RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Histórico de preços, descarte de raios-X e campanha de doação agitam a pauta de segunda-feira
A Assembleia Legislativa discutiu em duas sessões plenárias nesta segunda-feira um projeto de lei do Poder Executivo que cria 45 cargos comissionados na Companhia de Habitação do Paraná.//A matéria, que está em regime de urgência, foi aprovada em sessão ordinária em primeira discussão e recebeu emendas na sessão extraordinária logo em seguida.//Ela volta à Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira antes de ser novamente debatida no plenário na sessão seguinte.//Três outros projetos foram aprovados em primeira discussão e voltam ao plenário na terça-feira para avaliação do mérito.//Uma das iniciativas obriga o comércio a divulgar o histórico de preços dos produtos oferecidos em promoção.//De acordo com o autor, deputado Bernardo Carli, do PSDB, a ideia é coibir a prática de aumentar o preço e depois aplicar o desconto, uma forma de ludibriar o consumidor.//E o plenário aprovou um projeto de lei que institui no Paraná uma campanha permanente de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos.//A ideia é que se mantenha publicidade sobre a conscientização de que é importante doar para salvar vidas.//Além disso, o projeto propõe que hospitais da rede estadual e postos de saúde das redes municipais promovam de forma integrada atividades educativas e informativas sobre a doação de órgãos.//O deputado Nereu Moura, do PMDB, foi quem apresentou o projeto.//Ele explica os motivos.//SONORA NEREU MOURASOBE SOMOs deputados aprovaram também em primeira discussão um projeto de lei para que clínicas públicas e privadas orientem as pessoas sobre o descarte correto das chapas dos exames de raios-X.//A proposta é da deputada Claudia Pereira, do PSC, que falou dos riscos que este material traz ao meio ambiente e que pode ainda afetar a saúde das pessoas.//A deputada alertou que as chapas de raios-X além de demorarem mais de cem anos para se decompor na natureza ainda contém substancias tóxicas.//SONORA CLAUDIA PEREIRA
Ver mais detalhesPresidente da Compagás fala sobre expansão à Comissão de Obras Públicas
A Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa recebeu nesta segunda-feira o presidente da Compagás, Fernando Ghignone, que explicou como a empresa está trabalhando para expandir a rede de fornecimento de gás natural principalmente para o interior do Paraná.//O presidente da comissão, deputado Tião Medeiros, do PTB, falou dos debates entre a Assembleia e a Compagás sobre o fim da concessão da empresa paranaense.//Ede acordo com ele o Legislativo vai precisar ser consultado para a renovação desta concessão, que acontece em três anos.//SONORA TIÃO MEDEIROSFernando Ghignone deu números dos serviços da Compagás no Paraná, que conta com uma rede de 783 quilômetros de dutos e tem planos para que gasodutos acompanhem o anel viário de integração como estratégia para atrair mais indústrias ao estado.//SONORA FERNANDO GHIGNONEParticiparam da reunião ainda os deputados Marcio Pauliki, do PDT, Felipe Francischini, do SD, Edson Praczik, do PRB, e Ricardo Arruda, do DEM.//
Ver mais detalhesProjeto prevê histórico de preços para produtos em promoção
(Descrição do áudio))Os consumidores paranaenses poderão contar em breve com mais um instrumento para garantir direitos na hora de comprar produtos em promoção. Com 47 votos favoráveis, os deputados aprovaram na sessão desta segunda-feira, em primeiro turno, o projeto que obriga fornecedores a informar o histórico de preços dos produtos em promoção ou liquidação.O autor da proposta, deputado Bernardo Carli (PSDB), lembra que em muitos casos o consumidor é enganado ao acreditar que está sendo beneficiado por um produto mais barato e ressalta que o projeto contou com a parceria da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná).SonoraEm um primeiro momento, a nova regra vai atingir apenas negociações pela internet. Os responsáveis pelos sites terão que informar o histórico de preços dos últimos seis meses de produtos que estejam com desconto igual ou superior a 20%. O projeto prevê penalidades como multa e até cassação de licença para quem não cumprir a regra. O projeto ainda precisa passar por novas votações em plenário antes de entrar em vigor.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesParaná bate recorde em doação de órgãos, mas coordenadora de Central diz que ainda é pouco
