RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

07/02/2017 14:40

Líderes do Governo e Oposição preveem um 2017 agitado no Legislativo

(Descrição do áudio))  Desde o início de 2015 o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), lidera na Assembleia a bancada de sustentação ao Governo do Estado, que é formada por mais de 30 parlamentares. Apesar de maioria absoluta, ele conta que nem sempre esse é um trabalho fácil, em função do desgaste político diante de propostas polêmicas. Mesmo assim, Romanelli  tira de letra, afinal, essa não é a primeira experiência do ex-peemedebista na função.   Já foi líder na Casa inclusive de políticos que hoje não são mais seus aliados políticos.    2017, ele diz, “será um ano desafiador na economia, brasileira e, consequentemente,  na do  Paraná,  mas (para alegria dos contribuintes)  sem aumento de impostos no estado”, garante, ao fazer uma previsão da legislatura  que acaba de começar na Assembleia Legislativa.(Sonora)Enquanto Romanelli permanece mais líder do que nunca,  na Bancada da Oposição, houve uma mudança que, segundo os parlamentares,  faz parte do acordo entre os sete  deputados do grupo: a liderança sai das mãos de Requião Filho (PMDB) e volta para Tadeu Venéri (PT). O que não vai mudar na bancada são as cobranças ao Governo do Estado, que Tadeu promete:  continuam intensas em 2017.(Sonora)   Como principais metas para este ano, Tadeu já avisou: vai fazer o possível para tirar do papel  pelo menos duas CPIs e   exigir  soluções para problemas como os do  transporte  coletivo, por exemplo, que teve aumento de tarifas logo no início do ano.  (Sonora)E, pelo jeito 2017, que nem é ano eleitoral, não deve ser dos mais tranquilos por aqui.  E o líder  Romanelli concorda.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
06/02/2017 17:54

Novo Regimento Interno da Assembleia já está em vigor

((Descrição do áudio))Com um texto moderno e objetivo, o novo Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná começou a ser utilizado na prática nesta segunda-feira (06) com o retorno dos trabalhos legislativos no plenário. Cada deputado recebeu um exemplar do documento que reúne todas as regras e orientações para o funcionamento do parlamento paranaense. O novo texto aprovado no ano passado foi publicado no Diário Oficial no dia 31 de janeiro de 2017.O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), lembrou que a modernização do texto era fundamental para a condução dos trabalhos da Casa de Leis, já que o texto anterior era da década de 90, estava desatualizado e não acompanhava muitas demandas da sociedade.SonoraPara chegar a atual formatação, a Comissão Especial para Análise e Reforma das Normas do Regimento Interno trabalhou durante mais de três anos analisando o antigo texto, comparando com os regimentos implantados em outras assembleias do país e propondo sugestões compatíveis com a Constituição do Paraná. Quem comandou os trabalhos foi o deputado Pedro Lupion (DEM), que relembra as dificuldades enfrentadas.SonoraPara Lupion, a principal mudança do novo Regimento Interno está na clareza do texto, que não permite mais interpretações diferenciadas nem dúvidas sobre os processos implantados na rotina do legislativo.SonoraCom a reformulação das regras, foram extintas, definitivamente, a Comissão Geral e a possibilidade de voto secreto. A tramitação dos projetos de lei ganha celeridade com a possibilidade de análises simultâneas em diferentes comissões. Já os pedidos de regime de urgência precisarão do consenso de um terço dos deputados para serem aprovados. As propostas também poderão receber pareceres preliminares com orientações para melhor redação e técnica. Segundo o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, as mudanças representam economia.SonoraNo quesito transparência, a novidade é a formalização das práticas de publicidade do processo legislativo já adotadas pela atual gestão da Assembleia, o que segundo Lupion era uma das reivindicações da sociedade.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
06/02/2017 17:26

