RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

06/12/2016 12:32

Assembleia Legislativa e Uninter fecham parceria para oferecer bolsas de estudos

((Descrição do áudio))A Assembleia Legislativa do Paraná e o Centro Universitário Internacional Uninter formalizaram nesta terça-feira (06) um protocolo de intenções para premiar os autores dos melhores textos do 1º Concurso de Redação da Assembleia. O grupo Uninter vai oferecer três bolsas de estudos para alunos do 3º ano do ensino médio e do 4º ano do ensino médio técnico que conquistaram as melhores avaliações. O concurso de redação é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná com o Grupo Eureka, o Centro Universitário Internacional Uninter e a Secretaria de Estado da Educação.O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou a iniciativa inovadora e a importância de parcerias como esta para fortalecer a educação dos jovens.SonoraPara a diretora da Escola Superior de Educação do Uninter, Dinamara Machado, a parceria com a Assembleia Legislativa em um Concurso de Redação representa uma preocupação com a formação do futuro do nosso país.SonoraA importância de iniciativas de fortalecimento da educação dos jovens ficou clara com os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, divulgados nesta terça-feira. O Paraná apresentou melhoras em todos os índices, atingindo a melhor colocação em matemática, a segunda posição em leitura e o terceiro lugar no ranking de ciências. O coordenador do Grupo Eureka, professor Marlus Geronasso, destacou que projetos como o da Assembleia Legislativa refletem, positivamente, no desempenho dos estudantes e também no futuro deles.SonoraOs vencedores do 1º Concurso de Redação da Assembleia poderão escolher qualquer um dos cursos oferecidos pelo Uninter, classificado com as melhores pontuações na avalição do Ministério da Educação. O vice-reitor da instituição, Jorge Bernardi, reafirmou a qualidade da educação oferecida aos 170 mil alunos e o orgulho da instituição em oferecer a premiação.SonoraProfessores, acadêmicos e funcionários do Centro Universitário Internacional Uninter foram os responsáveis pela correção das 50 mil redações elaboradas por alunos do ensino médio e técnico da rede pública de educação de Curitiba. Os alunos participaram de aulas preparatórias com professores do Grupo Eureka nas próprias escolas e também de um aulão especial sobre redação no plenário da Assembleia. A solenidade de entrega da premiação acontecerá na próxima terça-feira, dia 13.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
05/12/2016 19:34

Aprovada criação de Campanha de Atenção Contra Abandono de Incapazes em Veículos

O plenário da Assembleia Legislativa discutiu na sessão desta segunda-feira cinco projetos de lei, sendo três já em redação final que seguem para a sanção ou veto do governador Beto Richa.//Entre as iniciativas em primeira discussão uma da deputada Cantora Mara Lima, do PSDB, que institui a Campanha de Atenção Contra o Abandono de Incapazes em Veículos.//O projeto, que teve anexado ainda textos de Schiavinato, do PP, Ney Leprevost do PSD, e Gilson de Souza, do PSC, é um alerta para que se evitem mortes e sequelas a crianças e idosos que involuntariamente são esquecidos em carros nos estacionamentos.//De acordo com Mara Lima todos os anos aumenta o úmero de casos no Paraná, um problema moderno causado pelo stress e a correria do dia a dia.//SONORA MARA LIMAUm dos projetos que seguem para a sanção do governador estabelece um teto de cobrança do Funrejus, o Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário.//A mudança se refere aos 0,2% sobre títulos de imóveis, a principal fonte de receita do fundo que serve para construir, ampliar ou reformar os prédios forenses no Paraná, além da aquisição de equipamentos e material para cartórios e tabelionatos.//O líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSB, explicou que o projeto enviado pelo próprio Tribunal de Justiça torna mais razoável a cobrança da taxa.//SONORA LUIZ CLAUDIO ROMANELLI

Ver mais detalhes
05/12/2016 14:51

Governo e idosos protegidos: avanços em pareceres a projetos de reunião de Comissão