(Descrição do áudio))De janeiro a abril deste ano, foram feitos 196 transplantes de órgãos no Paraná. Essa é a melhor média até hoje desde a fundação da Central de Transplantes, em 1995. A Central pertence à Secretaria Estadual da Saúde e coordena todas as atividades de transplantes no estado. Para se ter ideia dos bons números, durante todo o ano de 2015, foram 541 transplantes. Arlene Badoch, que é a coordenadora do Centro Estadual de Transplantes, diz que o avanço se deve à conscientização da população paranaense. Só em doações voluntárias de medula óssea, os paranaenses representam 13% de todos os doadores do país. O maior percentual entre os estados. O Brasil, por si só, tem números muito positivos quando se trata de doação de medula óssea. É o terceiro do mundo em número de doadores voluntários, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Alemanha. . São castrados hoje no banco de doadores, quatro milhões, 240 mil doadores voluntários. Arlene falou sobre eles no começo da sessão plenária desta segunda-feira (16) da Assembleia Legislativa do Paraná, a convite do deputado Ney Leprevost (PSD). O parlamentar diz que é preciso trazer o tema ao legislativo para derrubar mitos que ainda existem em torno da doação. (Sonora)Arlene Badoch também destacou que os avanços nos números das doações de órgãos por aqui têm outros motivos. Segundo ela, são muitas as políticas no estado com relação a credenciamento e diretrizes para garantir o mesmo acesso a todos os paranaenses através de protocolos clínicos e selo de qualidade para todos os centros transplantadores. Ela disse na Tribuna da Casa que o Paraná possui quatro OPUS (Organizações de Procura de Órgãos), em Curitiba, Maringá, cascavel e em Londrina. Lembrou que são 66 Comissões Intra-hospitalares, que trabalham o processo de doação, localizadas em hospitais de toda a rede estadual. Além disso, que são quatro câmaras técnicas para discutir doações de fígado, rins, coração e córneas. E a estrutura organizacional não para por aí. São 15 hospitais que fazem transplante no estado de uma a várias modalidades. 33 equipes transplantadoras. Sete centros de transplantes de medula óssea e seis equipes para fazer esse tipo de transplante. E 25 centros no Paraná para fazer transplantes de córnea. Sete bancos de tecido. Inclusive o único banco de tecido valvular no país está no Paraná. Seis laboratórios de imunogenética para fazer os testes de compatibilidade. Significa dizer que o Paraná está entre os estados mais bem estruturados em todo o processo de transplantes em nível nacional, com altos investimentos, que chegaram a R$ 57 milhões de reais no ano passado. Mas segundo Arlene, é preciso que a sociedade se mobilize ainda mais. Tanto que a Central criou uma campanha que se chama “Doação de Órgãos: Fale Sobre Isso”. Para ela, é preciso que se converse sobre doação de órgãos em casa com a família. Assim todos ficam sabendo da vontade de cada um.Até o dia 6 de maio, eram 1980 os pacientes no Paraná aguardando por um órgão. A maior parte deles, esperando por um rim. Esse paciente, ela explica, pode esperar o transplante vivo, já que pode fazer diálise enquanto aguarda pelo órgão. Privilégio que os pacientes em filas de fígado e coração não têm, porque se eles não conseguirem o órgão a tempo, morrem.Então, ainda há muitos desafios e Arlene Badochi pediu ajuda da Assembleia para elaborar projetos de lei que facilitem as doações de órgãos no estado.(Sonora)E você sabia que a cada doação, é possível salvar até dez vidas? Por isso, Arlene lembrou: doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. E em muitos casos, essa é a única forma de dar qualidade de vida, e vida a uma pessoa.(Sonora )Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesFrente Parlamentar Contra Prorrogação dos Contratos de Pedágio é lançada