Deputados recebem mensagem e planos do Governo do Estado para 2017

(descrição do áudio))Como previsto na legislação, a primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa não teve pauta de votações. Apenas a leitura  em Plenário da mensagem e do plano de governo do Poder Executivo. E foi o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que falou, representando o governador Beto Richa (PSDB).  Por cerca de meia hora, detalhou como estão as finanças do estado.  Disse, que, mesmo em meio à crise econômica pela qual passa o país, com milhares de desempregados, entre os efeitos danosos provocados pela recessão, o Paraná (mesmo tendo sentido esses efeitos), tem conseguido honrar os compromissos não apenas com fornecedores, mas também com os servidores. Atribuiu a posição confortável a dois fatores: o programa de industrialização, que atraiu investimentos substanciais ao estado e ao ajuste fiscal aprovado na Assembleia. E destacou o papel da Casa no processo de “acertar as contas” e trazer esse equilíbrio financeiro ao estado.(Sobe som)Rossoni adiantou  que o Governo do Estado prevê   investimentos, tanto públicos como privados, na ordem de R$ 7 bilhões em  2017. Mas ponderou:  “mesmo a situação estando equilibrada, é preciso ter responsabilidade com os gastos públicos”.  Questionado sobre novas medidas de ajuste fiscal,  assegurou:  Isso não vai acontecer:(Sonora)Depois da primeira sessão, o presidente Ademar Traiano (PSDB), anunciou que a partir desta terça-feira (7), os projetos passam efetivamente a  tramitar e o trabalho vai sendo  retomado pelos deputados.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
01/02/2017 18:03

Nova Mesa Executiva da Assembleia toma posse

(Descrição do áudio)) Como definiu o presidente Ademar Traiano (PSDB), a quarta-feira (1º) foi um dia festivo na Assembleia Legislativa do Paraná. Plenário e galerias ficaram lotados durante a sessão especial em que a nova Mesa Executiva da Casa tomou posse para a 18ª legislatura.   Reeleito para mais dois anos, Traiano deu posse aos novos integrantes e em seguida discursou.  Começou pelo difícil e longo período de incertezas que vive o país, das crises,  econômica, que gera desemprego e reduz a renda, elevando o custo de vida da população; crise da administração pública, onde estados e municípios estão falidos; crise política, que adia a aprovação de reformas urgentes para salvar o país, que coloca interesses pessoais à frente dos coletivos e a crise moral, que surpreende a população com notícias de corrupção de agentes públicos.  E propôs condições para minimizar os impactos, principalmente da crise econômica sobre o Paraná, com  coragem para enfrentar as situações adversas.  Como exemplo, citou a aprovação das medidas de ajuste fiscal  na Assembleia que ajudaram o estado   a estar na situação financeira equilibrada diante de muitos outros. Para Traiano, ainda será preciso trabalhar muito para enfrentar os desafios que ainda estão por vir. Agradeceu aos servidores da Casa, ao legado de ex-presidentes  e aos deputados, pela dedicação, seriedade e trabalho nesses dois anos. Tanto os da base do Governo como aos da oposição.(Sobe som)Ele também ressaltou a importância da relação institucional entre a Assembleia e os demais Poderes, onde a autonomia de Executivo, Legislativo e Judiciário é respeitada.   E agradeceu cada representante das instituições, além de Ministério Público e Tribunal e Contas.E se comoveu ao falar de outras parcerias: as familiares.(Sobe som)  Falou ainda sobre a modernização da Assembleia, que a tornou  mais ágil, mais econômica e mais transparente e reafirmou que continua na busca por mais avanços na eficiência.(Sonora) A  Mesa Executiva que tomou posse nesta quarta  teve algumas mudanças: a nova composição ficou assim:Presidente: deputado Ademar Traiano (PSDB)1º Vice-presidente: deputado Guto Silva (PSD)2º Vice-presidente: deputado André Bueno (PSDB)3º Vice-presidente: deputado Gilberto Ribeiro (PRB)1º Secretário: deputado Plauto Miró Guimarães (DEM)2º Secretário: deputado Jonas Guimarães (PSB)3º Secretário: deputado Wilmar Reichembach (PSC)4º Secretário: deputado José Carlos Schiavinatto (PP)5º Secretário: deputado Adelino Ribeiro (PSL)O novo primeiro vice-presidente Guto Silva, destacou que se sente honrado, ainda no primeiro mandato como deputado, assumir uma função tão importante para o funcionamento do Poder Legislativo.(Sonora)Jonas Guimarães, que deixou a função de primeiro vice-presidente para assumir a segunda secretaria disse que  a função será mais administrativa que política, mas que vai exercê-la da melhor forma possível e se comprometeu a corresponder as expectativas dos parlamentares.(Sonora)O primeiro secretário,  Plauto Miró Guimaraes, acredita que a nova Mesa continua cumprindo o papel de valorização dos servidores e de  dar transparência às ações da Casa.(Sonora)A primeira sessão acontece na próxima segunda-feira (6) a partir de 14h30. Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
01/02/2017 17:20

