Projeto que prevê que preso pague por tornozeleira eletrônica avança na Alep
O projeto que permite o transporte de animais domésticos de pequeno porte em trens e ônibus intermunicipais no Paraná, do deputado Stephanes Júnior (PSB), passou em terceiro turno na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (25).
Mas a proposta determina uma série de regras para esse transporte: o animal não pode pesar mais que 10 quilos, ser levado dentro de um local adequado como conteiner resistente, limpo, e a prova de vazamentos. Animais ferozes e peçonhentos que possam provocar desconforto nos passageiros não poderão ser transportados. E também há dias e horários apropriados para isso e que estão previstos no projeto.
Já o projeto que obriga que os presos do Paraná paguem pelas suas próprias tornozeleiras eletrônicas, passou em segunda votação. Ele foi apresentado pelos deputados Gilberto Ribeiro (PRB) e Marcio Pacheco (PPL). Atualmente, 5600 presos estão usando a tornozeleira eletrônica no Paraná. Se cada um pagasse pelo equipamento do próprio bolso, a economia para os cofres públicos seria de R$ 16 milhões de reais ao ano. É que o aluguel de cada aparelho custa R$241 reais.
Um dos autores, o deputado Marcio Pacheco, disse que não é justo que depois de ser lesada, a sociedade ainda tenha de arcar com os custos dos equipamentos.
(Sonora)
A proposta já passou pelo crivo da Secretaria de Segurança Pública do Paraná e se for sancionada pelo governador, já vale para os detentos que estão nos presídios e penitenciárias do estado, incluindo os da operação Lava Jato.
Projetos semelhantes estão tramitando no Senado e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e já existem duas leis parecidas em vigor: uma no Mato Grosso do Sul e outra no Rio de Janeiro.
Outras nove propostas foram analisadas pelos deputados na sessão desta quarta-feira.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.
Notícias Relacionadas
Assembleia homenageia 130 anos da Educação Adventista no Brasil
Trajetória iniciada em Curitiba, em 1896, será homenageada em sessão solene proposta pelo deputado Artagão Júnior (PSD).
Leia maisSessão solene homenageia comerciantes e reconhece contribuição do setor para o desenvolvimento do Paraná
Evento proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos) celebra atuação de empresários e lideranças que impulsionam a economia e geram emprego e renda.
Leia mais
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Deputado Moacyr Fadel (PSD) celebra assinatura de ordem de serviço para conclusão da pavimentação do distrito de Socavão, em Castro
O parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que garante a pavimentação dos últimos 8,8 quilômetros da estrada.
Leia mais