RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Aprovada Semana de Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer
A Assembleia aprovou nesta segunda-feira um projeto de lei que institui no Paraná a Semana de Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer.//Inspirado pelo sucesso do Maio Amarelo, lei paranaense que alerta para a conscientização para os perigos do trânsito, o deputado Hussein Bakri, do PSD, foi quem apresentou o projeto de lei que recebeu substitutivo geral da Comissão da Constituição e Justiça da Casa antes de ser votado no plenário.//O mês escolhido para que se desenvolvam campanhas e atividades com a lembrança do Alzheimer é setembro, já que é o dia 21 de setembro marca no mundo todo ações para prevenção e tratamento precoce deste mal.//Hussein Bakri afirmou que uma semana de mobilização é fundamental principalmente para a prevenção já que ainda não existe a cura definitiva do Alzheimer.//SONORA HUSSEIN BAKRIO projeto de Hussein Bakri foi aprovado em primeira discussão e volta ao plenário na sessão desta terça-feira.//
Ver mais detalhesComissão de Indústria e Comércio vai fazer audiência para discutir TAC das telefônicas
A Comissão de Indústria e Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta segunda-feira para discutir uma pauta com três projetos de lei dos deputados Requião Filho, do PMDB, Felipe Franceschini, do SD, e Gilberto Ribeiro, do PRB.//O presidente do grupo, o deputado Marcio Pauliki, do PDT, anunciou durante o encontro que no próximo dia oito de junho vai acontecer na Assembleia uma audiência pública para ouvir das operadoras de celulares no Paraná as providências que estão tomando para cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2013.//Pauliki explicou de que trata o termo, proposto para ajudar o consumidor dos serviços de telefonia no estado.//SONORA MARCIO PAULIKI
Ver mais detalhesComissão de Obras Públicas vai ouvir Copel Telecom e Agepar
A Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa vai continuar ouvindo as empresas que prestam serviços aos paranaenses para saber como estão trabalhando para atender a população nas áreas em que atuam.//Na semana passada o grupo ouviu o presidente e diretores da Companhia de Gás do Paraná, Compagás.//Em reunião nesta segunda-feira o presidente da comissão, deputado Tião Medeiros, do PTB, anunciou que serão chamadas as diretorias da Copel Telecom e a Agepar, agência que regula as concessões públicas em todo estado.//Tião Medeiros explicou que a ação faz parte de um cronograma para dar mais transparência aos serviços prestados aos paranaenses.//SONORA TIÃO MEDEIROS
Ver mais detalhesFuturo das regiões metropolitanas do Paraná é debatido na Assembleia
(DEscrição do áudio)) A convite do deputado Alexandre Guimarães (PSD), que é presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa, o coordenador da Área de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná (MP/PR), o procurador Alberto Vellozo Machado falou aos deputados, no Grande Expediente desta segunda-feira (23). O tema foi o Estatuto das Metrópoles e de como as regiões metropolitanas do Paraná precisam se planejar para se adaptar à nova realidade. O Estatuto passou a valer em janeiro do ano passado e tem como objetivo promover a integração de ações entre os municípios que formam uma metrópole, em parceria com os governos estadual e federal. Essas ações teriam funções de interesse comum, ou seja, que fossem inviáveis para um município realizar sozinho ou que causassem impacto em municípios vizinhos. São exemplos: transporte público, saneamento básico, habitação e destinação final de lixo. São pelo menos sete as diretrizes, mas o procurador destacou que as mudanças são necessárias para se estabelecer a nova realidade sócio-econômica das regiões, inclusive a de Curitiba. Segundo Paulo Vellozo, será preciso que cada uma delas tenha uma coordenação horizontal, onde os representantes de cada município sentem em uma mesa para negociar o que é importante para todas as cidades que compõem a região metropolitana.(Sonora)No Paraná, são oito as regiões metropolitanas: Curitiba, Londrina. Maringá, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Umuarama e Toledo. E os novos critérios precisam ser aplicados a todas elas. Para o procurador Paulo Vellozo, o primeiro passo é planejar, porque os critérios impostos pelo Estatuo das Metrópoles são rigorosos.(Sonora) A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia acompanha essas mudanças com preocupação. Por isso, trouxe o tema para o Plenário. Cabe aos deputados que integram a Comissão manifestar-se sobre todo e qualquer projeto que envolva as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos promovendo a integração das políticas dos municípios do Estado do Paraná. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesReunião de Comitê define que Receita deve apontar soluções para substituição tributária