(Descrição do áudio))Avanços na Lei de Licitações e benefícios para os idosos do Paraná foram os destaques da reunião da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa, que aconteceu no começo da tarde desta segunda-feira (5).  O projeto do Governo que altera a Lei Estadual de Licitações, aprovado pelos  integrantes da Comissão, dá segurança ao Estado na hora de contratar uma empresa para executar  as obras públicas,  limitado a 10% do valor da licitação. Segundo o presidente da Comissão, deputado Tião Medeiros (PTB),  isso significa menos prejuízos  para o Governo em caso de descumprimentos de contrato por parte das empresas que vencem as concorrências.(Sonora) Outra proposta importante aprovada pelos parlamentares foi a que garante aos idosos com mais de 60 anos passagens gratuitas nas viagens dentro do estado. O Estatuto do Idoso prevê essa gratuidade, porém, era necessário que o estado criasse uma legislação própria para que os idosos pudessem ser beneficiados, reforça Tião Medeiros.(Sonora)Ao todo, foram  sete os projetos analisados durante a reunião, da qual participaram ainda  os deputados Paulo Litro (PSDB), Márcio Pauliki (PDT), Wilmar Reichembach (PSC) e Edson Pracyzik (PRB). Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
05/12/2016 11:52

Aplicação do orçamento do Estado na área da infãncia e adolescência é tema de audiência

(Descrição do áudio))A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná promoveu, na manhã desta segunda-feira (5) no Plenarinho,  uma audiência pública para debater a aplicação do orçamento do Estado na área da infância e adolescência. Participaram conselheiros tutelares, representantes do Conselho da Criança e do adolescente, além de representantes da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, que lembraram: a execução do planejamento de políticas públicas  depende de cada Secretaria, já que a aplicação dos recursos é atribuição das pastas. entre elas, a da Educação . A presidente do ConselhoEstadual, da Criança e e do Adolescente, Débora Reis,  reforça a importância em se debater o tema e buscar avanços na aprovação dos recursos.  (Sonora)Lugar de criança ê no orÇamento, diz a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança, Jimena Djuara, mesmo com a constatação de uma crise instalada. E tem que ser prioridade e do ponto de vista dos direitos humanos, acrescenta.  (Sonora)O deputado Tadeu Veneri (PT) , que preside a Comissão Direitos Humanos na Casa, acredita que, a partir da discussão na audiência pública, vai ser possível direcionar recursos das emendas parlamentares às políticas públicas para a criança e adolescente. (Sonora )Está no artigo quarto da Constituição Federal que crianças e adolescentes devem ter preferÊncia nos orçamentos.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórer Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
02/12/2016 17:27

Espaço da Cidadania de sexta-feira é sobre Justiça Restaurativa

O Espaço da Cidadania desta semana tem uma entrevista com o defensor público André Ribeiro Giambernardino que fala sobre a Justiça restaurativa, uma técnica moderna de solução de conflitos para crimes de pequena e média gravidade.//   Em uma conversa no programa da TV Assembleia com a jornalista Simone Giacometti, ele explicou como funciona a técnica que promove diálogos mediados entre vítima e agressor.//SONORA ANDRÉ RIBEIRO GIAMBERNARDINOAndré Ribeiro Giambernardino elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa em promover um programa de entrevistas que esclarece à população questões dos três poderes do Estado.//Para ele, este diálogo é fundamental para a compreensão da cidadania.//SONORA ANDRÉ RIBEIRO GIAMBERNARDINOEntão, não esqueça: o programa Espaço da Cidadania vai ao ar pela TV Assembleia todas as sextas-feiras, às nove e meia da noite, com reprise no domingo seguinte à uma da tarde.//A TV Assembleia pega no canal 16 da NET e o conteúdo pode ser acessado também pelo nosso site, no www.alep.pr.gov.br.//

Ver mais detalhes
02/12/2016 16:36

Com foco na boa gestão, encontro de prefeitos encerra com saldo positivo

((Descrição do áudio)) O Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná que reuniu mais de 370 prefeitos e vice-prefeitos, eleitos e reeleitos, além de gestores públicos teve um balanço positivo. Durante três dias, os participantes puderam acompanhar palestras com secretários e ministros, oficinas técnicas sobre gestão fiscal e planejamento estratégico. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), reunir em um único espaço todos os setores públicos e entidades não governamentais permitiu que os prefeitos pudessem conhecer toda a estrutura disponível e se capacitarem para início da nova gestão. Sonora O governador Beto Richa (PSDB) anunciou R$ 7,5 bilhões em investimentos para 2017, sendo R$ 1,5 bilhão destinados diretamente aos municípios. Richa frisou a importância do ajuste fiscal feito pelo estado do Paraná em 2015 que permite agora o apoio aos municípios. Sonora A Assembleia Legislativa teve um espaço reservado para atender aos prefeitos, onde foram instalados os gabinetes da Presidência e da 1ª Secretaria. Para o prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeifer, reforçou a importância da boa gestão. Sonora Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
02/12/2016 16:27

