RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

19/08/2015 18:52

Audiência debate pesca predatória versus pesca esportiva no Iguaçu

O deputado Guto Silva, do PSC, presidiu na manhã desta quarta-feira, no plenarinho da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para discutir o potencial turístico da bacia do Rio Iguaçu com atividades ligadas à pesca esportiva.//A iniciativa, apoiada pela Associação de Pesca do Médio Iguaçu, debateu com representantes dos governos Estadual e Federal uma agenda para coibir a pesca predatória em toda a bacia do rio para valorizar o esporte e desenvolvimento desta modalidade econômica.//Para isso o grupo quer além de cobrar das autoridades ambientais e policiais uma fiscalização mais rigorosa, formar e capacitar guias pesqueiros locais e fomentar nas comunidades à beira do Iguaçu o empreendedorismo na área da pesca sejam com a piscicultura, hotelaria ou venda e produção de artigos esportivos.//De acordo com o deputado Guto Silva o potencial do Rio Iguaçu é ilimitado, desde que as leis ambientais sejam respeitadas.//SONORA GUTO SILVAPara o representante da Associação de Pesca do Médio Iguaçu, Alexandre Woehl, tanto o esporte quanto o meio ambiente perdem com a ação da pesca predatória.//Ele cobra rigor em ações integradas de fiscalização.//SONORA ALEXANDRE WOEHLParticiparam da audiência pública ainda os deputados Chico Brasileiro, do PSD, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, além de Hussein Bakri, e Claudio Palozi, do PSC//

Ver mais detalhes
19/08/2015 18:51

Comissão de Finanças aprova projetos do Executivo e Judiciário

Dois projetos de lei, um do Poder Executivo e outro do Poder Judiciário, foram aprovados na tarde desta quarta-feira pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa.//Os pareceres favoráveis dos deputados Tadeu Veneri, do PT, e Elio Rusch, do DEM, autorizam as matérias a seguir para a discussão no plenário da Casa, já que as iniciativas não geram custos para o Estado.//O primeiro deles, do Judiciário, cria a secretaria da direção do fórum em todas as comarcas e foros do estado do Paraná.//O segundo, relatado por Elio Rusch, regulamenta o quadro de servidores efetivos e dos cargos comissionados do Departamento de Trânsito do Paraná, o Detran.//O presidente da Comissão de Finanças, deputado Gilson de Souza, do PSC, falou sobre os pareceres dos parlamentares.//SONORA GILSON DE SOUZAParticiparam da reunião ainda os deputados Tiago Amaral, do PSB, Fernando Scanavaca, do PDT, Cristina Silvestri, do PPS, e Paulo Litro, do PSDB.//

Ver mais detalhes
19/08/2015 17:10

Ouça a agenda desta quinta (20) na Assembleia Legislativa

 (Descrição do áudio))(Entra vinheta)) O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) recebe nesta quinta-feira (20), às  duas e meia da tarde (14h30),  no Gabinete da Presidência, o governador da Província de Hyogo, Toshizo Ido, que está no Brasil para participar das comemorações dos 45 anos de irmandade entre o Estado do Paraná e a Província japonesa.      As comemorações são parte dos diversos eventos culturais que celebram  os 100 anos  da colonização japonesa no Paraná e os 120 anos do  início das  relações diplomáticas entre  Brasil e Japão.  A uma e meia da tarde (13h30),  no Plenarinho da Assembleia, a Frente Parlamentar Ambientalista   promove uma audiência pública para discutir o "Enquadramento e os usos múltiplos dos corpos de água do Paraná". O foco da discussão será o debate sobre a reclassificação dos rios paranaenses, em especial,  da Bacia do Tibagi, anunciados pelo Instituto das Águas do Paraná em maio deste ano. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar,  deputado Rasca Rodrigues (PV), o encontro define o que pensam os especialistas em gestão de recursos hídricos  sobre o tema, que deverá ser discutido  pelos  Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná quando forem construir os planos de gestão.

Ver mais detalhes
19/08/2015 16:27

Deputados da Frente Parlamentar do Oeste cobrarm investimentos federais no Consamu

((Descrição do áudio))11 deputados estaduais integram o Bloco de parlamentares do Oeste do Paraná na Assembleia. Eles se reuniram para tratar das grandes demandas da região Oeste. Entre elas, estão, por exemplo, investimentos na Unioeste, os problemas de infraestrutura, como estradas e aeroporto. Os deputados  acreditam que a união das forças vai ser fundamental para que surjam as soluções. Até porque, o Bloco é pluripartidário.  O coordenador do Bloco, ou Frente Parlamentar, como está sendo chamado o grupo, é o deputado Schiavinato (PP).      Na tarde desta quarta-feira (19) o deputado Adelino Ribeiro (PSL), que também compõe o bloco,  disse que hoje a principal demanda da região é buscar alternativas para o  Consamu (Consórcio Municipal Samu do Oeste do Paraná). Ele foi criado  em  2012 com o objetivo de trazer melhorias na infraestrutura na área da saúde na região.  São credenciados ao consórcio 43 municípios, onde o Governo federal, por meio do Ministério da Saúde, instalou toda uma  estrutura com equipamentos, ambulâncias. O problema, segundo o deputado,  é que ele não cumpriu a sua parte, que seria bancar com 50% dos investimentos. A outra metade seria dividida entre o Governo do Estado e as prefeituras.  De acordo com Adelino, alguns municípios que no estão bancando  100% do projeto, mas principalmente os pequenos estão com dificuldades para fazer os repasses. O prejuízo já chega a R$ 4 milhões de reais.(Sonora) O Bloco cobra providências e vai encaminhar um documento ao Ministério da Saúde pedindo que não sejam cortados mais recursos para a área. O deputado Adelino vê os cortes como descaso com a população que depende da saúde pública. (sonora)No próximo dia 31 , vai ser realizada na  Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) uma assembleia  com dois itens na pauta: Um deles   trata do aporte financeiro de R$ 4 milhões de reais  para fechar o orçamento do ano e resolver a situação do Consamu. Não sendo aprovada essa proposta, o segundo item a ser discutido é o encerramento das atividades do Consórcio.

Ver mais detalhes
19/08/2015 16:14

Assembleia promove mais cursos para servidores

A Assembleia Legislativa está com  novos cursos aos servidores. Desta vez na área de Tecnologia da Informação e Comunicação e na área Jurídica. O  curso, de “Planilha de Cálculo”, tem uma carga horária de 16 horas e onze vagas e vai ser com o professor Cesar de Mello. Ele acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Celepar.    Os cursos são sempre às quintas e sextas-feiras porque são dias em que a Assembleia não tem sessões plenárias, o que facilita a participação dos funcionários interessados sem prejudicar o trabalho no Legislativo.   Estão agendados ainda os cursos de “Técnica Legislativa – Elaboração, Redação, Alteração e Consolidação de Leis”, com doze horas de duração, no período de 17 e 18 de setembro e o  de “Processo Legislativo”,  também com 12 horas de duração, nos dias 8 e 9 de outubro.   Os dois cursos serão ministrados pelo professor catarinense Armando Carvalho Agostini, na Escola de Governo do Paraná, e vai ser na Escola de Governo, que fica no Palácio das Araucárias.  Para estes cursos,  o número de vagas é maior:  50, em função das amplas instalações do local  das aulas.  Também vão ser feitos outros cursos, como a “Oficina de Escrita Oficial”, com 24 horas-aula ministradas pela professora Adriane Ribas Setti, no período de 15, 16 e 22 de outubro, também na Escola de Governo.  Uma das condições exigidas para a participação nos cursos é 100% de presença. Quem não puder comparecer deve comunicar antes do início das aulas, sob pena de ter seu cadastro junto ao convênio bloqueado por seis meses.Os cursos são parte do programa da Assembleia de Desenvolvimento de Competências dos servidores previstos para este ano. Feito através de convênio com a Escola de Governo do Estado. Lembrando que o Celepar fica na Rua Mateus Leme, 1561 – Bom Retiro) e a Escola de Governo dentro do palácio das Araucárias, no Centro Cívico. As aulas acontecem sempre de 8:30h da manhã às 17:30h (cinco e meia da tarde).

Ver mais detalhes
18/08/2015 19:10

Assembleia aprova projetos do Executivo para Infraestrutura, Educação e Trabalho

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira uma série de projetos de autoria do Poder Executivo, para as áreas de educação e infraestrutura.//Dois deles tratam da estruturação da Agencia Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná, a AGEPAR, sendo um para a criação do quadro de carreira para os servidores do órgão e o outro que vincula o orçamento da agência à Casa Civil do Governo.//Outro projeto discutido e aprovado estabelece uma adequação no texto original da criação do PARANAEDUCAÇÃO, de 1997, para que uma anomalia jurídica fosse corrigida.//A proposta revoga um artigo que atribui a superintendência do PRANAEDUCAÇÃO ao secretário de estado de Educação.//De outra forma, o secretário estaria sujeito a ser, como representante do Governo, contratante de serviços de uma empresa auxiliadora do Sistema Estadual de Educação da qual ele mesmo seria superintendente.//O projeto foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes.//O quarto projeto, que se refere à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, é a prorrogação dos mandatos dos conselheiros do Cedca, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, fiscalizador das ações e politicas de garantia do bem estar dos jovens paranaenses.//O líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, explicou que o Cedca é composto por 24 representantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada.//SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLIOs quatro projetos de lei voltam para segunda discussão na Ordem do Dia da Assembleia nesta quarta-feira.//

Ver mais detalhes
18/08/2015 19:09

Comissão de Ciência e Tecnologia vai visitar as sete universidades estaduais

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta terça-feira para discutir a criação de uma agenda de visitas às universidades estaduais do Paraná para conhecer as demandas de cada instituição.//O grupo decidiu que a partir do mês de setembro vai até cada uma das sete instituições paranaenses para ouvir dos reitores, alunos e sindicatos de funcionários as dificuldades para levar ao Poder Executivo como pauta de sugestões.//O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Tercílio Turini, do PPS, explicou que o objetivo é com as conversas promover uma grande audiência pública com toda a comunidade acadêmica do estado.//SONORA TERCÍLIO TURINIParticiparam da reunião ainda a deputada Cristina Silvestri, do PPS, e Evandro Araújo e Cláudio Palozi, do PSC, Chico Brasileiro, do PSD, Pastor Edson Praczyk, do PRB, e Márcio Pacheco, do PPL.//

Ver mais detalhes
18/08/2015 18:47

Diretor da Copel explica aos deputados motivos do reajuste de energia

((Descrição do áudio))Vlademir Daleffe,  diretor presidente da Copel Distribuição explicou aos deputados , como funciona a cobrança de energia elétrica no Paraná.   Foi na tarde desta terça-feira (18) durante a sessão  da Assembleia Legislativa.  Ele falou por cerca de meia hora,  principalmente sobre os motivos do reajuste na conta de energia elétrica e como são feitos os cálculos das tarifas,  já que os parlamentares tinham dúvidas também  com relação aos lucros da empresa.       Para Daleffe, entre as causas das altas na conta de luz estão a redução na tarifa de 20% no ano de 2012, feita pelo Governo Federal, a falta de planejamento do próprio Governo Federal, que acabou  precisando acionar as usinas termelétricas, com custo muito mais alto, , e claro,  a falta de chuvas, que fez despencar o nível das represas o que deixou a geração de energia mais cara.Com relação à  Copel,  respondeu que, mesmo no balanço da empresa constando lucros no primeiro semestre,  essa é apenas  uma questão contábil, porque a empresa, como qualquer outra, precisa do lucro para fazer investimentos. E afirmou que a  Copel Distribuição faz obras todos os dias e o lucro é usado para isso.  De acordo com o diretor, são 20 mil obras por ano para atender o consumidor e o crescimento do mercado.  Então, diz Vlademir, ele é baixo se comparado ao tamanho da empresa, que tem um patrimônio líquido de R$ 5,2  bilhões.     A copel, segundo ele,  compra energia e só repassa o aumento  para o consumidor, uma vez por ano. O lucro, nesse caso, é investido. Uma decisão que é do Governo do Estado, que usa para as políticas públicas. Ele explicou ainda que dos  15% de aumento médio na  energia que o consumidor paranaense  pagou este ano,  apenas 0,34% foram para  custos com a Copel. O restante foi para  impostos e  compra de energia.     (sonora)  O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), diz que a vinda do diretor da Copel Distribuição ao Legislativo foi esclarecedora para que os deputados entendessem o que levou o consumidor a pagar mais alto pela energia.

Ver mais detalhes
17/08/2015 19:05

Comissão de Educação aprova atualização da PARANAEDUCAÇÃO

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta segunda-feira para analisar o parecer do deputado Márcio Pacheco, do PPL, sobre o projeto que chegou à Casa como mensagem do Governo do Estado e atualiza a PARANAEDUCAÇÃO.//De acordo com o texto original de 1997, data de criação, a PARANAEDUCAÇÃO, pessoa jurídica de direito privado, tem a função de auxiliar o Sistema Estadual de Educação, mas atribui ao secretário de Educação a superintendência da entidade.//Esta situação cria uma irregularidade na administração, já que coloca o secretário em uma posição de contratado como superintendente da entidade e contratante como secretário de governo.//Márcio Pacheco explica porque votou favoravelmente à mudança proposta pelo Executivo.//SONORA MÁRCIO PACHECOAinda durante a reunião desta segunda-feira os membros da Comissão de Educação decidiram que na quarta-feira dia 26 de agosto às nove da manhã, será feita no plenarinho da assembleia uma audiência pública para debater o ensino técnico profissionalizante no Paraná.//O presidente do grupo, o deputado Hussein Bakri, do PSC, explicou que existe uma preocupação com a extinção de alguns cursos profissionalizantes em escolas estaduais.//SONORA HUSSEIN BAKRIParticiparam da reunião ainda os deputados Tiago Amaral, do PSB, Maria Victoria, do PP, e Professor Lemos, do PT.//

Ver mais detalhes
17/08/2015 18:59

Voluntários que ajudam moradores de rua e instituições são homenageados na ALEP

(Descrição do áudio))O trabalho dos obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus vai muito além da evangelização.  Eles ajudam pessoas que vivem nas ruas, viciados em droga e álcool,  visitam presídios, hospitais, asilos... Nestas instituições, por exemplo, eles ajudam na comunicação com as famílias, ou comprando medicamentos. No caso dos viciados, eles encaminham para  casas de recuperação, auxiliam na emissão de documentos.... Ações que acabam levando esperança a estas pessoas.  Por esse motivo, o deputado Edson Praczyk (PRB),  resolveu homenagear estes voluntários com uma sessão solene no fim  da tarde desta segunda-feira (17) na Assembleia Legislativa.   Por meio do pastor Denilson Pimenta, todos os mais de quatro mil obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus no Paraná, foram homenageados. Homens, mulheres, jovens...que auxiliam os pastores nesse trabalho. Segundo o pastor Denilson, muitos deles são  ex-viciados,  ex-moradores de rua... Que ele considera pessoas fundamentais para a continuidade do trabalho  da igreja.   Só em Curitiba, o pastor Denilson  conta que  já conseguiram ajudar cerca de quatro mil pessoas. Um trabalho que vale a pena.(sonora)O deputado Edson Praczyk, que também é pastor diz que dedicar um dia aos obreiros foi uma das formas que ele encontrou para celebrar esse trabalho. É o terceiro domingo de mês de agosto, que está no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.(sonora)E  o pastor Denilson Pimenta ficou sensibilizado com a homenagem da Assembleia.(sonora)

Ver mais detalhes
17/08/2015 17:53

Programa "Geração Atitude" é lançado na Assembleia

 ((Descrição do áudio))(começa com Traiano falando sobre o projeto))A afirmação do presidente da Assembleia, Ademar Traiano, diz respeito à  importância do convênio que o Legislativo  acaba de celebrar com Ministério Público do Paraná, e com os Poderes Judiciário e Executivo para incentivar a prática da cidadania nas escolas da rede estadual de ensino. Por meio do projeto Geração Atitude, estudantes  vão conhecer mais de perto o dia a dia essas instituições de uma forma inovadora. Participando de  gincanas, palestras e aulas  sobre o  que representa e o que significa cada um dos poderes. Depois de receberem cartilhas, os  alunos vão saber como elaborar projetos de lei, fazer emendas e até decretos legislativos e os melhores projetos serão selecionados para que os estudantes componham o Parlamento Jovem Cidadão. Esta já é a segunda edição do  “Geração Atitude”. O objetivo é promover a  cidadania junto aos estudantes  para permitir que eles possam viver, na prática, o que ela representa.   Para o procurador-geral de Justiça do Estado,  Gilberto Giacoia, é investindo nas novas gerações que se vai formar um cidadão mais consciente no futuro.(sonora) :  O  “Geração na Escola”, a “Caravana da Cidadania” e a “Gincana da Cidadania” fazem parte das etapas em que o projeto é dividido. O “Geração na Escola”, por exemplo,  são as atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes na formação cidadã dos alunos, em sala de aula, com conteúdos  voltados para a cidadania. Também tem a  “Caravana da Cidadania”, um concurso que vai selecionar  os melhores trabalhos dos estudantes e que vai premiar alunos e professores orientadores com uma viagem para Curitiba, onde eles  terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos três Poderes e do Ministério Público. Outra fase é a distribuição do “Guia do Cidadão”. A publicação, em linguagem simples,  aborda temas como democracia, política, eleições, direito ao voto, cidadania... É a partir destes temas que vai surgir a  “Gincana da Cidadania”, um programa de televisão  educativo-cultural que será gravado em Curitiba e no interior do estado pela TV Assembleia, com o objetivo de disseminar, de forma lúdica, o conteúdo do Guia do Cidadão. Este guia, elaborado pelo Ministério Público,  vai ser enviado aos 32 Núcleos de Educação. Segundo o coordenador do projeto, o promotor Eduardo Cambi, esta parceria com a Assembleia, Governo e Judiciário, torna  os estudantes multiplicadores da cidadania.(sonora)  A secretária da educação, Ana Seres Comin,  diz que trabalhar com os jovens dessa forma é um dos caminhos para despertar o interesse deles para temas tão importantes.(Sonoras))  A TV Assembleia vai acompanhar o trabalho nas escolas de todo o Paraná e divulgar as ações do Geração Atitude. Você vai poder assistir a emissora oficial da Assembleia no canal 16 da Net, mas se não tiver a operadora aí na sua região, não tem problema. Basta acessar o site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia.

Ver mais detalhes
17/08/2015 10:16

Ouça o que o presidente Ademar Traiano tem a dizer a você

Ouça o que o presidente Ademar Traiano tem a dizer a você sobre as principais notícais do Legislativo esta semana.

Ver mais detalhes
14/08/2015 17:17

Ouça aqui tudo o que vai acontecer na próxima semana na Assembleia

(Descrição do áudio))Cláudia: Olá! Chegamos com uma  edição novinha do programa que até agora era Resumo da Semana, mas que a partir de hoje, ganha um novo nome e notícias quentinhas pra você que nos acompanha!Trajano: É que, em vez de resumir o que foi notícia na Assembleia, nós vamos trazer pra você o que de mais importante vai acontecer aqui no Legislativo na próxima semana.Cláudia: Claro que também vamos relembrar a notícia que mais “bombou” , durante a semana na linguagem das mídias sociais... Aquela que foi mais comentada, mais lida, mais compartilhada....Trajano: E vamos já contar como está a agenda entre os dias 17 e 21 de agosto por aqui.Cláudia:  Por sinal, intensa. Serão muitas reuniões das  comissões permanentes da Casa. Entre elas, a de Assuntos Metropolitanos, de Educação, CCJ, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Finanças...Trajano: Tem também reunião de duas  CPIs. Uma  que investiga denúncias de uma doação supostamente irregular de uma área em Pontal do Paraná, e outra que apura denúncias de violência contra a mulher.Cláudia: Audiências públicas, que têm tudo a ver com o trabalho das comissões, porque são os integrantes que sempre propõem as audiências.Trajano: Esta semana tem uma sobre o tema “pesca Esportiva e Vocação Turística do Rio Iguaçu” e outra sobre os cuidados para melhorar a salubridade da água no estado.Cláudia: E não podemos esquecer das dezenas de projetos votados nas sessões plenárias e também de homenagens, discursos, programas, que são lançados durante as sessões.Trajano: Esta semana tem o lançamento do projeto “Geração Atitude”, firmado entre a Assembleia, o Governo do Estado, o Tribunal de Contas e o Ministério Público Estadual.Cláudia: O projeto é ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção e o objetivo é apoiar a formação cidadã de jovens paranaenses.Trajano: A ideia é que os estudantes de segundo grau, das redes pública e privada, se sintam estimulados a ajudar  a melhorar a sociedade onde vivem.Cláudia: São 160 escolas participando e discutindo política, democracia, eleições e voto consciente, além de noções de como funcionam o Ministério Público e a Assembleia Legislativa, o Poder Executivo e o Judiciário. Nós vamos participar do projeto e manter todo mundo informado sobre ele.Trajano: Também tem entrega de Menção Honrosa ao pastor Denilson Alves Pimenta, teólogo,  da Igreja Universal do Reino de Deus, que faz um trabalho de evangelização voluntário em hospitais e  instituições assistenciais, entre outras.  A homenagem foi proposta pelo  deputado Edson Praczyk, do PRB.  A cerimônia está marcada para segunda-feira, às seis da tarde.Cláudia: E por falar nisso, semana passada, diversos atletas paranaenses ou que treinam aqui no estado, que ganharam medalhas no Pan de Toronto, no Canadá, também foram homenageados pela Assembleia.Trajano: Vamos ouvir o que disse o deputado Ney Leprevost, o responsável pela iniciativa.(sonora)(sobe som))Cláudia:  E tudo que acontece por aqui, a gente leva pra você, que nos ouve. Por isso, fique ligado numa rádio aí da sua região ou nas nossas redes sociais e no nosso site. Vamos dar os endereços, Trajano.Trajano: É isso aí. Vamos lá. www.alep.pr.gov.br. www.facebook.com/assembleialegislativadoparana. Estamos esperando você!Cláudia: Diga pra gente o que achou do novo formato do programa. Opine, curta, compartilhe, acesse. Estamos te esperando. Tchau e até semana que vem!

Ver mais detalhes
14/08/2015 15:17

O convidado desta semana do Política e Viola é o deputado Elio Rusch. Imperdível!

(Descrição do áudio))No Política & Viola deste fim de semana, tem participação do deputado Elio Rusch (DEM).Na gravação do programa, em julho, o deputado ficou bem à vontade ao lado dos apresentadores da atração, Willian e Renan. Contou que é apreciador da música sertaneja e que gostou muito da combinação Política e Viola.(sonora)Ao lado de Rusch, a dupla Leonel Rocha e campos, que tem uma longa carreira na música sertaneja,  trouxe para o programa, além das músicas autorias, clássicos como Índia, imortalizada nas vozes de Cascatinha e Inhana.(sobe som))Então não vale perder, hein? O Política & Viola vai ao ar no sábado, nove e meia da noite e no domingo, ao meio dia na TV Assembleia. Canal 16 da Net, ou se não tiver a operadora aí na sua região, acesse www.alep.pr.gov.br/tvassembleia. Cada semana um deputado e uma dupla ou um cantor participam do programa, além é claro dos apresentadores, Willian e Renan. E  a gente garante: tá bom demais da conta.

Ver mais detalhes
14/08/2015 14:57

Hoje tem mais uma estreia na TV Assembleia: É o programa Espaço da Cidadania

    (Descrição do áudio)) Estreia na TV Assembleia hoje às nove e meia da noite  o programa Espaço da Cidadania. Uma parceria entre Poder Judiciário e Legislativo com foco no cidadão paranaense, para aproximá-lo dos governos, seja o municipal, o estadual, as câmaras municipais  ou a própria Assembleia.    O  tema abordado na primeira edição foi a Lei da transparência para aplicação do dinheiro público,  com destaque para  os portais da transparência de todos os órgãos públicos... E contou com a presença do promotor Eduardo Cambi e do procurador Bruno Galati, do Ministério Público.   A maior parte das prefeituras e câmaras municipais paranaenses não tem um portal da transparência fácil de ser consultado, com informações precisas, e muitas nem sequer possuem um portal. É por isso que o Ministério Público do Paraná está  fazendo uma campanha para melhorar o acesso do cidadão a essas informações. Criou um site para “hospedar”, como se diz na linguagem tecnológica,  as informações, desde como são aplicados os recursos para cada setor:  Saúde, Educação, Assistência... até quanto as prefeituras e câmaras gastam com pessoal, por exemplo.  E se o órgão público já tem o seu próprio portal da transparência, o MP está fiscalizando para saber se tudo o que está contido lá,  está bem claro para a população.   Na era da tecnologia, o projeto “Transparência nos Municípios” pretende  regularizar os sites dos 399 municípios paranaenses, para garantir que a população tenha efetivo acesso, no menor espaço de tempo possível, aos dados de tudo o que diz respeito á gestão pública.   O objetivo, segundo o promotor Eduardo Cambi, é orientar para que o cidadão conheça a realidade do município e também para que ele, o cidadão, possa ser um agente fiscalizador.(sonora) Bom, mas  a gente não vai contar tudo. Para saber mais sobre o projeto e sobre transparência nos Municípios, assista ao programa que vai ao ar toda sexta-feira às nove e meia da noite  e aos  domingos  à uma da tarde (13h)  na TV Assembleia, Canal 16 da Net. Ou se você não tem a operadora, basta acessar o site www.alep.pr.gov.br/tvassembleia. O programa que vai ao ar nesta sexta-feira tem apresentação do jornalista Fabrício Binder, chefe de redação da TV  Assembleia. As próximas edições serão apresentadas pela jornalista Jordana Martinez.E se quiser  começar a busca pela transparência aí em seu município,  anote aí o endereço do Portal: www.portaltransparenciamunicpios.pr.gov.br. O Programa Espaço da Cidadania também vai abordar muitos outros temas que afetam diretamente a vida do cidadão paranaense. Fique ligado. 

Ver mais detalhes
13/08/2015 18:54

Audiência pública discute Plano Estadual de Economia Solidária

O Plano Estadual de Economia Solidária foi tema de uma audiência pública na tarde desta quinta-feira no plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba.//Proposto pelos deputados petistas Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos, e Péricles de Mello, que preside a Comissão de Cultura da Casa, o encontro reuniu membros do Fórum Estadual de Economia Solidária.//Valmor Schiochet, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária fez uma palestra que apontou as experiências e dificuldades da iniciativa no Brasil.//Tadeu Venei explicou que é preciso retomar a discussão de um marco regulatório de lei para a efetivação da economia solidária no Paraná.//De acorco com ele este processo de produção, que se caracteriza pela colaboração e parceria, é mais simples e envolve mais partipação das comunidades, mas precisa ser regulamentado.//SONORA TADEU VENERIA audiência puública da quinta-feira foi uma preparação para o Sexto Encontro Estadul de Economia Soliodária, em Curitiba, na sexta-feira, dia 14.//

Ver mais detalhes
13/08/2015 12:21

Convênio entre Assembleia e Fesp garante bolsas de estudo e descontos a servidores

O  presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) assinou, na manhã desta quinta (13), um convênio com a FESP (Faculdade de Educação Superior do Paraná) com o objetivo de oferecer qualificação em diversas áreas aos servidores da Casa. São cursos de graduação, pós-graduação e extensão, com  bolsas de estudo  com descontos de quase 30% nas mensalidades.É  mais  uma forma que a Mesa Executiva encontrou para buscar a valorização dos funcionários.  Segundo Traiano, o convênio também é  parte do projeto de aproximar as instituições e a comunidade em geral   do Poder Legislativo.(sonora Traiano) Para Carlos Eduardo Guimarães, presidente da instituição,  o convênio vem em um momento difícil pelo qual passa a Educação não apenas na Fesp, mas em todo o país, com os cortes  no financiamento estudantil feitos pelo Governo Federal. Ele diz que de trezentas liberações ano passado, os financiamentos caíram para nove em 2015.(sonora)A Fesp foi criada  há   78 anos.   O curso de Economia da universidade é o mais antigo do Paraná. Oferece diversos outros cursos, com destaque para o de Direito e Comércio Exterior.  De acordo com o presidente da faculdade, o que motivou  a assinatura do convênio com a Assembleia foi contribuir para essa nova fase do Legislativo paranaense, que busca cada vez mais a inovação.E o presidente Traiano lembra ainda que o convênio não gera custos para a Assembleia.(sonora)