(Descrição do áudio))O nome é complicado: Comitê de Estudo das Obrigações Tributárias Acessórias. Mas a ideia é justamente o contrário: descomplicar. E na primeira reunião do comitê formado para tornar mais simples a vida dos empresários do Paraná, que aconteceu no fim da manhã desta segunda-feira (23), no Auditório Legislativo da Casa, ficou definido que os três primeiros pontos da pauta composta por 15 itens, serão levados à Receita Estadual para que, no próximo encontro já se tenha alguma solução para as questões que se resumem basicamente à substituição tributária. Um exemplo prático dado pelo criador do Comitê, o deputado Guto Silva (PSD): Quando um produtor de doces do estado de São Paulo e tem um distribuidor no Paraná, paga o imposto na origem, que é o estado de São Paulo. Mas se o distribuidor do Paraná vai vender para um cliente em santa Catarina, ele precisa pagar novamente o imposto no Paraná e depois pedir o ressarcimento na Receita Estadual. É para acabar com esse tipo de burocracia que a representante da Receita Estadual na reunião, Suzane Dobjenski, inspetora geral de arrecadação, também participou da reunião. . Ela diz que a formação do Comitê é importante, porque, em muitos casos, a própria Receita desconhece algumas situações e se comprometeu a estudar para trazer uma solução já na próxima reunião, dentro de 15 dias. Suzane destacou que já há um grupo dentro da instituição para isso. (Sonora)Além da Receita Estadual, também participaram da primeira reunião do grupo, representantes da Ordem dos Advogados (OAB/PR), Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis (SESCAP/PR), a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Federação das Associações Comerciais e Empresariais (FACIAP) e Associação Comercial do Paraná (ACP). O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP). Monroe Olsen vê a iniciativa da Assembleia de forma positiva, porque acredita que a redução da burocracia vai beneficiar a todos: empresários, contribuintes e o próprio Governo.(Sonora) Principal responsável pela iniciativa, o deputado Guto Silva explicou que o objetivo é reduzir os custos dos impostos através da simplificação e racionalização dos processos, porque desta maneira, segundo o parlamentar, simplificar o dia a dia do pequeno e do médio empresário, até mesmo com a eliminação de leis que atrapalham suas atividades, vai tornar possível reduzir a aplicação de multas e a ideia é tentar melhorar esse modelo tributário.(Sonora) O comitê surgiu da Frente Parlamentar do Comércio e deve promover reuniões quinzenais com a participação de um corpo técnico e especializado que irá levantar os pontos controversos e oferecer sugestões que possam limpar o máximo possível as operações envolvendo lançamentos e pagamentos de tributos, podendo evoluir para outros temas relacionados à produção e ao comércio. Assim, a Assembleia faz a ponte entre o setor produtivo e o empresariado com o Governo em busca de soluções para preservar e incrementar o desenvolvimento do estado.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesEspecialistas em doença celíaca fazem palestra na Assembleia no dia dedicado aos portadores
(Descrição do áudio)) Já existe uma lei que prevê: a indústria precisa colocar nos rótulos se os produtos contêm ou não glúten. E ainda este ano, essa rotulagem vai valer também para qualquer alimento alergênico, como ovos e leite. Outra legislação determina que os supermercados tenham espaços separados para produtos que não contêm nem glúten, nem lactose e nem açúcar. E ano passado a Assembleia aprovou um projeto que institui o selo sem glúten para estabelecimentos que comercializem produtos que não contenham a proteína. O projeto, que agora já é lei, é da deputada Cláudia Pereira (PSC), que nesta sexta-feira, reuniu no plenário especialistas para esclarecer e orientar o público sobre diagnóstico, sintomas e tratamento da doença celíaca. Ela aproveitou a comemoração do Dia estadual de Celíaco no Paraná, outra Lei de sua autoria. Além dos palestrantes, donos de empresas que se especializaram em produzir esse tipo de alimento para atender os portadores da doença também trouxeram parte da produção que não contém aveia, trigo, cevada e centeio na composição. E foi um sucesso. O único tratamento para quem é portador da doença celíaca é não consumir produtos que contenham glúten. Durante a palestra de Paulo Santana, diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde, ele disse que a fiscalização acontece, mas que precisa ser ainda mais efetiva para que as pessoas saibam o que realmente estão consumindo.