Autoridades prestigiam posse da nova Mesa Executiva da Assembleia

((Descrição do áudio))A sessão especial de posse na nova Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná foi prestigiada por diversas autoridades e representantes das principais instituições do estado. Todos destacaram o bom relacionamento construído com o Legislativo nos últimos anos e a manutenção da parceria entre as instituições com a recondução do deputado Ademar Traiano (PSDB) a presidência da Assembleia.O governador do estado, Beto Richa (PSDB), foi representado na solenidade pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que ressaltou que a parceria entre Executivo e Legislativo garante resultados positivos para o Paraná.SonoraO desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, que esteve no comando do Tribunal de Justiça do Paraná desde 2015 e deixou o cargo nesta quarta-feira (01), afirmou que uma justiça atuante também depende do bom relacionamento entre os Poderes.SonoraPara o procurador-geral de justiça, Ivonei Sfoggia, o diálogo entre as instituições é o principal caminho para a implantação de políticas públicas efetivas.SonoraO presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Durval Amaral, lembrou da amizade com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, e ressaltou o modelo de gestão adotado no Legislativo.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
30/01/2017 15:11

Nova diretoria do TRE/PR quer estender parcerias com a Assembleia

(Descrição do áudio))Na manhã desta segunda-feira (30), o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do  Paraná (TRE) desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e o próximo vice-presidente e corregedor do Tribunal, Luiz Taro Oyama, estiveram no Gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ademar traiano (PSDB). Eles vieram convidar Traiano para a posse da nova diretoria, no próximo dia 6, às 17 horas e também reforçar o desejo de ampliar parcerias entre o Tribunal e a Assembleia. Eles afirmaram que  projetos implantados na atual gestão da Casa, como a Escola do Legislativo e o Parlamento Jovem serviram de modelo para versões parecidas  no TRE, como o Tribunal Jovem. Traiano disse que manter e estreitar as boas parcerias com o TRE é uma das suas prioridades. Ele contou as desembargadores que os projetos, desenvolvidos pela Assembleia paranaense foram bastante elogiados durante um encontro nacional de Escolas do Legislativo, que aconteceu no fim de nano passado em Natal, no Rio Grande do Norte. E destacou a competência dos idealizadores e o mais importante:  foram projetos que não tiveram custo para a Casa de Leis.    Para o presidente da Assembleia, aproximar o Legislativo e o poder público dos jovens (a Assembleia promove visitas guiadas e encontros de estudantes com o presidente praticamente todos os dias) tem sido  fundamental para mudar o conceito distorcido que a política ganhou em função dos escândalos nacionais que sacudiram o país. Segundo Traiano, “a abertura e transparência que estabelecemos na Assembleia do Paraná serve para demonstrar que nem todos políticos são iguais e que a atividade pode ser exercida de forma séria e voltada para o interesse público”.

Ver mais detalhes
16/12/2016 16:03

Lei que reconhece atuação dos profissionais da estética no Paraná já está em vigor

((Descrição do áudio))Os profissionais da área de estética estão autorizados a responder tecnicamente pelos trabalhos desempenhados por eles no estado do Paraná. É o que estabelece a lei nº 18.925 promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (16).A lei, que trata do funcionamento de clínicas e consultórios de estética, estabelece que o profissional graduado em ensino superior na área de estética, o técnico em estética, é habilitado a responder tecnicamente por clínicas ou consultórios de estética. De acordo com o texto, os órgãos de fiscalização não poderão exigir que o profissional seja associado a entidade, conselho ou órgão de classe diverso de sua profissão.O projeto que deu origem a nova legislação foi apresentado por Traiano, que falou da satisfação em poder beneficiar mais de 15 mil profissionais que se preparam e se qualificaram para exercer a função.SonoraAté então, os técnicos em estética eram obrigados a contar com a colaboração de um profissional da área de saúde para responder tecnicamente por procedimentos e tratamentos ou ainda conseguirem registro em outro conselho de classe para estarem habilitados a exercerem a profissão. Para a tecnóloga em estética, Luani Bonjorno, a lei permite que os profissionais trabalhem de forma segura e legal.SonoraA presidente da Associação dos Profissionais de Estética do Paraná, Mariana Wichineski, lembra que os tecnólogos em estética recebem uma formação completa e qualificada para exercerem a profissão.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
16/12/2016 13:18