Deputados, governador e secretários debatem adequações fiscais e gestão responsável

((Descrição do áudio))A preocupação com as finanças e com uma gestão responsável dominou os debates no último dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná em Foz do Iguaçu. Além de ser o tema da principal palestra do dia, o assunto foi debatido em uma reunião entre deputados, o governador Beto Richa, a vice-governadora Cida Borghetti e secretários de estado com a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.Durante o encontro com políticos estaduais, a secretária falou sobre a importância do ajuste fiscal realizado pelo Paraná para manter um crescimento ordenado mesmo diante da crise. Segundo Ana Paula, o debate de todo o setor público é uma das principais ações para alinhar estratégias e garantir a recuperação.SonoraNa palestra com o tema “Gestão financeira: responsabilidade fiscal e social” foi apresentado um diagnóstico da situação fiscal do Brasil com o objetivo de esclarecer o momento pelo qual a economia brasileira passa. Já o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, ressaltou a importância dos gestores municipais conhecerem a fundo o orçamento para se adequarem a realidade de cada município.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
02/12/2016 10:45

Prefeitos aprovam projetos da Assembleia Legislativa do Paraná

((Descrição do áudio))Os gestores municipais que participaram do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos para a gestão 2017/2020 conheceram e aprovaram todos os projetos e programas desenvolvidos pela Assembleia Legislativa do Paraná que colaboram com o fortalecimento do municipalismo.A grande novidade para 2017 é o Programa “Fala Prefeito” na TV Assembleia e na Rádio Assembleia. A atração será mais um canal de comunicação entre os gestores municipais e a população. Os prefeitos e prefeitas terão a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas pela gestão e mostrar as potencialidades do município para todos os paranaenses.A proximidade com os prefeitos e com os municípios é uma das diretrizes adotadas pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), que reforça o apoio dos deputados estaduais aos gestores municipais.SonoraPara o prefeito eleito da cidade de Salgado Filho, Helton Pfeifer, o programa vai proporcionar a troca de experiências entre os gestores.SonoraO prefeito eleito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, ressaltou o perfil inovador do presidente da Assembleia Legislativa e a importância de mostrar o Paraná para o Brasil.SonoraOs participantes também conheceram detalhes de projetos como o Guia do Cidadão, uma cartilha desenvolvida em parceria com o Ministério Público e o Governo do Estado que colabora com a formação cidadã de crianças e adolescentes e o “Assembleia no Enem”, um preparatório para o Enem com mais de 400 aulas transmitidas pela televisão e pela internet.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
01/12/2016 18:03

Mais de 30 deputados estaduais participam de encontro com prefeitos eleitos

((Descrição do áudio))Os deputados estaduais participam de forma intensa das palestras, oficinas e reuniões realizadas durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná para a gestão 2017/2020. Mais de 30 deputados estão em Foz do Iguaçu acompanhando prefeitos e prefeitas eleitas nas primeiras conversas com o Governo do Estado para ajustar a nova gestão municipal.A iniciativa de abrir um gabinete da presidência e da primeira secretaria da Assembleia foi muito elogiada pelo deputado Alexandre Curi (PSB) ao lembrar que os legisladores conhecem as dificuldades dos prefeitos e estão dispostos a colaborar.SonoraPara o deputado Tião Medeiros (PTB), a participação da Assembleia Legislativa é uma forma de demonstrar ao municipalismo que podem contar com o apoio dos deputados.SonoraO deputado Hussein Bakri (PSD) lembrou que um encontro dessa abrangência é fundamental, principalmente, para os eleitos para o primeiro mandato.SonoraDurante o encontro, os deputados ouviram as demandas dos prefeitos e aproveitaram a oportunidade para encaminhar as primeiras reivindicações diretamente aos secretários de estado que também participam do evento.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
01/12/2016 17:00