(Sonora)Na palestra da nutricionista e autora de livros sobre o tema, Denise carreiro, ela demonstrou que a doença celíaca é apenas a ponta do iceberg de outras doenças. Lembrou que a alimentação precisa ser mais natural, sem ser industrializada para que se possa prevenir um processo alérgico, inflamatório e a própria doença celíaca. Ela destacou que Intolerância ao glúten não é modismo. Como exemplo, falou do trigo, que antigamente era mais puro. A partir do momento que as plantações passaram a receber agrotóxicos em excesso, doenças como a celíaca começaram a aumentar. Por isso, elas são consideradas novidade. Mas lembrou: isso tem feito com que muitos profissionais da área da saúde não estejam preparados para diagnosticar esse tipo de doença.(Sonora)O público, que veio em peso para o evento, gostou do que ouviu. Saiu da Assembleia mais esclarecido. Caso da estudante de Nutrição Eduarda Folly.(Sonora)
Ver mais detalhesNelson Luersen solta a voz neste sábado no Política e Viola
E neste sábado à noite tem Política e Viola, a atração da TV Assembleia que mistura música do campo e um bate papo bem à vontade com os deputados daqui da casa.// O convidado desta semana é Nelson Luersen, do PDT, o catarinense criado no Sudoeste do Paraná, entre Salto do Lontra e Planalto, que na entrevista com os apresentadores Willian e Renan, falou da família, da vida de empresário e de como entrou na política.//Falou do pai, da mãe, dos irmãos e da criação que tiveram, rígida, mas com muito amor e união.//SOBE SOME os músicos convidados, Gustavo & Gabriel, tocaram muita música sertaneja e até um tanto de MPB para animar o programa.//E o deputado Luersen, que avisou que não ia cantar no início do bate-papo acabou deixando a timidez de lado e até soltou a voz.//Cantou, junto com Willian e Renan, o clássico Boate Azul, uma composição de Benedito Seviero e Tomaz, gravada em 1985 por Joaquim e Manuel, sucesso nas vozes de Milionário e José Rico.//SOBE SOMO deputado Nelson Luersen convidou todo mundo para assistir o Política e Viola deste sábado.//SONORA NELSON LUERSENEntão você já sabe: o Política e Viola deste sábado, com o deputado Nelson Luersen e a dupla Gustavo & Gabriel começa às nove e meia da noite na TV Assembleia no canal 16 da NET.//O programa ainda reprisa ao meio dia de domingo e pode ser conferido no nosso site, pelo www.alep.pr.gov.br.//
Ver mais detalhesDia Estadual do Celíaco é comemorado na Assembleia com grande público
(Descrição do áudio))O primeiro Dia Estadual do Celíaco no Paraná foi celebrado na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (20). Primeiro, com um café da manhã totalmente sem glúten oferecido no Plenarinho da Casa, onde o evento deveria acontecer. Porém, o número de participantes foi tão grande que ele acabou sendo transferido para o Plenário. A autora da Lei que instituiu o 20 de maio como Dia Estadual do Celíaco, deputada Cláudia Pereira (PSC) quis comemorar a data convidando portadores da doença celíaca, familiares, especialistas no assunto, como médicos e nutricionistas, e representantes de associações que tratam do tema. E promovendo palestras de esclarecimento sobre sintomas, diagnóstico, alimentação... Ela diz que, como ainda há muita falta de informação sobre a doença, a Assembleia precisa trazer o tema ao debate.(Sonora)A doença celíaca atinge de 1% a 2% da população mundial, número que aumenta para 20% a 30% se já houver predisposição genética. E nos consultórios médicos, 40% dos pacientes são diagnosticados como portadores, afirma o gastrointerologista, Paulo Roberto Costa Claro. E ainda, que a doença atinge o intestino dos pacientes, que não tolera alimentos que contenham glúten produzindo células de defesa que vão provocando reações alérgicas e causando sintomas como diarreias e vômitos constantes, emagrecimento, anemias... E muitos dos pacientes demoram para ter o diagnóstico, o que dificulta o tratamento e pode até levar a outras doenças, já que os outros órgãos acabam enfraquecidos. E o médico destacou a importância de fazer esse tipo de orientação no Poder Legislativo.(Sonora)O Glúten está presente no trigo, aveia, cevada e centeio. A única forma de tratamento é retirando alimentos que contenham a proteína da dieta. O problema ainda é a demora no diagnóstico correto. Com Thayanara de Lima, 16 anos, esse diagnóstico veio um ano depois que os primeiros sintomas apareceram aos seis meses de vida. A mãe Dorveli de Lima, conta que vivia com a filha nos hospitais e que, depois da descoberta, a mudança na vida foi radical.(Sonora)Como sempre viveu em dieta de glúten, Thaynara não se incomoda mais em levar a própria comida para onde vai e toma todos os cuidados para não sofrer as consequências que uma dieta mal feita pode trazer.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesPlenário da Assembleia é palco da 9ª edição do Prêmio Orirerê – Cabeças Pensantes
