre de 2019 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Paraná registra, em média, um caso de violência contra a mulher a cada 24 minutos. O levantamento inclui os casos de homicídio e feminicídio, violência doméstica (lesão corporal dolosa), estupro e tentativa de estupro.
Para o deputado, os números são alarmantes e cabe ao poder público propor medidas que visam reverter esse quadro, bem como prestar o melhor atendimento à vítima.
“É preciso que cada vez mais o Estado disponha de mecanismos não apenas para coibir e prevenir a violência contra a mulher, bem como todo a assistência a quem passa por qualquer tipo de atrocidade dessa”, conclui.
Notícias Relacionadas
Em discurso no Plenário, líder da Oposição defende o fim da escala 6x1 e melhora da qualidade de vida dos trabalhadores
Deputado Arilson Chiorato (PT) relaciona a proposta da escala 5x2 ao fortalecimento da economia, à ampliação de direitos trabalhistas e à valorização da população brasileira.
Leia mais
Oposição destaca programa de renegociação de dívida do Governo Federal e aponta impactos no acesso ao crédito
Líder da Oposição na Casa, Arilson Chiorato (PT), afirma que o Desenrola 2.0 pode reduzir inadimplência e estimular a economia.
Leia mais
Líder da Oposição destaca suspensão de multas do free flow pelo Governo Federal e aponta falhas no pedágio no Paraná
Deputado Arilson Chiorato (PT) afirma que medida corrige injustiça contra motoristas e cobra ação da ANTT diante de falhas no modelo de cobrança.
Leia mais
Assembleia Legislativa homenageia escola de samba Rosa do Povo, campeã do Grupo de Acesso do Carnaval de Curitiba
Agremiação, criada em 2025, venceu o Carnaval de 2026 em seu desfile de estreia e destaca atuação nas comunidades da Região Metropolitana.
Leia mais