TCU notifica autores do projeto de pedágio do Paraná por graves falhas
Não me surpreende essa decisão do Tribunal de Contas da União, diz coordenador da Frente Parlamentar.
O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou diversas falhas na documentação sobre o novo modelo de pedágio, elaborado pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Paraná. “Não me surpreende essa decisão do TCU. Sempre soube que havia falhas nesse processo. Por várias vezes apontei e questionei juridicamente as incoerências desse modelo de pedágio nocivo ao Paraná, assim como a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa, também fez”, diz o deputado Arilson Chiorato (PT).
O documento encaminhado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi devolvido ontem, quarta-feira (15/12), após análise preliminar. “Verificou-se insuficiência de informações sobre as obras não realizadas nos contratos atuais, mais que fazem parte de acordos de leniência, obras em duplicidade, estudos de tráfego e modelagem de licitação a ser adotada”, elenca o deputado Arilson.
De acordo com o deputado, o relatório feito pela equipe do TCU ainda não é definitivo diante da quantidade e complexidade de documentos que precisam ser analisados. “O TCU pediu mais tempo para analisar a documentação dos seis lotes de rodovias federais e estaduais que serão leiloadas, julgando insuficiente o período de 75 dias. Também pediu que a ANTT envie, num prazo de 20 dias, alguns documentos, para que possam dar andamento na análise”, diz.
De acordo com o deputado Arilson, a equipe técnica do TCU, por exemplo, não identificou a minuta contratual e anexos com os valores que fundamentam os cálculos relativos ao mecanismo “Obras de Acordos com Terceiros”, por meio do qual ativos decorrentes dessas obras serão incorporados ao contrato.
“Segundo o relatório, a ausência desses dados inviabiliza aferir o impacto desse item na tarifa de pedágio. Essa é só uma das falhas apontadas. Com certeza, vão encontrar outras. O objetivo não é só apontar erros, mas corrigi-los para que o Paraná possa ter um pedágio que não sufoque a sua gente e sua economia”, espera o deputado Arilson.
Modelagem
“O relatório também questiona a ANTT como será o modelo de licitação a ser adotado e se tem o propósito em parcelar ou não os procedimentos licitatórios dos seis lotes rodoviários. Vamos acompanhar de perto esse processo, porque vai impactar a vida de todos e já sabemos que não é o que a propaganda diz. O pedágio vai ficar mais caro em pouquíssimo tempo, com mais 15 novas praças e mais 800 km de estradas pedagiadas”, comenta Arilson.
Notícias Relacionadas
Deputado Cobra Repórter (PSD) solicita à ANTT isenção ou redução de pedágio para pacientes em tratamento de saúde no Paraná
No requerimento, o deputado solicita informações sobre a existência de benefícios tarifários nos contratos atuais de concessão, a regulamentação para a concessão desses benefícios no sistema free flow e a possibilidade de inclusão de mecanismos de desconto ou isenção por meio de revisão contratual.
Leia mais
Proposta aprovada na Alep estimula compostagem de resíduos orgânicos em residências e condomínios
Texto assinado pelos deputados Arilson Chiorato (PT) e Goura (PDT) cria campanha permanente de compostagem.
Leia mais
Em discurso no Plenário, líder da Oposição defende o fim da escala 6x1 e melhora da qualidade de vida dos trabalhadores
Deputado Arilson Chiorato (PT) relaciona a proposta da escala 5x2 ao fortalecimento da economia, à ampliação de direitos trabalhistas e à valorização da população brasileira.
Leia mais
Oposição destaca programa de renegociação de dívida do Governo Federal e aponta impactos no acesso ao crédito
Líder da Oposição na Casa, Arilson Chiorato (PT), afirma que o Desenrola 2.0 pode reduzir inadimplência e estimular a economia.
Leia mais