Secretário e prefeitos ressaltam atuação de deputados para o fortalecimento do Paraná

((Descrição do áudio))A participação da Assembleia Legislativa do Paraná no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná - Gestão 2017/2020 foi destacada por secretários de estado e prefeitos que participam do evento em Foz do Iguaçu. O encontro reúne 1,8 mil gestores municipais que planejam os primeiros cem dias de governo.A presidência e a primeira secretária da Assembleia têm gabinetes exclusivos no evento para atender os prefeitos e prefeitas. A integração entre o Poder Legislativo e o Executivo municipal é um dos fatores primordiais para o encaminhamento de projetos e a liberação de recursos para as prefeituras. O secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, afirmou que a parceria do governo com os deputados foi decisiva para o desenvolvimento e fortalecimento do Paraná na atual gestão.SonoraO prefeito reeleito de Candói, Gelson Costa, destacou que a proximidade com os deputados facilita o encaminhamento de projetos e abre portas no governo. Sonora Para o prefeito eleito de Guaíra, Heraldo Trento, uma das principais formas de garantir o envio de recursos aos municípios é por meio das emendas apresentadas pelos deputados. SonoraO Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná continua até sexta-feira, 02 de dezembro, em Foz do Iguaçu. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
01/12/2016 14:46

Ministros apresentam ações e ressaltam importância da integração com o Legislativo

((Descrição do áudio))O segundo dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná começou com foco nos investimentos federais nos municípios paranaenses. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o governador Beto Richa (PSDB) e vários deputados estaduais acompanharam as palestras feitas pelos ministros das Cidades e da Saúde na manhã desta quinta-feira (01). O auditório com capacidade para 1,2 mil pessoas ficou lotado.Para o presidente da Alep, o encontro é uma oportunidade para os gestores conhecerem tudo que o Executivo e o Legislativo podem oferecer aos municípios e também para se prepararem para os desafios da nova administração. SonoraO primeiro a apresentar as ações foi o governador Beto Richa, que fez um balanço dos resultados já obtidos em 2016 e destacou a importância dos novos gestores municipais estarem preparados para os desafios que tem pela frente. Segundo Richa, o evento foi pensado para atender as principais demandas do municipalismo.SonoraNa sequência, quem usou a palavra foi o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que apresentou um panorama geral da pasta assim que assumiu o comando. Programas e projetos que estavam paralisados foram retomados e contratos já firmados começaram a ser executados e pagos. Para a próxima administração, o ministro destacou o programa Cartão Reforma, uma nova faixa de financiamento para o Minha Casa, Minha Vida e a desburocratização dos processos de regularização fundiária. Bruno Araújo enfatizou a importância de uma gestão séria e transparente. O auditório com capacidade para 1,2 mil pessoas ficou lotado.Sonora Na área da saúde, o ministro Ricardo Barros ensinou o passo a passo para que os municípios possam garantir o acesso aos recursos federais e alertou sobre o encerramento de alguns prazos para inscrição em programas. Para 2017, o Ministério da Saúde será parceiro dos municípios em um processo de informatização, dará ênfase a prevenção e promoção da saúde e adotará novas estratégias no combate ao Aedes aegypti. Segundo Barros, a saúde precisa de planejamento para garantir a qualidade de vida da população.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
01/12/2016 09:39

Deputados estaduais participam do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná

((Descrição do áudio))O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), acompanhado de diversos deputados estaduais, participou na noite desta quarta-feira (30) das solenidades que marcaram a abertura do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná - Gestão 2017/2020. O evento reúne em Foz do Iguaçu o governador Beto Richa, gestores municipais, secretários de estado, representantes do Legislativo e ministros.O primeiro ato foi a assinatura do decreto estadual transferindo para Foz do Iguaçu a sede do Governo do Paraná. Até sexta-feira (02), todos os despachos governamentais serão feitos diretamente do evento. A execução do hino nacional foi substituída por um minuto de silêncio em respeito ás vítimas da tragédia envolvendo a Chapecoense.A Assembleia Legislativa conta com um espaço exclusivo para recepcionar as prefeitas e os prefeitos eleitos no evento. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, ressaltou a importância do Legislativo na administração estadual e o papel fundamental dos deputados no desenvolvimento dos municípios.SonoraO primeiro secretário da Alep, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) ressaltou que o encontro é o momento de estreitar o relacionamento entre o Legislativo e os Executivos municipal e estadual.SonoraO governador Beto Richa destacou a integração entre os poderes para garantir o desenvolvimento do Paraná e relembrou o apoio recebido dos deputados para adequar a administração do estado.SonoraA prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, anfitriã do evento, demonstrou o orgulho da cidade em receber o evento.SonoraO Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná – Gestão 2017/2020 faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos. Até sexta-feira, os gestores municipais terão a oportunidade de conhecer todos os projetos e programas desenvolvidos para atender aos municípios e participar de palestras e oficinas sobre gestão e planejamento estratégico.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
29/11/2016 20:03

Assembleia homenageia vítimas da queda do avião que levava equipe do Chapecoense à Bolívia

A Assembleia Legislativa promoveu nesta terça-feira duas sessões plenárias, uma delas adiantando os trabalhos de quarta-feira devido à ida dos deputados a Foz do Iguaçu, onde acontece um encontro dos prefeitos eleitos para os mandatos dos próximos quatro anos.//Um dos assuntos abordados pelos parlamentares nos pronunciamentos foi o trágico acidente aéreo que vitimou jornalistas, jogadores, dirigentes e equipe técnica do Chapecoense nesta madrugada em uma viagem à Colômbia.//O time catarinense iria disputar o primeiro jogo da final da Copa Sul-americana de futebol.//Durante o intervalo entre as duas sessões plenárias foi feito um minuto de silêncio, uma homenagem solicitada pelo deputado André Bueno, do PDT.//O presidente Ademar Traiano lamentou o episódio que teve paranaenses entre as vítimas.//SONORA ADEMAR TRAIANOEntre os projetos que foram votados na Ordem do Dia das duas sessões desta terça-feira um do Poder Executivo foi aprovado já em primeira e segunda redações.//A medida cria uma nova forma para as empresas que devem ao Fisco Estadual pagarem seus débitos com o comprometimento de parte de seus faturamentos.//De acordo com o líder do Governo na Assembleia, Luiz Claudio Romanelli, do PSB, o projeto atende empresas que estão em situações muito difíceis e que tem risco de encerrar suas atividades.//SONORA LUIZ CLAUDIO ROMANELLI

Ver mais detalhes
29/11/2016 20:03

Assembleia homenageia Consciência Negra e os 321 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares

A Assembleia Legislativa promoveu no fim da tarde desta terça-feira uma sessão solene em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra e aos 321 anos da Imortalidade de Zumbi dos Palmares.//Foram homenageadas personalidades que se destacaram na promoção da cultura de matizes africanas e o desenvolvimento das comunidades paranaense, africana e haitiana.//O evento, que é realizado já há 21 anos em parceria com a Assembleia, foi proposto pelo deputado Guto Silva, do PSD, e presidido por Claudio Palozi, do PSC.//O deputado lembrou a fundamental participação da cultura africana no desenvolvimento do Paraná.//SONORA CLAUDIO PALOZIO cônsul do Senegal para o Paraná a Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, falou da parceria da Assembleia Legislativa na promoção do evento pela lembrança da influência africana no Paraná.//SONORA OZEIL MOURA SANTOS

Ver mais detalhes
29/11/2016 17:17

Projeto que regulamenta promoções é aprovado na Comissão de Indústria e Comércio

(Descrição do áudio))Apenas um projeto foi aprovado na Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa, na reunião que aconteceu depois que terminou a sessão plenária desta terça-feira (29), mas a proposta é muito importante para o consumidor. Vamos ouvir o que disse o presidente da Comissão, o deputado Márcio Pauliki (PDT).(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
29/11/2016 17:15

CCJ aprova projeto que institui o dia e a semana do Fandango no Paraná

(Descrição do áudio)O presidente da Comissão de constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), iniciou a reunião desta terça -feira (29), lamentando a queda do avião que levava o time da Chapecoense para a Colômbia nesta madrugada, e lembrou que o filho de um funcionário do gabinete dele estava entre os mais de 70 mortos do voo.(Sobe som)Depois de fazer o registro, ele passou a detalhar os projetos da pauta. Entre os aprovados pelos parlamentares, uma proposta do Governo, que pretende punir com mais rigor as fraudes em bombas de combustíveis. Isso ocorre no momento em que o motorista está abastecendo e a bomba marca uma quantidade maior do de combustível do que a que foi colocada no tanque. A proposta trata da concessão, renovação e do cancelamento da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS aos estabelecimentos infratores.  O relator foi o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), que deu parecer favorável ao projeto, aprovado pelos parlamentares.   (Sonora)Outros projetos aprovados pelos integrantes da CCJ foram  o que  institui o Dia Estadual do Fandango e a Semana Estadual de Fomento à dança mais popular do Paraná. O Fandango é um ritmo que “desembarcou” nas praias paranaenses pelas mãos dos portugueses açorianos, que tinham forte inspiração da cultura espanhola, aproximadamente no ano de 1750. Assim, o fandango passou a integrar as comemorações do Intrudo, o ancestral do Carnaval. Embora já tenha sido executado nas celebrações em palácios, hoje ele está integrado ao folclore brasileiro e paranaense. O autor da proposta de dedicar um dia para a dança foi o deputado Felipe Francischini (SD).  Dois projetos da deputada Cláudia Pereira (PSC) que criam  regiões  turísticas ( COMCAM e  Vale do Ivaí) foram aprovados. Eles, além da proposta do deputado Ademar Traiano (PSDB), que institui no Paraná o Dia do Cônsul.  Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
29/11/2016 12:52

Foz do Iguaçu pode sediar Congresso da UNALE em 2017

(descrição do áudio)O município de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, pode sediar a conferência anual da União Nacional de Legislaturas e Legisladores Estaduais (UNALE), em junho do ano que vem. Foi o que afirmou na manhã desta terça-feira (29) a presidente da instituição, a deputada paraense,  Ana Cunha (PSDB/PA), depois de visitar o governador Beto Richa (PSDB), levada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). Para ele, o estado possui infraestrutura necessária para receber um evento desse porte.   A Unale reúne  1075 parlamentares em todo o país. Foi criada há 21 anos e é suprapartidária. O objetivo é  valorizar o Parlamento, com intercâmbios de preparação, capacitação e interação entre os legislativos estaduais.  respeitando as diferentes realidades no Brasil, diz a presidente.  (Sonora)Três estados demonstraram interesse em sediar a conferência. Ceará, Mato Grosso e Paraná. A visita desta terça-feira foi para conversar com o governador sobre a possibilidade de Foz do Iguaçu estar no centro dos debates em 2017. E Ana Cunha deixou claro: as chances do município da fronteira são grandes, já que o Ceará já sediou  um evento desse tipo. Mas Ana lembra que tudo isso ainda depende da diretoria da Unale, que é quem define.(Sonora)No evento que aconteceu em Aracaju, capital do Sergipe, este ano, o deputado Chico Brasileiro (PSD), que é um dos  representantes de Foz no Legislativo paranaense, foi o principal incentivador de levar o evento para lá e recebeu apoio do Governo do Estado, do presidente da Assembleia e da Itaipu Binacional. Para ele,  pelas características que apresenta, o município é o favorito.  (Sonora)O encontro com o governador contou também com a presença do deputado Ademir Bier (PMDB),  e de   Artagão de Mattos Leão Júnior, que está de licença da Assembleia ocupando a secretaria estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
28/11/2016 20:16

