Projeto que fixa o novo piso salarial do Paraná é aprovado na CCJ
A regra do reajuste salarial do Estado fixada pelo texto terá vigência entre 2023 e 2026.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (06) o projeto de lei 523/2022, de autoria do Poder Executivo, que fixa o novo piso salarial no Estado do Paraná a partir de 2023. A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Marcel Micheletto (PL). A regra de reajuste salarial do Estado fixada pelo projeto terá vigência até 2026. A proposta determina que os pisos salariais deverão ser reajustados anualmente, sendo aplicados para o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. A proposta tramita em regime de urgência.
O texto da matéria determina que o valor será calculado a partir da combinação de dois fatores. Uma fração do piso é corresponde ao valor do salário mínimo nacional, corrigida conforme o índice adotado pelo Governo Federal para o reajuste do salário. Já a diferença entre o valor do piso salarial do Estado do Paraná e o piso salarial nacional, em cada um dos grupos incluídos na politica estadual, será corrigida pelo Índice Nacional de Pregos do Consumidor (INPC) do ano anterior.
De acordo com o governo, a proposta visa instituir a regra para o reajuste do piso salarial no Estado do Paraná e a politica de valorização dos empregados das categorias profissionais enumeradas nos Grandes Grupos 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 da Classificação Brasileira de Ocupações. O Executivo argumenta, na justificativa do texto, que o piso salarial no Estado é resultado de negociações conjuntas entre as Centrais Sindicais e Federações Patronais, a partir do trabalho do Conselho Regional do Trabalho e Renda (CETER) e após a realização de sete reuniões tripartites.
Vista
O projeto de lei 522/2022, de autoria do Poder Executivo, que visa dispor sobre a Gestão dos Hospitais Universitários Estaduais no Estado do Paraná, recebeu parecer favorável do relator, deputado Marcel Micheletto (PL), com duas emendas modificativas. O projeto, no entanto, teve a votação adiada após o pedido de vista dos deputados Professor Lemos (PT), Cristina Silvestri (PSDB), Evandro Araújo (PSD) e Tiago Amaral (PSD). A proposta, que tramita em regime de urgência, volta a ser discutida em reunião extraordinária marcada para esta quarta-feira (07), às 13h30.
Segundo o governo, a medida pretende garantir a unicidade e a isonomia da gestão dos Hospitais Universitários (HUs). A justificativa do texto destaca que as atividades desenvolvidas nestas estruturas são resultantes das ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, com os HUs possuindo cada vez mais valor na estratégia estadual de saúde. Por isso, argumenta o governo, “a ampliação dos mecanismos de controle e avaliação dos serviços demandados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) é fundamental”.
O Executivo diz ainda que a proposta pretende criar um ambiente de inovação em que os HUs desempenhem papel fundamental na formação de profissionais qualificados na área de saúde, no acompanhamento do atendimento assistencial de excelência e na realização de pesquisas que resultem em processos e produtos inovadores na cadeia da saúde.
O projeto determina que os contratos de gestão ou outros instrumentos jurídicos de parceria previstos devam conter um programa de trabalho detalhando os objetivos, a justificativa, a relevância, os órgãos e entidades públicos e privados envolvidos na execução, além de estipular as metas e prazos de execução, bem como critérios objetivos de avaliação de desempenho a serem utilizados mediante indicadores de qualidade e produtividade.
A matéria também cria o Conselho Superior de Assistência Hospitalar para estabelecer as diretrizes de integração, avaliação e controle da relação entre a Secretaria de Estado da Saúde e os Hospitais Universitários para a Gestão Hospitalar Assistencial. Dessa forma, determina que o Conselho Superior seja um órgão colegiado de caráter normativo, deliberativo e consultivo da SESA, composto pelo Secretário de Estado da Saúde, como presidente; pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; por um representante do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Estaduais; por um representante dos Hospitais Universitários; por dois representantes da Secretaria de Estado da Saúde; por um representante da Secretaria de Planejamento e um da Secretaria da Fazenda.
Formulado pelos deputados Professor Lemos (PT) e Cristina Silvestri (PSDB), um pedido de vista adiou o debate do projeto de lei 521/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o abono de faltas, a reposição ou a compensação de conteúdo escolar aos estudantes da rede pública estadual de ensino convocados para participar de competições desportivas oficiais em eventos estaduais, nacionais e internacionais. A proposta tramita em regime de urgência.
De acordo com a proposta, para garantir o abono de faltas, os alunos deverão realizar atividades à distância, reposição de conteúdos e aplicação de provas em segunda chamada. A proposição determina ainda que as atividades de reposição de conteúdo serão concedidas como compensação da ausência dos estudantes nas aulas presenciais e exclusivamente durante o período de participação dos estudantes na competição.
Segundo o governo, a medida tem o objetivo de regularizar reivindicações dos estudantes que integram delegações desportivas ou paradesportivas. A proposta tem o objetivo de valorizar os estudantes atletas que representam o Estado do Paraná em tais oportunidades.
Um pedido de vista dos deputados Professor Lemos (PT), Cristina Silvestri (PSDB) e Evandro Araújo (PSD) ao projeto de lei complementar 10/2022, do Poder Executivo, adiou o debate do texto. A matéria altera e revoga dispositivos da Lei n° 17.959/2014, que instituiu a Fundação Estadual de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas Paraná).