"Um ano produtivo", diz diretor legislativo sobre trabalhos na Assembleia em 2016

Ouça a entrevista com o Dr. Dylliardi Alessi, diretor legislativo e diretor da EScola do Legislativo.

Ver mais detalhes
14/12/2016 19:17

Assembleia encerra trabalhos do plenário e Traiano faz balanço de 2016

Os trabalhos deste ano no plenário da Assembleia Legislativa se encerraram nesta quarta-feira com duas sessões ordinárias e uma extraordinária.//Nas Ordens do Dia aprovações de projetos como o que estabelece a Lei Orçamentária Anual para o ano de 2017.//A mensagem enviada pelo Poder Executivo foi discutida em segunda votação na primeira sessão ordinária obedecendo a um rito próprio previsto no Regimento Interno da Casa e teve redação final aprovada na seção seguinte.//O texto que segue agora para a sanção do governador Beto Richa prevê uma receita líquida superior a 56 Bilhões de Reais para o ano que vem.//O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSB, falou do volume de investimentos previstos.//SONORA LUIZ CLAUDIO ROMANELLIAntes do inicio das sessões o presidente Ademar Traiano fez em coletiva a imprensa um balanço das atividades do ano.//De acordo com ele o Legislativo fecha 2016 com saldo positivo.//SONORA ADEMAR TRAIANOTraiano falou também da devolução de recursos da Assembleia ao Governo, que representam uma economia de 283 Milhões de Reais aos cofres do Estado neste ano.//SONORA ADEMAR TRAIANOSobre a participação da população nos assuntos do Legislativo, Traiano disse o seguinte://SONORA ADEMAR TRAIANOE o presidente Ademar Traiano ainda falou da expectativa com os trabalhos da Assembleia para o ano de 2017.//SONORA ADEMAR TRAIANODurante as sessões plenárias Traiano deu números do trabalho do Legislativo em 2016.//Alguns deles: foram apresentados 606 projetos de lei ordinária neste ano e 94 deles se transformaram em leis estaduais.//Foram seis Propostas de Emenda a Constituição, duas que efetivamente viraram emendas à Constituição Estadual.//Foram realizadas 119 sessões plenárias ordinárias, 12 extraordinária, 24 sesões solenes e ainda 46 audiencias públicas.//

Ver mais detalhes
14/12/2016 15:36

Com entrega simbólica de cheque, deputados devolvem recursos ao Governo

(Descrição do áudio))  Depois de anunciar que iriam devolver recursos economizados do orçamento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adenar Traiano (PSDB)  acompanhado do  1º secretário, Paulo Miró (DEM) e do 2º secretário, Ademir Bier (PMDB), entregaram ao governador Beto Richa (PSDB), de maneira simbólica, um cheque no valor de R$ 245 milhões. Diversos deputados também participaram do ato. A economia foi de mais de 40% e inclui ainda R$ outros 37 milhões que acabaram não sendo repassados pela Secretaria da Fazenda ao Legislativo. Traiano diz que a devolução  foi possível,  porque a Mesa Executiva procurou enxugar gastos com despesas extras e houve um esforço conjunto com os parlamentares para isso. E lembrou que a Assembleia dá exemplo ao Paraná e até ao país com esse gesto.(Sonora)O 1º secretário, Plauto Miró, responsável por gerenciar as contas do Poder legislativo, afirmou que foi preciso equilíbrio, afinal, , a Assembleia precisou passar por obras de  melhorias nos acessos, principalmente no prédio administrativo, para se adequar às normas de segurança que são exigidas nos edifícios modernos. (Sonora)O Governador disse que os recursos serão utilizados em serviços essenciais à população,  como segurança, saúde, serviços públicos,  obras de duplicação e melhorias  em rodovias e para o pagamento das progressões e promoções de servidores.  E lembrou de como a Assembleia tem sido fundamental para o equilíbrio das finanças do estado.(Sonora)O presidente Traiano também acrescentou que ano que vem o orçamento da Assembleia será 15% menor que o de 2016, num total de R$ 100 milhões der reais a menos. Um acordo feito entre todos os deputados  e o Governo, que é quem repassa as  verbas.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
14/12/2016 14:56

CCJ aprova modificação no projeto sobre as custas judiciais

((Descrição do áudio))A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou parecer favorável à emenda apresentada ao projeto de lei do Tribunal de Justiça que concede correção inflacionária dos valores das custas judiciais e extrajudiciais. A reunião extraordinária desta quarta-feira (14) marcou o encerramento das atividades da comissão em 2016.O pedido do Tribunal de Justiça era para concessão de reajuste de 8,47% nos valores. No entanto, a emenda apresentada pelo deputado Fernando Scanavaca (PDT) retirou do texto original o foro extrajudicial, que são cartórios privados. O relator do projeto, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), explica o entendimento da comissão para alterar a proposta.SonoraAgora o projeto de lei volta a votação em plenário.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.    

Ver mais detalhes
13/12/2016 19:19

Assembleia aprova em três turnos projeto que institui semana de cuidados com idosos

O plenário da Assembleia Legislativa teve três sessões na tarde desta terça-feira, sendo duas extraordinárias.//Na sessão ordinária, quatro projetos foram aprovados em redação final e já seguem para a sanção do governador Beto Richa.//Estão prestes a virar leis estaduais e Semana Estadual do Hip Hop, proposta do deputado Péricles de Mello, do PT, a Semana Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Ambientais, de Claudio Palozi, do PSC, a Semana Estadual de Nutrição e Alimentação Saudável, de Dr Batista com a assinatura de mais seis parlamentares.//Ainda o Dia da Reforma Protestante, de Missionário Ricardo Arruda, do DEM, em breve deve ser inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.//Outro projeto aprovado nas sessões de terça-feira em primeiro, segundo e terceiro turnos instituiu a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos.//A iniciativa de Wilmar Reichenbach, do PSC, marca a primeira semana do mês de junho com ações de conscientização sobre os riscos que as pessoas da melhor idade sofrem por fragilidade óssea e muscular.//De acordo com Reichenbach a Secretaria Estadual de Saúde ficará encarregada de promover palestras, debates e painéis que esclareçam cuidados simples, mas que podem salvar vidas.//Ele explica que dados do Ministério da Saúde dão conta de que a maioria dos acidentes com idosos em todo Brasil acontecem dentro dos lares.//SONORA WILMAR REICHEMBACHOutros quatro projetos aprovados nesta terça-feira chegaram à Assembleia enviada pelo Poder Executivo.//Um deles dá a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná, a AGEPAR, novas competências como, por exemplo, sobre setores de saneamento básico.//

Ver mais detalhes
13/12/2016 19:06

Assembleia Legislativa do Paraná economizou R$ 283 milhões no ano

((Descrição do áudio))O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou nesta terça-feira (13) que o Poder Legislativo economizou R$ 283 milhões do orçamento disponível para 2016. Desse total, R$ 38 milhões nem chegou a ser repassado à Assembleia. O valor representa 43% dos  recursos a que o legislativo tem direito e é fruto da gestão eficiente adotada pela Mesa Executiva.Segundo Traiano, o dinheiro que entra no caixa do tesouro estadual será importante para diferentes setores do governo.SonoraPara 2017, o planejamento orçamentário do estado prevê uma redução de R$ 100 milhões nos recursos disponíveis para o Legislativo, o que representa um orçamento 15% menor. De acordo com o presidente da Assembleia, um acordo entre os poderes possibilitou a manutenção dos valores dos repasses.SonoraNo ano passado, a atual Mesa Executiva composta pelo presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) e pelo 2º secretário, deputado Ademir Bier (PMDB), devolveu R$ 250 milhões ao estado.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
13/12/2016 18:22

Conheça as três vencedoras do concurso de redação promovido pela Assembleia

(Descrição do áudio))Camilla Pereira, 17 anos, do Colégio da Polícia Militar do Paraná,  Izabela Maria Vaz de Oliveira, 18 anos, do  Instituto de Educação do Paraná e Ynaí Mahatma Paiva Franco, 17 anos, do colégio  Senador Manoel Alencar Guimarães,  são as vencedoras do 1º e inédito concurso de redação promovido pela Assembleia Legislativa em parceira com a Secretaria Estadual da Educação, grupo Eureka e Centro Educacional Uninter. A premiação aconteceu  durante a sessão plenária desta terça-feira (13), onde puderam ler as redações da Tribuna da Casa e visitar a exposição dos trinta melhores textos selecionados entre os 50 mil que foram avaliados. O prêmio? Cada uma ganhou uma bolsa de estudos integral no Ensino à Distância da Uninter, uma das principais instituições dessa modalidade de ensino no país.  Camilla vai fazer o curso de Direito. Confessa que estava preparada para escrever sobre o tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?'', mas mesmo assim, ficou bastante surpresa ao saber que era uma das vencedoras.(Sonora)Inaê  conta que os professores da escola onde estuda   vivem incentivando os alunos a fazer redações. E ela confessa que já tinha uma certa intimidade com o Poder Legislativo.(Sonora)E quem completa o  trio feminino de craques em redação, é Izabela Vaz. Amante de Letras e de Geografia, tirou de letra o tema que desenvolveu no concurso. Mas jamais esperou estar entre as campeãs.(Sonora)O vice-reitor do grupo Uninter, Jorge Bernardi, diz que quando soube do projeto, a direção da universidade fez questão de se tornar parceira. Elogiou a iniciativa do legislativo paranaense e  já avisou: quer estender a parceria para  futuros projetos.(Sonora)As redações podem ser vistas, lidas e apreciadas no Espaço Cultural da Casa até a próxima sexta-feira (16).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
13/12/2016 18:20

Estudantes vencedores de concurso de redação são premiados na Assembleia

(descrição do áudio))Os textos estão em exposição no Espaço Cultural da Assembleia, onde mereciam mesmo estar, afinal os autores (todos estudantes de escolas estaduais de Curitiba) fizeram as melhores redações produzidas durante o 1º e inédito concurso de redação promovido pela Assembleia Legislativa, em parceria com o projeto Eureka e o Grupo Educacional Uninter. E no começo da sessão plenária desta terça-feira (13)   os estudantes,  que ficaram entre os  trinta melhores num universo de  50 mil alunos do ensino médio e técnico das escolas públicas de Curitiba de 132 escolas estaduais da capital, receberam certificados e foram homenageados pelos deputados. Em seguida, aproveitaram para visitar a exposição. O tema foi bem com a cara dos que caem no Enem: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?''.  O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) era só orgulho do resultado do trabalho, que teve, entre os objetivos, aproximar os jovens do Poder Legislativo.(Sonora)O concurso aconteceu no mês de agosto. Diversas turmas fizeram as redações em plenário, enquanto os alunos escreviam nas próprias escolas e fez parte do projeto “Assembleia no Enem”, que incluiu aulas com conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio, pela TV Assembleia e pelo site da Alep em 2015 e 2016. O coordenador do Projeto Eureka, professor Marlus Geronasso diz que ficou emocionado ao ver o trabalho dos  estudantes sendo reconhecido e, principalmente, porque a cidadania e a participação social na política foi   discutida por jovens.(Sonora)  Para corrigir as 50 mil redações, professores voluntários da Uninter fizeram um mutirão. Foram fins de semana de muito trabalho.  Os estudantes consideram a redação a “pedra-no-sapato” na hora de fazer a prova do Enem. Mas no concurso promovido na Assembleia, os estudantes vencedores conseguiram argumentar e  estruturar  bem a dissertação.  Um exemplo foi a Camila Pereira, do Colégio da Polícia Militar do Paraná, que ficou entre as três primeiras colocadas. Ela leu a redação na Tribuna do plenário:(Sobe som)Camila já sabe o quer  fazer no futuro.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.  

Ver mais detalhes
13/12/2016 13:12

Celebração ecumênica marca fim do período legislativo

Descrição do áudio))Nem discussões, nem votações. O Plenário da Assembleia se transformou em um local de oração e adoração na manhã desta terça-feira (13) durante a celebração ecumênica em agradecimento pelo fim do ano legislativo. Foi uma iniciativa dos   integrantes da Bancada Evangélica da Casa, liderados pela deputada Mara Lima (PSDB). Para a parlamentar, mesmo em ano de crise financeira no país,  o Poder Legislativo foi decisivo ao aprovar projetos de interesse da população. E há muito o que agradecer.(Sonora)O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) recebeu uma homenagem de outra Assembleia: a denominação que reúne mais de um milhão de membros no Paraná. E se emocionou. Disse que a celebração representa um dos grandes momentos vividos na Casa em 2016.(Sonora)O capelão da Assembleia Legislativa  abriu a celebração. Padre José Aparecido falou da importância dos valores e princípios da família, da solidariedade, da gratidão e da esperança. (Sobe som)O presidente da Convenção das Igrejas Assembleias de Deus do Paraná, pastor Percy Fontoura, citou a Bíblia para falar do que significa para os cristãos uma celebração como esta.(Sonora)Pastores de diversas denominações participaram da celebração. Ao lado de deputados e servidores. Muitos parlamentares representam a igreja católica na Assembleia e a bancada evangélica é composta, além de Mara Lima, por Gilson de Souza (PSC), Missionário Ricardo Arruda (DEM), Jonas Guimarães (PSB), Edson Pracziki (PRB), Paranhos (PSC), Cláudia Pereira (PSC) e Felipe Francischini (SD).Da Assembleia Legislativa do Paraná. Repórter Cláudia Ribeiro

Ver mais detalhes
12/12/2016 21:13

Sessão solene na Assembleia apresenta os vencedores do IV Prêmio Gestor Público

O plenário da Assembleia Legislativa foi palco na noite desta segunda-feira do quarto Prêmio Gestor Público, iniciativa da do Sindicato dos Auditores da Receita do Estado do Paraná, SINDAFEP.//A premiação é um reconhecimento de trabalhos de inovação apresentados pelos municípios do Paraná que promovam melhorias na qualidade de vida das comunidades.//As ações de 56 prefeituras para o tema “Trabalho: o município promove. O estado avança”, somaram neste ano 123 projetos concorrentes.//Nas três primeiras edições já foram apresentados mais de 300 projetos que formam um grande banco de dados para ser usado pelos municípios para desenvolver ações para seus habitantes em diversas áreas.//O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, falou da avaliação dos trabalhos apresentados pelos gestores feitos pelos auditores fiscais paranaenses.//SONORA ADEMAR TRAIANOA banca de auditores fiscais que julga e escolhe os vencedores do Prêmio Gestor Público não conhece a origem dos projetos antecipadamente.//Também não levam em consideração o valor que as ações demandam, o que torna iguais as chances de municípios grandes, médios ou pequenos.//O coordenador-geral do prêmio, Laerzio Chiesorin Junior, elogiou a participação dos gestores municipais em criar projetos que melhoram as vidas das comunidades e garantem modernidade e inovação para o estado.//SONORA LAERZIO CHIESORIN JUNIORO grande vencedor do quarto Prêmio Gestor Público foi a Prefeitura Municipal de Apucarana, pelo projeto “Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino”.//Quem recebeu o premio entregue pelo presidente Ademar Traiano e o deputado Tiago Amaral, do PSB, foi o prefeito Carlos Alberto Gebrin, o Beto Preto.//Ele agradeceu a iniciativa que reconhece ações administrativas que afetam diretamente as comunidades.//SONORA CARLOS ALBERTO GEBRIN

Ver mais detalhes
12/12/2016 21:13

Assembleia aprova em primeira discussão a Lei Orçamentária Anual para 2017

A Assembleia Legislativa promoveu nesta segunda-feira três sessões plenárias, sendo duas extraordinárias.//Em primeira discussão os deputados aprovaram a Lei Orçamentária Anual, a LOA, para o exercício de 2017.//O projeto, que chegou ao plenário em forma de substitutivo geral da Comissão de Orçamento da Casa, prevê uma receita líquida superior a 56 Bilhões de Reais para o ano que vem.//Entre os pontos de destino dos recursos arrecadados estão as áreas de educação, saúde, Segurança Pública e ciência e tecnologia, além de investimentos em autarquias e empresas públicas.//O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSB, falou do volume de investimentos previstos para áreas essenciais e da previsão de recursos destinados às promoções e progressões do funcionalismo.//SONORA LUIZ CLAUDIO ROMANELLIA Lei de Diretrizes Orçamentárias volta ao plenário para segunda discussão nesta quarta-feira, cumprindo o rito previsto no Regimento Interno da Assembleia que exige 48 horas de intervalo entre as votações.//A Comissão do Orçamento da Casa analisou um total de 1.295 emendas apresentadas pelos deputados ao texto, das quais 1.220 foram acatadas.//

Ver mais detalhes
12/12/2016 18:35

Comissão de Obras Públicas aprova parecer para três projetos de lei

((Descrição do áudio))A conscientização sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti foi um dos temas discutidos na reunião da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná.O encontro desta segunda-feira (12) foi o último do ano do grupo temático, que conseguiu limpar a pauta, como explica o presidente da comissão, deputado Tião Medeiros (PTB).SonoraFoi aprovado o projeto de lei do deputado Paulo Litro (PSDB) que estabelece que as contas de água tenham uma advertência sobre os riscos de água parada para o desenvolvimento do Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.As outras duas propostas analisadas pela comissão são do Governo do Estado. Um dos projetos altera uma lei de 1987 sobre o Sistema de Administração Pública do Paraná. A modificação incorpora funções para tornar a gestão pública mais eficiente. E o último projeto transfere um imóvel para o patrimônio do estado.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
12/12/2016 17:01

Redações selecionadas em concurso inédito da Alep estão em exposição na Casa

(Descrição do áudio))A partir de hoje você pode visitar a exposição com as trinta melhores redações produzidas no primeiro concurso de redação, promovido pela Assembleia, em parceria com o projeto Eureka e com a Secretaria Estadual da Educação.  São textos que foram escolhidos de acordo com os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio. Cláudia:   Cerca de 50 mil alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Curitiba de 132 escolas estaduais da capital participaram do concurso que teve o tema: ''Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?''.Kharina:  Confira  a lista dos autores das trinta melhores redações selecionadas,  e os  autores dos três melhores textos:Cláudia:  Vencedores :  1º lugar:  Ynaí Mahatma Paiva Franco, do terceiro ano;Kharina: 2º lugar: Camilla Pereira – 3º ano;Cláudia: Izabela Maria Vaz da S. Oliveira – 4º. AnoKharina:  Daniele Fernando Ferreira TeodoroCláudia: Isabela do Prado NascimentoKharina:  Lara de Quadros FelczakCláudia:  Juliane A. M. da SilvaKharina: Giovana ManzoliCláudia: Estefani Gloria Calissi GonçalvesKharina: Thayná ScapinCláudia: Mariana WonsKharina: Jaqueline Cristiane Tadaieski GomesCláudia:  Eduarda Aparecida AlvesKharina:  Alysson Forster dos SantosCláudia: Gabriella Q. MorescoKharina:  : Giulia Eiko SasaiCláudia: Gabriele Maria SoaresKharina:  Luana Bueno da SilvaCláudia: Stelyn C. C. LoubakKharina:  Isabelle da S. de AlmeidaCláudia: Juliana de AlmeidaKharina:  Leonardo WronskiCláudia:  Analine BochenekKharina:  Gabriella NathanCláudia:  Lucas Gabriel Franco BuenoKharina:  Cecília Zappa de FreitasCláudia:  Nátally GiovannaKharina:  Ana Clara da LuzCláudia: Andréia Regina IwanourskiKharina: Laiene da Silva LimaCláudia: O coordenador do grupo Eureka, professor Marlus Geronasso, explicou, como foi o processo de análise das redações.(Sonora)Kharina: Mais detalhes sobre os vencedores você confere no site da Assembleia: o www.alep.pr.gov.br.A mostra com as redações pode ser vista no Espaço Cultural da Assembleia, que fica entre os prédios do Plenário e o Administrativo.Da Assembleia Legislativa do Paraná, Kharina Guimarães e Cláudia Ribeiro.  

Ver mais detalhes
Mostrando 2161 a 2180 de 6227 podcasts