O plenário da Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta quinta-feira o Nono Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas, que entregou diplomas a alunos e professores que participaram de um concurso de pintura, redação e música valorizando a presença da cultura africana e dos afrodescendentes no Paraná.//O prêmio é uma pareceria do Centro Cultural Humaitá com a Secretaria da Educação e o tema escolhido para este ano foi Zumbi dos Palmares, Herói Nacional.//Foram quase 500 trabalhos inscritos, numa agenda que envolveu colégios estaduais de 79 cidades paranaenses.//O deputado Professor Lemos, do PT, foi o anfitrião do concurso na Assembleia.//Ele presidiu a solenidade e falou sobre os nove anos do Prêmio Orirerê, que a partir do ano que vem deve estar também na rede privada de ensino.//SONORA PROFESSOR LEMOSO presidente do Centro Cultural Humaitá, zelador cultural Candiero, falou da lembrança da imortalidade de Zumbi dos Palmares e da importância dele para a afirmação da cultura negra entre os jovens paranaenses.//SONORA ZELADOR CULURAL CANDIERO
Ver mais detalhesMaio Amarelo é o destaque do Programa Espaço da Cidadania desta sexta-feira
(Descrição do áudio))O mês de maio é dedicado à conscientização para um trânsito mais seguro. Desde 2014, o Movimento Maio Amarelo mobiliza 178 países na busca pela redução do número de mortes no trânsito e pela convivência pacífica entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A cor não foi escolhida por acaso. O amarelo, de alerta do trânsito, também quer despertar a sociedade para o tema, que será discutido no Programa Espaço da Cidadania desta sexta-feira.A jornalista Simone Giacometti conversou com a cientista política Vanessa Fontana, que há oito anos teve a coragem de compartilhar a própria história para conscientizar a população. Vanessa é uma vítima do trânsito. Foi atropelada há 26 anos em uma calçada, no Centro de Curitiba, e há oito anos convive com as sequelas do acidente.SonoraO Brasil ocupa a quarta posição mundial em mortes no trânsito. Por ano, 600 mil pessoas morrem no País vítimas do trânsito e outras 260 mil ficam com alguma sequela em decorrência de acidente. As principais vítimas são jovens com idade entre 18 e 24 anos. Por isso, Vanessa ressaltou na entrevista a importância do Movimento Maio Amarelo e de outras campanhas.SonoraO Programa Espaço da Cidadania vai ao ar nesta sexta-feira (20), às 21h30, pela TV Assembleia, no canal 16 da NET. O programa também pode ser visto na íntegra pelo site da Assembleia, www.alep.pr.gov.br.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAprovada obrigação para operadoras de internet e celular oferecerem promoções a clientes antigos
A Assembleia Legislativa aprovou na sessão plenária desta quarta-feira um projeto de lei que obriga as prestadoras de serviço continuado, como internet e celular, a oferecerem aos clientes antigos as mesmas promoções que fazem para atrair novos clientes.//O projeto fala ainda de planos de TV por assinatura, de bancos, além de instituições educação, prestadoras de água, luz e gás.//O autor, deputado Felipe Francischini, SD, falou sobre um dos principais objetivos da iniciativa.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIO projeto de Francischini, que teve anexado ainda projeto semelhante de Marcio Pauliki, do PDT, foi aprovado nesta quarta-feira em primeira discussão e volta ao plenário na próxima segunda-feira.//
Ver mais detalhesAlerta de busca de desaparecidos segue anexado a dois outros projetos para CCJ
A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso se reuniu na tarde desta quarta-feira para analisar um projeto de lei que criar no Paraná um sistema de alerta integrado para a localização e resgate de pessoas desaparecidas.//O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo presidente da comissão, deputado Paranhos, do PSC, foi relatado por Professor Lemos, do PT, e em seguida aprovado pelos membros do grupo na reunião Mara Lima, do PSDB, e Cristina Silvestri, do PPS.//Paranhos explica que a este projeto se decidiu anexar mais dois com propostas parecidas dos deputados Edson Praczyk, do PRB, e Nereu Moura, do PMDB.//O que acrescenta ao projeto, segundo Paranhos, é que o alerta se estenda também a mulheres vítimas de violência e crianças vítimas de pedofilia.//SONOPRA PARANHOSO projeto foi que teve parecer analisado pela Comissão da Criança, Idoso e Adolescente segue agora como substitutivo geral para nova análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.//