Assembleia aprova suspensão de dez anos para a exploração de gás por fracking

A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira os seis projetos de lei que estavam na Ordem do Dia da sessão plenária.//Entre as iniciativas uma que suspende no Paraná por dez anos a partir de agora a exploração do gás de xisto pela modalidade fracking.//O projeto, assinado por sete parlamentares, proíbe por este período a extração do gás pelo fracionamento de rocha para que se tenha tempo de aprofundar a pesquisa sobre o assunto.//De acordo com um dos autores, o deputado Rasca Rodrigues, do PV, que é presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Casa o grupo observou na Argentina que o fracking é muito poluente.//De acordo com ele, muitos prejuízos ao meio ambiente e mesmo à economia podem surgir com as explosões que o método ocasiona.//SONORA RASCA RODRIGUESPara evitar a implantação da exploração do xisto por fracking no Paraná sem debates, a Assembleia já havia aprovado projeto que obriga que qualquer empreendimento deste precise da autorização do Legislativo.//A medida torna mais rigorosa a fiscalização sobre a atividade, como já acontece com as construções de hidrelétricas e termelétricas.//O deputado Márcio Pacheco, do PPL, também assinou o projeto da suspensão por dez anos no estado.//De acordo com ele, populações inteiras de regiões produtivas do estado podem ser afetadas pela exploração do gás desta maneira.//SONORA MÁRCIO PACHECOA Coalizão Não Fracking Brasil é uma ONG que atua em todo país alertando governos e sociedade sobre os riscos da exploração pelo método de explosão de rochas a grandes profundidades.//Ela acompanhou o debate dos projetos que tratam do tema na Assembleia e foi parceiro de uma comitiva de deputados que foi á Argentina conhecerem os efeitos desta tecnologia por lá.//O coordenador da ONG, Juliano Bueno de Araújo, esteve no plenário nesta segunda-feira e elogiou a decisão da Assembleia de prestar atenção nesta questão.//SONORA JULIANO BUENO DE ARAÚJOAssinaram o projeto da suspensão do fracking por dez anos também os deputados Schiavinato, do PP, Cristina Silvestri, do PPS, Fernando Scanavaca, do PDT, Guto Silva e Marcio Nunes, do PSD.//

Ver mais detalhes
28/11/2016 20:16

Assembleia promove sessão solene pelo “Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama”

A Assembleia Legislativa promoveu nesta segunda-feira uma sessão solene de lembrança de mais um Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama e o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.//A cerimônia homenageou profissionais da saúde e pacientes que lutam contra a doença, em especial as crianças, representadas por um grupo de meninas que mostraram uma apresentação de ballet.//A abertura foi feita pela deputada Cristina Silvestri, do PPS, e teve a participação da vice-governadora Cida Borgheti, autora da lei estadual que marca o 27 de novembro como Dia de Luta contra o Câncer de Mama.//Cida Borgheti falou das ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer, em autoexames e consultas a especialistas.//SONORA CIDA BORGHETIA presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, Humsol, Tania Mary Gomez, falou do trabalho que instituição realiza para ajudar pacientes e prevenir novos casos no Paraná.//Ela explicou que neste ano foi registrado um aumento de 50% na procura por exames de câncer de mama durante o Outubro Rosa, resultado de campanhas em todo Paraná.//Mas ela avisa que os cuidados não podem parar nunca e os cuidados precisam acontecer todos os dias.//SONORA TANIA MARY GOMEZA cerimônia contou ainda com as presenças da deputada Mara Lima, do PSDB, e Claudia pereira, do PSC.//A proposta da solenidade foi da deputada Maria Victoria, do PP.//

Ver mais detalhes
28/11/2016 17:55

Comissão de Defesa do Consumidor aprova parecer para oito projetos

((Descrição do áudio))A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta segunda-feira (28) a última reunião do ano e garantiu que todos os projetos que defendem o direito do consumidor tenham parecer do grupo para tramitar.  Entre as propostas analisadas está o projeto que proíbe os estabelecimentos esportivos de cobrarem taxa dos personal trainers contratados pelos clientes.O projeto de lei do deputado Felipe Francishini (SD), garante o direito do consumidor cliente ou sócio de academias e outros estabelecimentos do segmento esportivo de contratar e usufruir dos serviços de treinador particular devidamente inscrito no Conselho Regional de Educação Física. O texto também proíbe qualquer tipo de cobrança extra para utilização das academias. O relator do projeto e presidente da comissão, deputado Requião Filho (PMDB), defendeu o direito do consumidor ao apresentar parecer favorável.SonoraO projeto também teve o parecer favorável aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça, de Esportes e de Defesa dos Direitos da Juventude.Na reunião desta segunda-feira também foram aprovados os pareceres favoráveis a outros sete projetos de lei. Com isso, a pauta da comissão para 2016 foi fechada com saldo positivo.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
Mostrando 2201 a 2220 de 6227 podcasts