Ver mais detalhes
12/08/2015 19:46

CCJ aprova com emendas dois projetos da AGEPAR

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou em uma reunião extraordinária nesta quarta-feira dois projetos do Poder Executivo que passaram pela reunião ordinária de terça-feira, mas tiveram as análises adiadas por causa de pedidos de vista feitos pelos deputados Tadeu Veneri, do PT, e Cláudia Pereira, do PSC.//Uma das propostas trata do plano de cargos e carreiras dos funcionários da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná.//O outro se refere ao funcionamento da AGEPAR como agência competente de fiscalização e acompanhamento de contratos de concessão pública no Paraná.//De acordo com o líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, a alteração que este segundo projeto propõe é transferir a vinculação do orçamento da autarquia para a Casa Civil do Governo, já que a AGEPAR é uma autarquia especial criada em 2012 vinculada diretamente ao governador do Estado.//Romanelli apresentou uma emenda ao texto que inclui um representante da Ordem dos Advogados do Brasil no conselho consultivo da agência.//SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLIA segunda emenda à mensagem de estruturação da AGEPAR foi feita pelo deputado Pedro Lupion do DEM, que relatou a matéria na CCJ.//Ele propôs que se excluam seis cargos do conselho consultivo da agência.//Os dois projetos seguem agora para análise das comissões temáticas da Assembleia antes de serem discutidas no plenário da Casa.//

Ver mais detalhes
12/08/2015 19:45

Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais vai fazer visitas em todo Paraná

A Frente Parlamentar de Apoio as Escolas Especiais, coordenada na Assembleia Legislativa pela deputada Mara Lima, do PSDB, decidiu em uma reunião na manhã desta quarta-feira criar uma agenda de visitas às instituições no Paraná a partir de uma divisão das escolas em seis regiões.//A proposta, de acordo com Mara Lima, é elaborar um relatório de atividades para direcionar as ações do grupo em projetos específicos na Assembleia, além de apoio às ações do Governo do Estado para o ensino especial.//SONORA MARA LIMAA Frente Parlamentar de Apoio as Escolas Especiais teve sua criação assinada por 17 deputados.//Segundo Mara Lima a causa conta com a simpatia dos 54 parlamentares da Assembleia.//Participaram d reunião desta quarta-feira ainda as deputadas Cláudia Pereira, do PSC, e Christina Silvestri, do PPS.//

Ver mais detalhes
12/08/2015 18:43

Planos Estadual e Nacional de Economia Solidária serão discutidos na Assembleia

(Descrição do áudio)) Nesta quinta-feira (13, a partir de duas horas da tarde (14 h)  acontece no plenarinho da Assembleia uma audiência pública sobre o Plano Nacional e o Estadual  de Economia Solidária,   para os próximos quatro anos(2015 a 2019).  Ela vai ser promovida pelos presidentes de duas comissões da Casa: de Cultura, Péricles de Mello (PT) e de Direitos Humanos e Cidadania,  Tadeu Venéri (PT).   A audiência deve contar com  a participação de representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária,  do Fórum Nacional de Economia Solidária e de do Fórum Paranaense de Economia Solidária.  O Plano Estadual é resultado da Terceira Conferência Estadual de Economia Solidária,  realizada em julho de 2014. A economia solidária  é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver,  com o objetivo de fortalecimento do conceito de agricultura familiar, sem prejudicar o meio ambiente. É considerada uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda e à inclusão social, já que incentiva a formação de cooperativas e associações para comercializar os produtos de forma justa.  Segundo o deputado Tadeu Venéri, a audiência foi marcada  em função do Encontro de Economia Solidária, que vai acontecer de quinta até o próximo sábado, em Curitiba.  Ele diz que quer buscar formas de melhorar a condição de vida de quem vive da economia solidária no Paraná, discutindo o marco legal.(sonora)

Ver mais detalhes
Mostrando 3201 a 3220 de 6227 podcasts