Ver mais detalhesDeputados abrem espaço para Defensoria Pública divulgar ações e comemorar dia
(Descrição do áudio))Para celebrar o Dia do Defensor Público, que será comemorado nesta quinta-feira, 19 de maio, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Paraná – Adepar, Thaísa Oliveira, participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (18) apresentando as ações e falando um pouco do trabalho feito nestes quase três anos de criação da instituição no Paraná. Disse que ainda há muito o que avançar, mas comemorou algumas das conquistas da categoria, como o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecer a legitimidade dos defensores públicos para ajuizar ações coletivas, o que tinha sido contestado pela Associação Nacional de Promotores do Ministério Público.(Sonora)Atualmente são 109 defensores públicos atuando em 25 comarcas do Paraná. Entre as reinvindicações dos profissionais, estão a realização de mais concursos para que novos defensores sejam nomeados e que possam atuar em mais comarcas, além da equiparação salarial da Defensoria com o Ministério Público e com o Tribunal de Justiça. Thaísa Oliveira também lembrou a importância de divulgar as ações da instituição para a Assembleia.(Sonora)Neste dia 19, os defensores públicos pretendem promover, na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, um grande mutirão para orientação jurídica gratuita à população em várias áreas, como direito de família, execução penal e infância e juventude. Além, é claro, de divulgar a campanha nacional dos defensores públicos que acaba de ser lançada com o tema: “Acesso à Saúde: Garantir o seu direito é nosso maior feito”. O papel da defensoria pública é prestar assistência jurídica gratuita e integral para quem não pode pagar um advogado.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesProjeto que proíbe taxa para personal trainers passará por adequações
(Descrição de áudio))A cobrança de taxa para que personal trainers possam utilizar a estrutura de academias para atender alunos particulares foi tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento foi uma parceria entre a Comissão de Esportes e a Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude e contou com a participação de deputados, profissionais da educação física, personal trainers e donos de academias.O debate foi motivado pelo projeto de lei apresentado pelo deputado Felipe Francischini (SD), que proíbe academias desportivas de cobrar a taxa dos profissionais e também dos clientes que usam o serviço de treinador particular. O deputado Bernardo Carli (PSDB), presidente da Comissão de Esportes, ressaltou que a audiência foi necessária devido a grande polêmica em torno da proposta.SonoraPersonal trainer há 15 anos, Luciano Henrique Rodrigues, defendeu o fim da taxa e afirmou que os alunos já pagam pelo uso da estrutura.SonoraJá Renato Ramalho, sócio-fundador de uma rede de academias, defendeu a livre negociação entre as partes, já que cada estabelecimento tem uma realidade diferente.SonoraO assunto divide opiniões, por isso os deputados decidiram que os interessados poderão encaminhar informações ou sugestões que contribuam para adequações ao texto que tramita na Casa. O deputado Bernardo Carli ressaltou a necessidade de modificações para aprovar uma lei equilibrada.SonoraO projeto de lei já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e ainda será analisado pelas Comissões de Esportes, de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Defesa dos Direitos da Juventude. Também participaram da audiência pública os deputados Felipe Francischini, Paulo Litro (PSDB) e Tiago Amaral (PSB).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesOuça aqui o "Fala Deputado" desta semana com Márcio Pauliki
