Soluções para os problemas da saúde e formas de combate à violência são debatidas em Foz
Evento fez parte da programação que antecedeu a abertura dos trabalhos da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
“A União não aplicou o mínimo em Saúde no ano passado”, afirmou a procuradora Élida Graziane Pinto, do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, ao abrir os debates promovidos nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Saúde e de Mulher, durante a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que está acontecendo em Foz do Iguaçu, dentro da programação da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
A procuradora paulista, que fez uma palestra intitulada “Subfinanciamento do Direito Fundamental à Saúde: uma perspectiva constitucional e judicialização na Saúde”, disse que é relevante debater a fragilidade das gestões neste momento em que acabaram de ocorrer mudanças nas administrações dos municípios. Na avaliação dela, que apresentou dados de pesquisas e estudos, o que existe é a falta de financiamento adequado. “A população almeja melhorias na Saúde. Isso aparece em qualquer levantamento e temos que buscar formas de enfrentamento dessa situação”, acrescentou. Segundo ela, o governo federal deixou de investir mais de R$ 2 bilhões nesta área em 2016.
A deputada estadual sergipana Goretti Reis, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e presidente da Secretaria de Saúde da Unale, destacou a importância do seminário pelas dificuldades que o setor enfrenta: “Precisamos entender essas complexidades e encontrar caminhos alternativos para este país que está em transformação”, frisou.
Violência – Na sequência, ocorreu ainda o painel “Ações de Mobilização e Prevenção ao Sexismo, Machismo e à Violência”, desenvolvido pelo psicólogo Daniel Cardoso Costa Lima, mestre em Saúde Pública, conforme promoção da Secretaria de Mulher da Unale, presidida pela da deputada estadual mineira Celise Laviola.
Notícias Relacionadas
Deputada Secretária Márcia Huçulak (PSD) alerta para baixa adesão à vacina da gripe
Parlamentar lembra que a imunização reduz casos graves e a necessidade de internações, que impactam os sistemas de saúde. "Não acredite em negacionistas", diz.
Leia maisTreinamento sobre Manobra de Heimlich reforça importância do atendimento rápido em casos de engasgo
Profissionais do SAMU capacitaram servidores e colaboradores da Assembleia Legislativa em técnicas de primeiros socorros.
Leia mais
Projeto de lei propõe Dia Estadual da Saúde Bucal do Bebê e homenageia criador da Bebê Clínica da UEL
Texto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Tercilio Turini (MDB).
Leia maisAudiência Pública online reúne especialistas para debater saúde trans, combate à LGBTIfobia e políticas inclusivas no Paraná
Iniciativa foi da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, presidida pelo deputado Professor Lemos (PT).
Leia mais