(Descrição do áudio)) Os deputados que integram a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio no Paraná, que foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (16) no Plenarinho da Assembleia, elaboraram oito pontos que consideram fundamentais e que serão levados pelos deputados que compõem e Frente para serem discutidos com a sociedade em reuniões em várias regiões do estado. Entre eles, estão, por exemplo, o acompanhamento da execução das obras nas estradas pedagiadas, com base em documentos apresentados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (D.E.R) e também, que todos os programas de investimentos e reformas em novas obras, além das discussões financeiras dos contratos, passem por análise da Frente, como explica o deputado Ademir Bier (PMDB), coordenador da Frente Parlamentar, que defende ainda a realização de um ovo processo de licitação para 2021, além da aprovação de um projeto e de uma PEC em tramitação na Assembleia.(Sonora)O lançamento oficial da Frente Parlamentar contou com a presença de parlamentares que integram o grupo, com participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, do deputado federal Toninho Wandscheer (PROS), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), representantes de sindicatos, da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) e da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), entre outras entidades da sociedade. Segundo o diretor de Operações do DER, Paulo Montes Luz, o Governo do Estado também é contra a prorrogação dos contratos e que, por meio do DER, tem acompanhado e fiscalizado a execução das obras e dos prazos das concessionárias de pedágio.(Sonora)O diretor de Operações do DER lembrou ainda que em 1997, ano em que foram implantados os pedágios, as estradas paranaenses apresentavam péssimas condições e que nesse tempo, os benefícios foram grandes para os usuários. O que Paulo Montes Luz deixou claro ainda é que, na época, o custo não era tão alto quanto hoje, já que a realidade também era outra. Porém, ele acredita que será necessária outra forma de licitação para que os motoristas tenham taxas menores e mais justas.Ele também disse aos parlamentares que 40% das obras previstas em contrato pelas concessionárias já estão concluídas e que outras 20% estão em andamento. Portanto, ele acredita que até 2021, todas serão entregues. São obras de duplicação, colocação de passarelas, pavimentação, acostamento e sinalização, entre outras.(Sonora)O vice-presidente da Faciap, Ivaldo Sá Barreto Filho, destacou a importância da Assembleia criar a Frente Parlamentar para debater o tema, e lembra que será preciso uma grande mobilização tanto dos deputados quanto da sociedade para colocar em prática as decisões tomadas. (Sonora)Para Edson Campagnollo, presidente da FIEP, a instituição se solidariza com os parlamentares e apoia as ações que foram adotadas pela Frente. Ele apresentou números alarmantes sobre o custo do pedágio para o setor produtivo, como por exemplo, que uma empresa que transporta uma carga de Foz do Iguaçu para o Porto de Paranaguá, desembolsa mais de R$ mil reais só em pagamento de pedágio. E lembrou que esse alto custo tem sido um dos gargalos para o desenvolvimento do Paraná.(Sonora)O deputado Toninho Wandscheer, coordenador da Bancada Paranaense no Congresso Nacional, diz que acredita no trabalho da Frente, e que seria importante rever esse sistema dos contratos, que já nasceram errados, na opinião dele. Mas também avalia que a discussão deve se restringir ao estado.(Sonora)Participaram do lançamento oficial da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio ainda os deputados Tercílio Turini (PPS), Evandro Araújo (PSC), Paranhos (PSC), Chico Brasileiro (PSD), Cobra Repórter (PSD), Adelino Ribeiro (PSL), Márcio Pacheco (PPL), Schiavinatto (PP), Requião Júnior (PMDB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Anibelli Neto (PMDB), Márcio Pauliki (PDT). Nélson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB), e Cláudio Palozi (PSC). .A nova Frente Parlamentar já definiu um cronograma de encontros com lideranças locais que devem acontecer no interior do estado. Já está definido que o primeiro desses encontros será em Ponta Grossa, no dia 23 de maio. Em seguida, acontecerão reuniões em Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, no dia 24 de junho; e Londrina e Maringá, no dia 8 de julho. O objetivo dos parlamentares é fazer uma grande mobilização contra a renovação nos contratos para deixar mais baratas as tarifas de pedágio no estado.
Ver mais detalhesNey Leprevost canta com trio caipira no Política e Viola deste sábado
E neste sábado à noite tem Política e Viola, a atração da TV Assembleia que mistura música do campo e um bate papo bem à vontade com os deputados daqui da casa.// O convidado desta semana é Ney Leprevost, do PSD, o curitibano apaixonado por Santa Felicidade, que na entrevista com os apresentadores Willian e Renan, falou da infância, da família e dos programas que apresentou em rádios da capital.//Falou também sobre o avô, João Abrão, que hoje tem 91 anos de vida esbanjando vitalidade.//Ney contou que o avô, muito popular em Piraí do Sul, tentou ser prefeito do município há muito tempo atrás.//E para conquistar eleitores percorreu todos os bairros, inclusive um chamado Enxovia, onde viviam muitas pessoas com hanseníase.//Ouve aí o que a história toda://SOBE SOME os músicos convidados do grupo Viola Quebrada, com Oswaldo Rios, Rogério Gulin e Rubens Pires, tocou muita música caipira de raiz pra animar o programa.//Tocaram inclusive o clássico paranaense de Luiz Carlos Paraná, sucesso do rádio nas vozes do casal e dupla sertaneja, Cascatinha e Inhana, Flor do Cafezal.//SOBE SOMO deputado Ney Leprevost convidou todo mundo para assistir o Política e Viola deste sábado.//SONORA NEY LEPREVOSTEntão você já sabe: o Política e Viola deste sábado, com o deputado Ney Leprevost e o grupo Viola Quebrada começa às nove e meia da noite na TV Assembleia no canal 16 da NET.//O programa ainda reprisa ao meio dia de domingo e pode ser conferido no nosso site, pelowww.alep.pr.gov.br.//
Ver mais detalhesAssembleia reduz em 30% a impressão de papel no primeiro trimestre
A Diretoria de Assistência ao Plenário da Assembleia Legislativa fez sua parte e conseguiu registrar neste ano uma economia de 30% no uso de papel em relação aos três últimos meses do ano passado.//E, nesse caso, 30% significam muito mesmo.//O DAP é responsável, por exemplo, por distribuir a impressão da Ordem do Dia com os projetos de lei para cada um dos 54 deputados nas sessões plenárias que acontecem em três dias da semana.//Muitas vezes cada unidade chega a mais de 50 páginas de papel.//A Coordenadoria de Expediente, que pertence ao DAP, enviava cópias em papel com pedidos de informações, expediente, além de votos de congratulações e menções honrosas a câmaras municipais e prefeituras paranaenses quase todos os dias.//Tudo impresso, por carta, com Aviso de Recebimento, o AR.//Agora, como explica o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, tudo é feito pelo internet, economizando inclusive com o envio.//SONORA JUAREZ VILLELA FILHOA Diretoria de Assistência ao Plenário, seguindo orientação da Mesa Diretora da Assembleia, presidida pelo deputado Ademar Traiano com o deputado Plauto Miró como primeiro secretário, ainda aproveita o papel usado nas sessões plenárias.//As anotações com correções de emendas e de projetos de lei são feitas pela Coordenadoria de Autógrafo do DAP na mesma folha impressa na sessão anterior para reaproveitar o papel.//E ações conjuntas com a Diretoria Legislativa da Assembleia também ajudam, não só na economia, mas na otimização do uso do papel.//O diretor Juarez Villela explica que as duas diretorias já deram um curso aos servidores do Legislativo e de todos os órgãos públicos para isso.//SONORA JUAREZ VILLELA FILHO
Ver mais detalhesDireito e Cidadania é o tema do programa Espaço da Cidadania desta sexta-feira
(Descrição do áudio))Quando o assunto é o respeito aos direitos dos cidadãos, a Constituição Brasileira é considerada uma das mais completas e em acordo com os tratados da ONU. O que falta a muitos brasileiros é o conhecimento dos direitos e deveres e como garanti-los em nossa sociedade. O assunto é o destaque do Programa Espaço da Cidadania desta sexta-feira, que tem como tema Direito e Cidadania.A professora de Direito Constitucional da Fesp (Faculdade de Educação Superior do Paraná), Cibele Fernandes Dias, conversou com o jornalista Luiz Ribeiro sobre a importância de todo brasileiro conhecer e exercer a Constituição. SonoraCibele lembrou que o tema já foi disciplina escolar, que precisa ser reincorporada ao currículo dos estudantes, e também ressaltou a função social da internet e dos meios de comunicação.SonoraA Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com outras instituições públicas, desenvolve o Projeto Geração Atitude para formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil.O Programa Espaço da Cidadania vai ao ar nesta sexta-feira, as 21h30, na TV Assembleia, pelo canal 16 da NET. Você ainda pode acompanhar a entrevista aqui pelo nosso site.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesAprovados cargos do MP e obrigação para que hospitais notifiquem violência
A sessão plenária da Assembleia Legislativa debateu nesta quarta-feira seis projetos de lei, entre eles um da procuradoria Geral do Estado que autoriza a criação de 120 cargos em comissão para o Ministério Público do Paraná.//A matéria, que complementa um projeto aprovado no mês passado criando 58 cargos para a instituição, foi aprovado em primeiro turno e volta ao plenário na segunda-feira para nova discussão.//O líder da Oposição na Assembleia, deputado Requião Filho, do PMDB, já adiantou que vai questionar porque abrir cargos comissionados e não promover um concurso para cargos efetivos.//SONORA REQUIÃO FILHOO líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, encaminhou pela defesa da constitucionalidade do projeto.//SONORA LUIZ CLAUDIO ROMANELLIE um projeto que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde a relatar às policias civil e militar o atendimento a feridos por armas de fogo, facas ou envenenamento vai em breve se tornar lei no Paraná.//A proposta do deputado Paulo Litro, do PSDB, foi aprovada em redação final na sessão plenária de quarta-feira e segue agora para a sanção do governador Beto Richa.//Paulo Litro explicou que o objetivo é agilizar o início das investigações dos casos de violência no estado, já que o texto deixa claro que o relato deve ser feito em, no máximo doze horas.//SONORA PAULO LITRO
Ver mais detalhesComissão de Finanças aprova criação de Sistema de Segurança para Mulheres
A comissão de Finanças da Assembleia Legislativa discutiu nesta quarta-feira uma pauta com quatro projetos de lei, entre eles um que cria no Paraná o Sistema de Segurança para Mulheres em situação de violência doméstica e familiar.//A iniciativa, proposta pela deputada Cristina Silvestri, do PPS, e relatada na comissão por Tadeu Veneri, do PT, teve o parecer favorável aprovado pela maioria do grupo.//O presidente da Comissão de Finanças, deputado Gilson de Souza, do PSC, falou dos dois projetos aprovados, na quarta-feira, já que dos outros dois itens da pauta um recebeu pedido de vista e outro foi adiado.//SONORA GILSON DE SOUZA
Ver mais detalhesAudiência debate na Assembleia a dívida pública da União e dos Estados
A Assembleia debateu na manhã desta quarta-feira em uma audiência pública no Plenarinho da Casa a dívida pública e os impactos dela no Brasil e no Paraná.//O encontro foi presidido pelo deputado Péricles de Mello, do PT, e teve explanações da coordenadora da associação Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, e do representante da Coordenação da Administração Financeira do Estado, João Otávio Faria Borges de Sá, que falaram sobre as causas das dívidas nacional e estadual.//O deputado Péricles de Mello explicou que é preciso manter o debate sobre a dívida nos moldes do fórum permanente da Auditoria Cidadã da Dívida.//SONORA PERICLES DE MELLOPéricles de Mello falou ainda da criação de uma Frente Parlamentar para debater a dívida pública na Assembleia Legislativa.//SONORA PERICLES DE MELLO
Ver mais detalhesDeputado Sergipano convida parlamentares para participarem de Conferência da UNALE
(Descrição do áudio)Nomes como o do ex-ministro do Supremo, Joaquim Barbosa e do senador Antônio Anastasia, relator do processo de impeachment da presidente Dilma no Senado, estarão entre os palestrantes da 20ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais, (UNALE), que acontece nos dias 1º, 2 e 3 de junho em Aracaju, capital do Sergipe. Foi o que anunciou nesta quarta-feira (11) o deputado estadual sergipano Antônio dos Santos, na Tribuna da Assembleia. Além de ser o tesoureiro, ele também foi eleito presidente da Comissão organizadora da Conferência, que nesta edição lança o selo dos vinte anos de história da UNALE. Antônio dos Santos veio convidar os parlamentares paranaenses para que participem.O segundo secretário da Assembleia, deputado Ademir Bier (PMDB), quer incentivar os parlamentares paranaenses a participarem.(Sonora Os organizadores do evento acreditam que ele deve ser marcado por uma presença maciça dos deputados estaduais brasileiros.. Segundo Antônio dos Santos, o objetivo é fazer desta a maior conferência da Unale já realizada no Brasil e com um tema que tem tudo a ver com o momento político atual pelo qual passa o país.(Sonora) Cerca de 50 representantes da Confederação dos Parlamentos da América (COPA) também estarão presentes no evento de Sergipe. Além de parlamentares europeus. De acordo com Antônio dos Santos, eles querem saber mais sobre as experiências bem sucedidas do Brasil em relação ao processo migratório.(Sonora)São 1059 os legisladores estaduais atuando em 27 assembleias brasileiras incluindo o Distrito Federal. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesTecnologia e educação serão temas de audiência pública na Assembleia Legislativa
(Descrição do áudio))As consequências do uso irracional da internet e das novas tecnologias na educação e na saúde das crianças e adolescentes serão discutidas durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa de promover o debate sobre o tema é da presidência da Assembleia e da Comissão de Educação da Casa, comandada pelo deputado Hussein Bakri (PSD).A audiência pública com o tema “Tecnologia e Dignidade Humana no Paraná” acontece na próxima terça-feira, 17 de maio, a partir das 8h30, no Plenarinho da Assembleia e vai reunir especialistas para debater políticas públicas de proteção as crianças e adolescentes na era digital. Bakri explica que o uso excessivo das redes sociais e a diminuição do contato real entre as pessoas têm impactos diretos na educação.SonoraA programação inclui palestras com Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, delegado chefe do Núcleo de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no Paraná, com a doutora em Tecnologia e Sociedade, Cineiva Campoli Paulino Tono, Fundadora do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana e com a doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Luci Pfeiffer, coordenadora do Programa HC-Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente). O deputado Hussein Bakri ressalta que a intenção do grupo é definir uma linha de ação e medidas práticas a serem adotadas.SonoraO evento será em alusão ao Dia da Tecnologia e Dignidade, comemorado em 15 de maio, e também marcará a regulamentação da lei nº 18.572/2015. Os interessados em participar dos debates podem entrar no site da Assembleia, www.alep.pr.gov.br, para terem acesso a link para inscrições.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesSó depois de audiência pública, deputados decidem se aprovam câmeras no transporte escolar
(Descrição do áudio)) Dois projetos de lei foram analisados na reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa no começo da tarde desta quarta-feira (11). Um deles, apresentado ano passado pelo deputado Artagão Júnior (PSB), que agora está no comando da Secretaria da Justiça, Trabalho e Cidadania, que abona as faltas de alunos nas escolas públicas e particulares motivadas por princípios de consciência religiosa, incluindo provas e outras avaliações, como participação em concursos públicos e vestibulares, que aconteçam aos sábados. O relator, deputado Thiago Amaral (PSB) apresentou parecer favorável à proposta, que foi aprovado pelos parlamentares membros da comissão que participaram da reunião desta quarta: Paulo Litro (PSDB), Márcio Pacheco (PPL), Anibleli Neto (PMDB) e o presidente da Comissão, o deputado Hussein Bakri (PSD). Os parlamentares também aprovaram uma emenda do deputado Anibelli Neto que propõe que os estabelecimentos de ensino ofereçam alternativas para os alunos recuperarem as aulas perdidas por questões religiosas. Durante a reunião, os deputados decidiram marcar uma audiência pública com representantes da Secretaria da Educação, Ministério Público, associação de pais e com empresários de transporte para debater outra proposta: a que prevê a instalação de câmeras de segurança e de sistema de rastreamento permanente nos veículos de transporte escolar do estado. Ela é deputado Leonaldo Paranhos (PSC) e os parlamentares temem que essa obrigatoriedade traga aumento de custos para quem atua nesse setor. Hussein Brakri concorda.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesProjeto que prevê criação de cargos na Cohapar é aprovado na reunião extraordinária da CCJ
(Descrição do áudio))Mesmo com dois votos contrários, dos deputados Péricles de Mello (PT) e Nereu Moura (PMDB), foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) extraordinária desta quarta-feira (11) o projeto do Governo que prevê a criação de cargos em comissão na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A proposta quer transformar em lei a criação de 45 cargos de livre nomeação e exoneração que já existem na instituição, mas que correm o risco de serem extintos em função de uma decisão judicial, que deu um prazo de três meses para a extinção ou para que o Governo tomasse alguma providência. Esse prazo vence em 6 de junho. O relator do projeto na CCJ, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), diz que essa era a única forma do Governo regularizar a situação dos servidores.(Sonora) Na opinião de Nereu Moura é justamente o contrário. Porque, se a justiça vetou os cargos, é porque eles são irregulares.(Sonora)Outros cinco projetos foram analisados pelos deputados que integram a CCJ. Dois foram aprovados. Entre eles, o que pretende regulamentar os serviços gratuitos de equoterapia e equitação oferecidos pelo regimento de Polícia Montada. Hoje 400 famílias contam com o serviço, que em muitos casos, funciona como tratamento para pacientes com doenças do sistema nervoso que interferem no equilíbrio. A proposta foi apresentada pelo deputado Márcio pauliki (PDT) e o parecer favorável na CCJ foi do deputado Pedro Lupion (DEM).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesCPI dos Animais vai elaborar mapa dos crimes contra os animais no Paraná
(Descrição do áudio))Os deputados que compõem a CPI dos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná definiram nesta quarta-feira que organizarão um mapa do crime ambiental contra os animais no Paraná. A decisão foi tomada durante a reunião da CPI que contou com a participação do delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Adriano Ademir da Cruz Ribeiro. O presidente da comissão, deputado Felipe Francischini (SD) explica que a coleta de dados de todo o Paraná vai colaborar com o planejamento das ações da CPI.SonoraSegundo o delegado de Proteção ao Meio Ambiente, o Paraná tem apenas uma delegacia especializada em crimes ambientais e contra os animais. A unidade instalada em Curitiba recebe o apoio de delegacias regionais para investigações, mas não há um sistema integrado para registro das ocorrências. Adriano da Cruz Ribeiro ressalta a importância da criação de uma central de inteligência para crimes ambientais.SonoraCom apenas 30 funcionários, a delegacia especializada recebe uma média de 15 a 20 denúncias diárias sobre maus tratos. Em 2014, foram constadas 44 situações de maus tratos aos animais. Já em 2015, o número de crimes registrados aumentou para 177 casos. O delegado enalteceu o trabalho desenvolvido pela comissão.SonoraAlém de atuar no combate aos maus tratos, o trabalho da CPI também deve incluir a venda irregular de animais, a existência de criadouros clandestinos e o desvio de recursos públicos que deveriam ser aplicados na proteção dos animais. O deputado Francischini lembra que o grupo vai cobrar a implementação de políticas públicas que resguardem os animais.SonoraTambém participaram da reunião a deputada Cristina Silvestri (PPS), os deputados Rasca Rodrigues (PV), Stephanes Junior (PSB) e Alexandre Curi (PSB).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.
Ver mais detalhesDeputados e estudantes que visitam Assembleia interagem
(Descrição do áudio))Mais uma turma de alunos do Colégio Positivo Jardim Ambiental visitou a Assembleia nesta semana. Foi no começo da tarde desta quarta-feira (11) que o grupo do 9º ano começou o passeio pelos espaços do Poder legislativo paranaense. Antes, os estudantes que têm uma média de 14 anos, conheceram alguns parlamentares, entre eles, o presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB). Olivir Lunardon ficou impressionado com a gentileza dos parlamentares com os alunos.(Sonora)Assistir um pouco da sessão plenária, onde os deputados fazem discursos, debates e principalmente, onde votam os projetos que vão virar lei mais tarde, faz parte do roteiro da visita dos alunos. Mariana Scott gostou de presenciar os debates ao vivo.(Sonora)Nestes passeios, os estudantes conhecem salas, os salões, a arquitetura dos prédios, e também ficam sabendo como funciona a Assembleia na prática. A visita desta quarta fez parte da matéria de Geografia. O professor Tiago Alcântara diz que temas como política e cidadania estão entre as filosofias da escola e inseridos na matéria de Geografia. E nada como os alunos verem na prática para assimilarem bem o conteúdo aprendido em sala de aula.(Sonora)Todas as escolas podem conhecer a Assembleia. Basta agendar pelo telefone: (41)33504007.Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.
Ver mais detalhesParanhos é o convidado do Fala Deputado desta semana! Ouça!
O persistente Paranhos está no Programa “Fala Deputado” desta semana Na entrevista, ele contou boas histórias do tempo de vendedor e de como a persistência o ajudou a se tornar parlamentar. Persistência é a principal característica de Leonaldo Paranhos (PSC), ou simplesmente, Paranhos. Antes de se tornar parlamentar, o entrevistado desta semana do programa “Fala Deputado”, da Rádio Assembleia disputou (e perdeu) oito eleições seguidas. Cinco só para deputado. “Por aí dá pra perceber como eu amo política, né? Mas persistente eu sempre fui em tudo o que eu fiz”, disse. Paranhos é de Formosa do Oeste, mas mora em Cascavel, no Oeste do Paraná. Está no segundo mandato e, entre as áreas prioritárias que defende na Assembleia, está a da saúde. Logo que foi eleito pela primeira vez, em 2010, conseguiu assinaturas para instalar a CPI do SUS. E um dos motivos que levaram o deputado a querer mais qualidade na saúde foi um fato que aconteceu dentro da casa dele quando ainda era garoto. “Vi minha mãe correr os hospitais com meu irmão para não permitir que amputassem o braço quebrado dele, o que, graças a Deus e a persistência dela, não aconteceu, mas me marcou muito”, lembrou durante a entrevista. De família humilde, para sobreviver, Paranhos Já colheu algodão e trabalhou em madeireira, mas se destacou mesmo foi como vendedor das Casas Pernambucanas. Ele revelou aos jornalistas Trajano Budola e Dálie Felberg, que era uma função árdua. Quase um militarismo. “Se você não vendia a quantidade necessária para bater a meta do mês, tinha que comprar para atingir. Hoje não tem mais isso, mas confesso que tive que correr muito atrás”. E foi graças a uma venda bem sucedida que Paranhos foi premiado e comprou o primeiro bem: uma moto. Paranhos acredita numa política onde o representante, seja vereador, deputado, prefeito, não importa, precisa estar mais próximo da população. “o agente político é a voz das pessoas. Não podemos nos distanciar delas. E é assim que tento me manter”, finalizou.
Ver mais detalhesRegimento, anúncio contra a pedofilia e convite à Marcha para Jesus são destaques na sessão de terça-feira
Os deputados da Assembleia voltaram a discutir na sessão plenária desta terça-feira as emendas ao projeto de resolução que altera o Regimento Interno da Casa.//Foram votadas 23 emendas de um total de 47 propostas apenas para o segundo capítulo do regimento atual.//Entre hoje e ontem, 28 emendas foram aprovadas e a discussão volta ao plenário na segunda-feira que vem para a análise do terceiro capítulo.//Além das emendas ao regimento os deputados aprovaram, em segunda discussão, um projeto de lei que reforça o alerta contra a pedofilia e abusos sexuais contra crianças e adolescentes.//O objetivo é informar o público de cinemas em todo Paraná durante os meses de maio sobre como devem ser feitas as denúncias contra este crime terrível.//A proposta foi do deputado Ricardo Arruda, do DEM, que pensou na exibição nas salas de cinema antes do início dos filmes para que a mensagem explicativa chegue a cada vez mais gente.//SONORA RICARDO ARRUDAJunto com o anúncio publicitário deve ser veiculado ainda um informe alertando sobre os riscos das drogas, proposto pelo deputado Gilson de Souza, do PSC, por subemenda apresentada na Comissão de Constituição e Justiça.//O Grande Expediente da sessão foi usado para o convite à Marcha para Jesus em Curitiba que acontece no próximo dia 21, com saída às nove da manhã da Praça Santos Andrade em direção ao Centro Cívico.//O bispo Antônio Cirino, que foi à Assembleia atendendo um chamado da deputada Mara Lima, do PSDB, falou que a expectativa para este ano é reunir cerca de 350 mil pessoas na caminhada.//SONORA BISPO ANTÔNIO CIRINO
Ver mais detalhesAlunos de gestão pública da UFPR Litoral visitam a Assembleia
Um grupo de alunos do primeiro semestre do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, que fica em Matinhos, conheceu a Assembleia Legislativa nesta terça-feira como parte das atividades de suas formações.//Eles ouviram orientações sobre o funcionamento da Casa, esclareceram dúvidas sobre o trâmite dos projetos e perguntaram no plenário para os deputados Tercílio Turini, do PPS, e Hussein Bakri, do PSD, como são os debates na Ordem do Dia.//O estudante Mateus Matoso Medina gostou da experiência de ver na prática como funciona tudo o que aprendem na teoria e discutem em sala de aula na faculdade.//SONORA MATEUS MATOSO MEDINAIrene Salestino, também do primeiro semestre de Gestão Pública, lamentou o fato de haverem poucas mulheres deputadas na Assembleia.//Ela espera poder contribuir para mudar esta situação no futuro.//SONORA IRENE SALESTINO
Ver mais detalhes