Márcio Pauliki, mais ousado e empreendedor que nunca, está no “Fala Deputado”, da Rádio Assembleia, esta semanaEste gerador de emprego dos Campos gerais contou que já foi dos esportes radicais, mas que hoje leva uma vida bem mais tranquila No passado ele foi adepto de esportes radicais. Já fez mais de 40 saltos de paraquedas na região de Ponta Grossa, onde nasceu. Hoje, diversão para o deputado Márcio Pauliki (PDT) é mergulhar com as duas filhas Mariana e Maria Eduarda e fazer passeios de Jeep com a família. “Meu melhor programa é estar ao lado da minha família”. Mas, mesmo estando menos aventureiro, o entrevistado desta semana do “Fala Deputado” incentiva as filhas, por exemplo, a saltar de paraquedas como ele já fez muitas vezes. “Elas ainda são pré-adolescentes. Têm 9 e 12 anos. Mas, assim que tiverem tamanho e peso, recomendo. É uma experiência única de liberdade”, diz. Durante o descontraído bate papo com os jornalistas Carolina Prestes e Trajano Budola, Pauliki contou um pouco da vida como empresário e gerador de emprego. Ele é dono de uma das maiores redes de lojas de móveis e eletrodomésticos do Paraná, que também tem um trabalho de responsabilidade social, atendendo a mais de 15 mil jovens na busca pelo primeiro emprego. E de como esse espírito empreendedor o levou para a presidência da Associação Comercial de Ponta Grossa e, mais tarde, para a política. “Eu acho que foi essa vocação para os negócios e para lidar com o público que me motivaram a concorrer a um cargo público (venceu já na primeira eleição que disputou) e confesso que estou adorando. Meu hobby é fazer lei”, brincou. Na Assembleia, faz parte da Bancada Independente. Criada ano passado por um grupo de parlamentares que até vota com o Governo quando o projeto é bom, mas que se sente livre para seguir a convicção e até a intuição dos deputados que a compõem. E ele também se destaca por presidir a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. “Até conseguimos mudar o nome da Comissão para poder discutir o tema do emprego com a sociedade e as entidades do setor produtivo que estão sempre presentes nas nossas reuniões”, lembrou. O gabinete de Pauliki é o primeiro do corredor próximo ao plenário. Ou seja, parada obrigatória dos deputados no fim das sessões. E essas “reuniões além-plenário” acabaram se transformando em happy hour, em algumas tardes de terça-feira. “Às vezes tem pipoca, paçoca, amendoim, quentão (sem álcool). É um momento de confraternização entre servidores e deputados muito bom que a gente promove”, disse. Este neto de ucranianos, que vieram para o Brasil fugindo da guerra, e fixaram morada na região dos Campos Gerais, deu ainda mais leveza ao programa, que mostra o parlamentar além de plenário. Ele deu dicas de passeios na região que representa na Assembleia e contou do sonho frustrado de tocar violão e de cantar. “Até cheguei a ser cantor de uma banda de samba e pagode, mas tudo não passou de diversão mesmo”. Vale a pena ouvir a íntegra dessa deliciosa conversa com um parlamentar que tem emprego no DNA, valoriza as origens, a simplicidade e os programas em família, aqui no site da Assembleia. E dar uma espiada no vídeo com os bastidores do bate papo no Facebook da Rádio Assembleia.
Ver mais detalhesRegimento, transferência de cobranças do IAP para a PGE e cargos da Cohapar nesta terça-feira
A Assembleia voltou a discutir na sessão plenária desta terça-feira as emendas propostas para as alterações ao novo Regimento Interno da Casa.//Desta vez foram 27 itens que faltavam para completar o segundo capítulo do texto que rege todas as ações do Legislativo Paranaense, trabalho iniciado na segunda-feira da semana passada.//Em um acordo de líderes ficou definido que o debate seria exclusivamente para os projetos do dia e o regimento interno, para agilizar o processo.//Das 27 emendas analisadas, 21 foram aprovadas, entre elas a do deputado Fernando Scanavaca, do PDT, propondo que deputados que tenham trocado de partido nas janelas de desfiliação continuem nas comissões temáticas de que fazem parte até o final do período legislativo, que tem dois anos.//O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, falou da expectativa com as mudanças no regimentos, trabalho que volta ao plenário na terça-feira da próxima semana.//SONORA ADEMAR TRAIANOOs deputados aprovaram também o projeto de lei que chegou à Assembleia como mensagem do Poder Executivo e que transfere para a Procuradoria Geral do Estado e Secretaria da Fazenda as cobranças judiciais que hoje são feitas pelo Instituto Ambiental do Paraná.//Outro projeto passa também pros dois órgãos as cobranças hoje feitas pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.//A justificativa dada pelo líder do Governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PSB, é que Procuradoria Geral e Fazenda integraram seus sistemas ao Poder Judiciário, o que vai agilizar muito os processos.//Outro projeto aprovado, com uma emenda apresentada pela Oposição, é o que cria 45 cargos em comissão para a Companhia de Habitação do paraná.//Romanelli explicou a emenda que foi aprovada pouco antes da sessão plenária pela Comissão de Constituição e Justiça.//SONORA LUIZ CLAUDIO ROMANELLI