Com a mudança na redação do artigo, o projeto determina que a Funeas terá a finalidade de desenvolver e executar ações e serviços de saúde ambulatorial e hospitalar, de desenvolvimento, pesquisa e tecnologia em produção de imunobiológicos, medicamentos e insumos, de educação permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Também vai executar ações de apoio à política estadual do sangue e na política de apoio da logística estadual da Farmácia do Estado do Paraná. De acordo com o governo, a medida permite que a participação do órgão nas duas políticas vai melhorar a aplicação dos recursos públicos, incrementando a eficiência dos serviços de saúde no Estado.
O deputado Professor Lemos (PT) pediu vista do relatório contrário do deputado Delegado Jacovós (PL) ao projeto de lei 326/2021, de autoria da deputada Cristina Silvestri (PSDB). A matéria estabelece prioridade de tramitação aos processos e procedimentos administrativos em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. O projeto determina que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tenham prioridade na tramitação.
Demais propostas
Foi aprovada uma emenda ao projeto de lei 492/2022, que revoga o artigo 5° da Lei n° 17.046/2012, sobre a terceirização do Sistema Penitenciário. De acordo com a proposta, a revogação legislativa possibilitará que o Estado avance na política pública que contemple um modelo de gestão mais eficiente com a terceirização no âmbito do Sistema Penitenciário, permanecendo com o Estado a segurança dos estabelecimentos penais. O deputado Professor Lemos votou contrariamente à aprovação da emenda.
Também foi aprovado o projeto de lei 511/2022, de autoria da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que descreve funções e cargos previstos da Lei Complementar Estadual n°. 136/2011, bem como as funções gratificadas previstas na Lei Estadual 20.857/2021 e os cargos em comissões criados pelas Leis Estaduais n° 19.828/19 e 20.808/21. De acordo com a justificativa, o texto descreve as atribuições e limites dos cargos e funções da Defensoria Pública, adequando à legislação determinada pelo Tribunal de Contas do Estado.
Avançou ainda na CCJ o projeto de lei 340/2022, do deputado Tadeu Veneri (PT), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao senhor Dom Sergio Arthur Braschi, e o projeto de lei 227/2022, do deputado Reichembach (PSD), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho no Meio Rural, a ser celebrado na primeira semana do mês de Maio.
Na forma de um substitutivo geral, foi aprovado o projeto de 199/2021, do deputado Goura (PDT), que proíbe a utilização de fogo dentro das Unidades de Conservação do Paraná, salvo em Planos de Manejo. Além de sanções administrativas e civis prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9605/98), os infratores poderão ser multados em 10 Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF-PR). O valor fixado da UPF-PR para o mês de dezembro de 2022 é de R$ 127,81.
O projeto de lei 56/2020, do deputado Tercílio Turini (PSD), que altera lei n° 16.239/2009, que estabelece normas para criação de ambientes de uso coletivo livres de produtos fumígenos, também foi aprovado na CCJ. O projeto acrescenta à que Lei que proíbe o fumo em ambiente de uso coletivo a utilização de cachimbos do tipo narguilé e cigarro eletrônico.
Com voto contrário do deputado Homero Marchese (Republicanos), os deputados aprovaram o projeto de lei 193/2022, do deputado Francisco Bührer (PSD), que estabelece os limites dos Municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. De acordo com a justificativa do projeto, por meio de leis municipais, as duas cidades autorizaram a alteração de suas divisas, procurando simplificar e determinar definitivamente as divisas. Segundo o parlamentar, a mudança ajuda a “definir as atribuições de questões administrativas, buscando corrigir um desentendimento de anos”.
Por fim, foram aprovados ainda na Comissão o projeto de lei 468/2022, do deputado Alexandre Curi (PSD), que institui o Mês de Conscientização, Valorização e Defesa das Pessoas com Nanismo, a ser celebrado anualmente no mês de outubro; projeto de lei 192/2022 da deputada Maria Victória (PP) e Tercilio Turini (PSD), que institui a Rota Turística da Lavanda no Estado do Paraná; projeto de lei 515/2022, do deputado Paulo Litro (PSD), que concede o Título de Capital do Agronegócio do Sudoeste do Paraná ao Município de Dois Vizinhos; e o projeto de lei 180/2022, de autoria do deputado Ademar Traiano (PSD), que altera a lei nº 13.228/2001, que cria o Fundo do Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais.
Notícias Relacionadas
Em reunião extraordinária, CCJ aprova criação de Programa Universidade Parceira na Assembleia
Iniciativa cria programa para ampliar acesso de servidores da Assembleia a cursos de graduação e pós-graduação.
Leia maisCCJ inicia análise de recursos contra suspensão de prerrogativas do deputado Renato Freitas (PT)
Parecer do relator manteve a decisão do Conselho de Ética; matérias receberam pedidos de vista e voltam à pauta na próxima reunião do Colegiado.
Leia maisEm reunião extraordinária, CCJ aprova criação de funções na Polícia Penal e fixação do efetivo da PM e do Corpo de Bombeiros
Na sequência, reunião da Comissão de Finanças aprova operações de crédito de até US$ 150 milhões.
Leia maisOperações de crédito de US$ 150 milhões ao Executivo avançam na CCJ, mas recebem pedido de vista na Comissão de Finanças
De acordo com as propostas assinadas pelo Governo do Estado, os créditos serão destinados para investimentos em desenvolvimento econômico e modernização da gestão pública.
Leia mais