Ver mais detalhesCCJ rejeita recurso pela proibição da inauguração de obras públicas inacabadas
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa discutiu um recurso à rejeição de um projeto do deputado Márcio Pacheco, do PPL, que propunha proibir no Paraná inaugurações de obras públicas inacabadas.//A matéria já havia sido rejeitada pela CCJ, o deputado recorreu e ela voltou à pauta com relatório favorável do deputado Nereu Moura, do PMDB, mas novamente rejeitado pela maioria dos membros da comissão.//Um dos que discordaram da iniciativa foi o líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSB, argumentando que a Assembleia não pode interferir sobre as atribuições dos outros poderes do Estado.//SONORA LUIZ CLAUDIO ROMANELLIO projeto de Márcio Pacheco foi rejeitado pelo placar de seis votos contra e cinco deputados favoráveis.//A sessão da CCJ desta terça-feira foi comandada pelo deputado Fernando Scanavaca, do PDT, vice-presidente da comissão.//
Ver mais detalhesResultado de pesquisa sobre uso da internet por adolescentes é preocupante
Arthur, 11 anos, é aluno do quinto ano do ensino fundamental em Curitiba. E como todo pré-adolescente, é usuário da internet.(Sonora)Nesta terça-feira (17) pela manhã, a turma dele participou da audiência pública “Tecnologia e Dignidade Humana no Paraná, promovida na Assembleia Legislativa pela Comissão de Educação. A escola de Arthur é o Colégio Adventista do Boqueirão e foi uma das cinco escolhidas para responderem a uma pesquisa sobre Comportamento Online, uma parceria entre a Celepar (Companhia de Informática do Paraná) e o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, uma ONG criada em 2009 para prevenir a sociedade da dependência tecnológica e os crimes na internet, em especial os que envolvem crianças e adolescentes. O resultado foi alarmante: a maioria dos entrevistados, adolescentes de 13 a 15 anos, disse usar a rede sem o acompanhamento dos pais e de segunda a sexta-feira até quatro horas por dia. Cineiva Paulino Tono, fundadora do Instituto, contou, a consequência disso é um isolamento, um distanciamento entre pais e filhos em função da internet. Portanto, ela acredita que falar sobre o tema ajuda a sensibilizar a sociedade sobre o direito da proteção integral da criança frente à era digital e é importante ainda convocar os pais e professores para orientá-los sobre o bom uso da tecnologia. E que é papel dos pais e responsáveis controlar o tempo de uso e o conteúdo do que os filhos veem. O uso excessivo da internet tem ainda outra consequência nefasta, segundo Cineiva: as crianças estão distraídas, desatentas e isso atinge diretamente a sua memória, o seu processo de aprendizagem. E a estratégia, de acordo com ela, é trabalhar com os adultos.(Sonora) A Celepar atua em todas as políticas públicas do Governo do Estado atualmente dando suporte tecnológico para as ações. Dentro dessa visão, a empresa governamental tem muitos projetos voltados para crianças e adolescentes. Disponibiliza uma rede de internet em 5.400 pontos. Na medida em que a companhia administra essa rede, ela também é responsável por ela. Por isso, tem uma equipe pronta para orientar quem usa. São 11 milhões de paranaenses atendidos. Para um dos diretores da companhia, Jackson Leite, que também participou da audiência pública, ter um dia para falar sobre isso, é de extrema importância.(Sonora)E se a escola tem feito a parte dela? A letra da música indica que sim. Eles parecem estar aprendendo que a internet é um território sem dono e muito perigoso se usado de forma errada.(Sobe som)
Ver mais detalhesEspecialistas alertam para a responsabilidade de pais e professores na proteção das crianças
(Descrição do áudio))As estatísticas revelam uma realidade que assusta. Segundo o delegado-chefe do Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal do Paraná, Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, 70% das crianças e adolescentes sabem mais sobre internet e tecnologia do que os próprios pais. O dado foi apresentado durante a audiência pública sobre Tecnologia e Dignidade Humana, realizada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Paraná.O delegado fez um alerta sobre a vulnerabilidade das crianças e adolescentes diante da infinidade de ameaças da rede mundial de computadores. Segundo relatório da ONU, o Brasil está entre os cinco países com mais registros de crimes cibernéticos do mundo. Nesse cenário, as crianças estão cada vez mais suscetíveis a tornarem-se vítimas.Sonora (Ingenuidade)Entre as principais recomendações está preservar a intimidade da família, o cuidado com amizades virtuais e não fotografar os filhos em cenas comprometedoras. Pais e responsáveis tem papel fundamental para evitar que crianças e adolescentes fiquem expostos aos perigos da internet. O delegado alerta que o melhor caminho é agir na prevenção e na educação para evitar danos que, em muitos casos, são irreversíveis.SonoraA educação e o uso de condutas adequadas também foi o caminho recomendado pela médica e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Luci Pfeiffer, que tratou das consequências para a saúde. Luci lembrou que em muitos casos o uso irracional da tecnologia pode ser considerado uma forma de negligência.SonoraEntre os danos a saúde, a médica destacou os problemas psicológicos, dificuldade de aprendizagem, isolamento social, distúrbios de sono, deficiência nutricional, miopia e problemas posturais e musculares. Doutora Luci ressaltou a importância do brincar para as crianças.SonoraOs estudos apresentados indicam que crianças com até dois anos de idade não devem ser expostas a nenhum tipo de tecnologia, de três a cinco anos o acesso deve ser limitado há uma hora por dia e de seis a 18 anos o limite deverá ser de duas horas diárias. O grupo HC-Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), coordenado pela doutora Luci Pfeiffer, lança nesta quarta-feira a Campanha Conecte-se com o que importa, focada na conscientização sobre a negligência.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAudiência pública debate uso racional da internet por crianças e adolescentes
(descrição do áudio))Se bem utilizada a tecnologia é uma ótima ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sociedade, para a comunicação entre as pessoas e para diminuir distâncias. Ao mesmo tempo, ela pode ser uma ferramenta também para o que não é bom, por exemplo, a disseminação da pedofilia e pornografia, o que acaba desviando a finalidade da rede contrariando os valores e princípios do que é viver em sociedade. Foi para tratar dessa dualidade da internet que aconteceu na manhã desta terça-feira (17) no plenário da Assembleia a audiência pública “Tecnologia e Dignidade Humana no Paraná”. A iniciativa de promover a discussão foi da Comissão de Educação da Casa, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD). Entre os temas abordados, as consequências do uso irracional da internet e das novas tecnologias na educação e até na saúde das crianças e adolescentes. Diversos especialistas participaram da audiência, que teve abertura do presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB). Ele ressaltou a importância de trazer o assunto para dentro do Poder Legislativo.(Sonora) O autor do projeto de lei que institui o 15 de maio como Dia da Dignidade e Tecnologia Humana, deputado licenciado Artagão Júnior (PSB), também participou. Atualmente secretário estadual da Justiça, Trabalho e Cidadania, Artagão lembrou que elaborou o projeto depois que foi provocado por um grupo de cidadãos preocupados com os riscos da rede para as crianças e adolescentes. Ele acredita que neste dia, o poder público, as instituições e a sociedade podem aproveitar para refletir de forma mais intensa sobre esse tema. E também com ações que mostrem o quanto o uso indevido da internet pode trazer danos ao desenvolvimento da sociedade, das crianças e adolescentes , e até do futuro destas crianças e adolescentes. Para o secretário, quando se promovem debates, seminários, e se dissemina o conhecimento, pais, professores, têm mais facilidade para enfrentar o assunto, afinal, essas pessoas não tem informações suficientes do que está por trás da tela do computador. (Sonora)Uma mesa redonda com representantes de vários setores, como especialistas em saúde, professores, policiais, trouxe a tona o certo e o errado do uso responsável da internet por crianças e adolescentes. E depois sugeriram formas de se usar a rede com responsabilidade. No Paraná, existe um Núcleo da Polícia Civil que investiga os chamados cyber crimes, ou crimes cibernéticos. A partir da audiência, ficou definido que ele pode ser transformado em uma Divisão da Polícia Civil mais bem estruturada para fazer esse tipo de investigação. O delegado responsável pelo Núcleo foi um dos participantes da audiência. E se depender do deputado Hussein Bakri, a audiência vai trazer ótimos resultados para o Paraná.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhes