RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

12/08/2015 18:33

Projeto que pune com multas estabelecimentos que proibirem aleitamento é aprovado em redação final

(Descrição do áudio))Para passar a valer, o  projeto que prevê punições com multas e até com fechamento para  estabelecimentos públicos ou privados que proibirem que as mães de amamentem os filhos  dentro doestes  locais, só precisa agora ser sancionado pelo governador Beto Richa.      Os  autores da proposta são  os  deputados Tercílio Turini (PPS) e  Claudia Pereira (PSC). Na sessão desta  quarta-feira (12) da Assembleia Legislativa, ela foi aprovada em redação final pelos parlamentares.   Segundo Turini, a intenção é estimular a prática do aleitamento materno, que tem papel importante na prevenção de doenças e contribui para o fortalecimento dos laços afetivos entre a mãe e o bebê. Já a deputada Claudia Pereira  afirma que toda criança tem direito ao aleitamento, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a proposta, o estabelecimento que constranger ou proibir o ato da amamentação em suas instalações pode sofrer sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. O Governo do Estado tem três meses  de prazo para regulamentar a lei, definindo como será a fiscalização e apuração de denúncias.

Ver mais detalhes
11/08/2015 19:20

Comissão da Educação vai discutir eleição de diretores em audiência

Os deputados que integram a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa decidiram em uma reunião na tarde desta terça-feira que o grupo vai promover uma audiência pública para debater um projeto do Governo do Estado que propõe mudanças nas eleições para diretores nas escolas públicas do Paraná.//A mensagem, que ainda não chegou à Assembleia, será discutida com diretor, professores e alunos, além de representantes da APP Sindicato e da Secretaria de Estadual de Educação em um encontro no Plenarinho da Casa.//De acordo com o presidente da Comissão de Educação, o deputado Hussein Bakri, do PSC, a ideia é marcar a audiência pública assim que o projeto chegue à Casa e seja lido em plenário.//SONORA HUSSEIN BAKRIOutro tema tratado na reunião foi o fechamento das casas familiares rurais em algumas localidades no Paraná.//Hussein Bakri explica que prefeitos serão chamados para uma reunião com a Comissão de Educação para esclarecer o que vem ocorrendo em seus municípios.//Ele lembra que a iniciativa de implantar estas escolas nas áreas rurais começou nos anos oitenta, por iniciativa do então prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ademar Traiano.//SONORA HUSSEIN BAKRIParticiparam da reunião desta terça-feira os deputados titulares da Comissão de Educação, Professor Lemos, do PT, Mara Lima, do PSDB, e Márcio Pacheco, do PPL.//

Ver mais detalhes
11/08/2015 19:20

Audiência pública debate criação de delegacia do idoso no Paraná

Uma audiência púbica na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa reuniu representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Secretaria de Estado da Segurança Pública para tratar da criação de uma delegacia específica para atender os idosos no paraná.//O tema foi levantado pelo deputado Felipe Francischini, do SD, e levou ao plenarinho da casa ainda membros do Conselho Estadual do Idoso e do Conselho Municipal de Proteção à Pessoa Idosa de Curitiba.//O deputado Francischini explicou que o objetivo é estabelecer um canal entre o Legislativo e o Governo do Estado com todos os órgãos de defesa dos interesses dos idosos paranaenses e elaborar um projeto para a implantação de uma delegacia especializada.//SONORA FELIPE FRANCISCHINIO presidente do Conselho Estadual do Idoso, José Araújo da Silva, alertou que os índices de violência contra a população idosa no Paraná tem aumentado.//Segundo ele, este público estimado em mais de Um Milhão e Trezentas Mil pessoas no Paraná, precisa de atendimento específico com atenção especializada.//José Araújo afirma que as conversas com o Ministério Público e OAB mostram a necessidade urgente da implantação de uma unidade para Curitiba e Região Metropolitana e outras nas maiores cidades do estado.//SONORA JOSÉ ARAÚJO DA SILVAPara a procuradora do Ministério Público Rosana Beraldi Bervevanço a criação da delegacia do idoso é parte do envelhecimento digno, com segurança e acolhimento.//SONORA ROSANA BERALDI BERVERANÇOOs deputados Guto Silva, do PSC, e Márcio Pacheco, do PPL, também participaram da audiência pública.//

Ver mais detalhes
11/08/2015 19:18

Paranhos apresenta PEC para realização de plebiscito sobre pedágio

(Descrição do áudio))O deputado Leonaldo Paranhos (PSC) acaba de apresentar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê a realização de um plebiscito no Paraná, para que a população possa opinar sobre a renovação e novas concessões de pedágio no estado. Ele obteve  20 assinaturas para protocolar a PEC, que quer modificar o artigo 146 da Constituição do Estado. Ela prevê que os processos licitatórios para concessões de rodovias à iniciativa privada, assim como as renovações ou prorrogações de prazos contratuais e aditamentos, devem antes passar por um  plebiscito para consultar o eleitorado.  A proposta estabelece ainda que o plebiscito seja  realizado depois de uma  ampla divulgação à sociedade, abre aspas. “ sobre os trechos que vão ser concedidos, os valores que serão cobrados, critérios de reajuste, direitos e obrigações das concessionárias, entre outros elementos fundamentais para perfeita instrução do eleitorado. E na hipótese do resultado do plebiscito ser contrário à concessão ou renovação de contratos, cabe ao Governo do Estado assumir diretamente a administração e a manutenção das respectivas rodovias”, fecha as aspas. Para aprovar a PEC, será preciso 28 votos favoráveis.   Segundo Paranhos, a tramitação é diferente de um projeto de lei.(sonora) Paralelamente à apresentação da PEC, Paranhos  quer criar a Frente Parlamentar De Defesa Popular para percorrer o estado debatendo  o  tema pedágio com a sociedade, que ele está chamando de  “Pedágio Assim Não”. 

Ver mais detalhes
11/08/2015 19:16

Comissão de Turismo planeja realizar três audiências públicas até setembro

(Descrição do áudio))    Pelo menos três  audiências públicas sobre o  Turismo devem acontecer nos meses de agosto e setembro. Uma na Assembleia Legislativa e outras duas  no litoral paranaense estão marcadas para os próximos dias 24 e 25. Uma na Ilha do Mel e outra em Paranaguá.  Os parlamentares, ao lado do secretário estadual de Turismo, Douglas Fabrício e do diretor-presidente da Paraná Turismo Jacó Gimenes,  querem ouvir da população para saber o que pode ser feito para incrementar o setor no estado. Segundo o presidente da Comissão de Turismo da Casa, o deputado Chico Brasileiro (PSD),  uma das propostas dos parlamentares que compõem a Comissão é visitar todos os destinos turísticos do Paraná para conhecer de perto a realidade de cada região.(sonora) Em parceria com a Comissão, Chico Brasileiro diz que pretende  incrementar o Turismo para que, assim como no estado de Santa Catarina, ele traga receitas e geração de emprego nos municípios. Para isso, ele aposta na elaboração de um plano de desenvolvimento do Turismo para buscar recursos  e adquirir prática para a execução de uma política pública do setor.    Outra audiência pública prevista para o dia 21 de setembro deve contar com a presença do ministro do Turismo, Henrique Alves.  Segundo Brasileiro,  na audiência de Foz do Iguaçu, realizada em junho, o ministro  demonstrou interesse de  estar na Assembleia para discutir um projeto de desenvolver áreas específicas para o do Turismo. Ideia que   vem de encontro à proposta da Comissão, diz o parlamentar.  (sonora) Além de Chico Brasileiro, participaram da reunião desta terça, os deputados Anibelli Neto (PMDB), Márcio Pacheco (PPL) e Tercílio Turini (PPS). 

Ver mais detalhes
11/08/2015 13:37

CPI da Ocupação Fundiária de Pontal entra na reta final

   (Descrição do áudio))(começa com sonora do Tião dizendo: “Cada dia mais. Depois de quase dois meses de participação na CPI,  nos convencemos de que houve irregularidades”. Este é o deputado Tião Medeiros (PTB) afirmando que, pelos depoimentos ouvidos até agora,  ele, que é o relator,  e os  outros  integrantes da CPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná, cada vez mais se convencem  de que foi ilegal a transação feita pela prefeitura de  Paranaguá, quando repassou para uma empresa  privada uma área que tinha recebido do Estado. A CPI criada na Assembleia há cerca de dois meses para investigar essa concessão ou doação, já ouviu  uma série de testemunhas, entre elas,  donos de cartórios  e prefeitos.   Na reunião desta terça seria a vez de mais um prefeito, Edson Kersten,  de Paranaguá, mas ele não compareceu.   Mas  outros dois depoimentos aconteceram. O do titular do Cartório de  Registro de Imóveis de Paranaguá,  Paulo Eduardo Manfredini e do  advogado responsável pelas primeiras ações na justiça, que motivaram a instalação da CPI na Assembleia, Marcelo Gelbecke (Guelbeki).  Manfredini apenas deu detalhes sobre as matrículas das áreas supostamente doadas de forma irregular á empresa Balneária Pontal do Sul/Ltda. Mas afirmou que não conhece a denúncia, já que assumiu o cartório apenas em 1989.  A única mudança que ocorreu, segundo o cartorário foi em uma averbação em janeiro de 2015,  que mudou o nome do proprietário de Ltda para sociedade Anônima,  pedido pela junta  Comercial do Paraná.Já o advogado Marcelo Gelbecki explicou aos  deputados que resolveu  investigar a doação, feita no ano de  1950,   porque o projeto elaborado na época foi aprovado, sancionado e possibilitou a venda da área de milhões de metros  quadrados  em um único dia pelo prefeito da época. E com um detalhe: a empresa compradora, sem licitação, tinha o próprio prefeito como um dos sócios. No processo judicial, Marcelo pede que a venda seja anulada. A ação já passou por duas instâncias sempre com decisões favoráveis a ele. Por isso, ele acredita que o trabalho da CPI vai tem tudo para trazer bons resultados.(sonora)  Tião Medeiros diz que vai apresentar um requerimento para convocar representantes da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquáviários), já que parte da área teria sido cedida ao governo federal e também o prefeito de Paranaguá, Edson Kersten, que será convocado mais uma vez. O Relator afirma que os trabalhos da Comissão estão na reta final. Devem terminar no dia 14 de setembro. Tião Medeiros acredita que, se as irregularidades forem comprovadas,  providências imediatas deverão ser tomadas pelos órgãos competentes.(Sonora) Também integram a CPI  os deputados Fernando Scanavaca (PDT), que é o presidente ,  Nereu Moura, (PMDB), Bernardo Carli, (PSDB), Guto Silva (PSC) Hussein Bakri, (PSC), Doutor Batista (PMN), Rasca Rodrigues (PV) e Elio Rusch, (DEM).     

Ver mais detalhes
10/08/2015 19:34

Comissão de Agricultura vai discutir com estados do Sul destinação de carcaças

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa vai participar de um grupo de trabalho com Santa Catarina e Rio Grande do Sul para encontrar junto com o Ministério da Agricultura uma solução viável, ambiental e economicamente, para a destinação de carcaças de animais mortos nas propriedades rurais da região sul.//A iniciativa, que pode resultar em uma legislação específica para a região, foi debatida na manhã de segunda-feira em uma audiência pública que reuniu parlamentares paranaenses dos blocos da Agricultura e Pecuária e Agricultura Familiar no Plenarinho da Assembleia.//A abertura do evento ficou por conta do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.//De acordo com ele o Legislativo está disposto a contribuir como for possível para encontrar uma solução o quanto antes.//SONORA ADEMAR TRAIANODe acordo com o deputado Schiavinato, do PP, que propôs a audiência pública, o grande problema na destinação de carcaças no Paraná é a falta de uma legislação específica sobre o tema.//Ele explica que uma portaria do Ministério da Agricultura impede que animais mortos saiam das propriedades, o que gera perdas aos produtores.//Schiavinato afirma que um grupo de debates pode cobrar alternativas para a destinação deste material, de forma responsável.//SONORA SCHIAVINATOO presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a Adapar, Inácio Kroetz, explicou que a grande densidade em regiões paranaenses como o sudoeste e oeste, produtoras de suínos e frangos, dificulta muito a compostagem tradicional das carcaças.//De acordo com ele é preciso estudar formas de retirar os animais mortos das propriedades com regulementação adequada.//SONORA INÁCIO KROETZParticiparam da audiência ainda produtores rurais, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa.//

Ver mais detalhes
10/08/2015 19:01

Teólogo e escritor Luiz Alexandre Solano Rossi é Cidadão Benemérito do Paraná

(Descrição do áudio))O teólogo e escritor  Luiz Alexandre Solano Rossi é Cidadão Benemérito do Paraná. O título foi concedido no fim da tarde desta segunda (10) em uma sessão solene na Assembleia Legislativa.  A proposta do então deputado estadual Ênio Verri (PT)  foi aprovada ano passado. Segundo ele, uma maneira de reconhecer a importância intelectual  do teólogo e escritor.(sonora) Luiz Alexandre Solano Rossi possui mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior. Entre eles,   “Messianismo e Modernidade” e  “Espiritualidade cristã e transformação social". O  hoje professor e pesquisador do mestrado e do doutorado em teologia da  PUC Paraná  (PUC-PR), se formou em Teologia pelo Seminário Teológico de Londrina, e tem um currículo extenso.  É pós-doutor em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia nos Estados Unidos.  Também é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET) de Buenos Aires. Ele  dedicou a homenagem da Casa à equipe que sempre o acompanhou.(sonora) O deputado professor Lemos (PT) presidiu a Mesa. Ele disse  que o homenageado é uma referência para ele como educador.(sonora)

Ver mais detalhes
10/08/2015 17:59

Compositor paranaense é homenageado na Assembleia

   (Descrição do áudio)(começa com Sobe som)Não. Estes não são Teodoro e Sampaio, da dupla sertaneja famosa.. Mas o compositor da música, o paranaense de Cambé, Jovelino Lopes. Ele foi homenageado na sessão desta segunda (10) pelo  deputado Cobra Repórter (PSC) e claro, por todos os parlamentares. Que gostaram bastante da presença dele no plenário, que o digam o presidente Ademar Traiano e o deputado Rasca Rodrigues (PV).  (sobe som...)))  E Teodoro e Sampaio não são os únicos cantores conhecidos que já gravaram as músicas de Jovelino. Ele mesmo conta e canta quem são.(sobe som)Autodidata, Jovelino adora colocar  uma certa graça com uma pita de malícia no refrão  das músicas.  Mistura que vem dando certo. Agora Jovelino  quer fazer o seu próprio trabalho.(sonora)Em mais de trinta anos de carreira e milhares de composições que viraram sucesso dentro e fora do Brasil, Jovelino diz  que a menção honrosa  que recebeu da Assembleia  significou muito.(sonora)

Ver mais detalhes
10/08/2015 17:42

Atletas paranaenses que brilharam no Pan do Canadá são homenageados na Assembleia

 (Descrição do áudio)) Uma das estrelas da seleção brasileira de ginástica artística,  Daniele Hipólyto,  bronze no Pan de Toronto, no Canadá,  por equipes, recebeu homenagem da Assembleia na sessão desta segunda-feira (10).  Não é a primeira vez que ela  vem ao  Legislativo, mas diz que sempre é uma emoção diferente, porque significa o reconhecimento de um longo trabalho.(sonora)Daniele, que é recordista de medalhas em pan-americanos (ela já participou da competição por cinco vezes e conquistou  dez medalhas),  foi homenageada ao lado da companheira de equipe,  Lohane dos Santos Oliveira,  carioca, que treina no Paraná  há três anos e da técnica Iryna Ilyashenko. A ucraniana, que treina a equipe brasileira em Curitiba desde 1999, ficou sensibilizada com a homenagem.(sonora) A homenagem, uma iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD) se estendeu a todos os  atletas paranaenses  e também aos que  treinaram ou que pertencem a federações do estado e que representaram o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Toronto que aconteceram no mês de julho de 2015. (sonora Ney) Os  atletas paranaenses conquistaram  25 medalhas para o Brasil. Dez  de ouro, cinco de prata e dez  de bronze, em diversas modalidades. Atletismo, canoagem, futebol, ginástica rítmica, tiro esportivo, voleibol, entre outras.O Brasil terminou o Pan em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, com 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, atrás apenas dos Estados Unidos e do anfitrião Canadá.  Para a esgrima,  por exemplo, a medalha de bronze inédita conquistada por Amanda Netto Simeão foi o ponto alto de um trabalho que ela começou aos 12 anos.   Amanda  é curitibana e se sentiu honrada com a homenagem dos deputados.(sonora)

Ver mais detalhes
10/08/2015 11:45

No "Fala Presidente" de hoje, Traiano adianta temas dos debates desta semana na Assembleia

(Áudio  do presidente Ademar Traiano))

Ver mais detalhes
07/08/2015 18:45

Audiência pública discute destinação de carcaças de animais

Na segunda-feira a Assembleia vai debater em uma audiência pública o descarte de carcaças de animais mortos em propriedades rurais no Paraná.//A iniciativa é do deputado Schiavinato, do PP, que conta com o apoio da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Legislativo.//O bloco Agropecuário e o da Agricultura Familiar também se juntam a empreitada para evitar os riscos de contaminação de rios e nascentes aliado a possibilidades de ganhos com um descarte mais adequado.//De acordo com Schiavinato, uma portaria do Ministério da Agricultura proíbe hoje em todo Brasil o transporte de carcaças, saindo das propriedades onde os animais tenham morrido.//Ele explica que a única alternativa que resta aos produtores e cooperativas é fazer uma compostagem com material orgânico sobre as carcaças.//Para Schiavinato a lei deve mudar e novas formas de destinação destas carcaças devem ser discutidas.//SONORA SCHIAVINATOA audiência pública proposta por Schiavinato começa na segunda-feira às nove da manhã no Plenarinho da Assembleia Legislativa em Curitiba.//

Ver mais detalhes
07/08/2015 17:52

Atletas paranaenses que participaram do Pan do Canadá recebem homenagem da Assembleia

  A sessão desta segunda-feira  da Assembleia terá uma homenagem aos atletas paranaenses  e também aos que treinaram ou que pertencem a federações do estado e que representaram o Brasil nos Jogos Pan-americanos de 2015.  Vai ser no  horário do Grande Expediente.  A homenagem é uma iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD). Os  atletas paranaenses se destacaram na competição conquistando 25 medalhas para o Brasil. Foram 10 medalhas de ouro, 5 de prata e 10 de bronze. O Brasil encerrou a competição na terceira colocação no quadro geral de medalhas, com 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.Quer saber mais sobre os projetos que estão na pauta de segunda-feira? Acesse a Ordem do Dia no site:  (www.alep.pr.gov.br/atividadeparlamentar/ordemdodia).

Ver mais detalhes
07/08/2015 17:49

Nove projetos estão na pauta da sessão desta segunda (10) da Assembleia

(Descrição do áudio)   São nove os projetos que estão na pauta da sessão de  segunda-feira da Assembleia. Entre eles,  está uma proposta do Governo do Estado, em primeira discussão, que prevê a transferência da administração  de um trecho rodovia  PR 492 ao município de Paranavaí, no Noroeste do estado.    Outro projeto que será votado pelos deputados, em segunda discussão,  é o que prevê punições a estabelecimentos sejam públicos ou privados, que proibirem mães de amamentar os bebês dentro destes locais.  As punições podem ser com multas ou até o fechamento do estabelecimento. O objetivo, segundo o autor, o deputado Tercílio Turini, é incentivar o aleitamento materno. Fundamental para a saúde do bebê nos primeiros meses de vida.    Outro projeto que entra  na Ordem do Dia desta segunda é o da deputada Cláudia Pereira, que quer nomear  o município de Prudentópolis, como “Capital  do  Feijão Preto” . O município  é um dos maiores produtores do grão do Brasil.  Quer saber mais sobre os projetos que estão na pauta de segunda-feira? Acesse a Ordem do Dia no site:  (www.alep.pr.gov.br/atividadeparlamentar/ordemdodia).

Ver mais detalhes
07/08/2015 16:45

Fim de semana de estreia na TV Assembleia: É o Política e Viola

  (Descrição de áudio)Nós acompanhamos os bastidores de mais uma gravação do programa Política & Viola da TV Assembleia. Desta vez com a presença da dupla de Irati, Jota Júnior e Rodrigo e do deputado Tião Medeiros, do PTB, que se sentiu bem à vontade na atração, que estreia neste fim de semana. O programa com Tião Medeiros é o quarto de uma série com participação dos 54 deputados estaduais do Paraná. O primeiro, que tem estreia marcada para este sábado, às 21:30h (nove e meia da noite), com reprise no domingo, ao meio dia (12h),  vai contar com a  participação especial do primeiro secretário da Assembleia, o deputado Plauto Miró, do Democratas e do músico João Lopes, o Bicho do Paraná.     O Política & Viola é apresentado pela dupla Willian e Renan e tem sempre um músico convidado e um parlamentar, que fala de tudo e só um pouquinho sobre política.E como será que estão os apresentadores  do programa nesta véspera de estreia? Tião Medeiros, que é de Paranavaí, cresceu ouvindo música sertaneja... Adora um rodeio, e, além de fazer política, sabe cantar e até declamar... E ele mostrou essas habilidades no programa. Então, não se esqueça. O Política & Viola é sempre aos sábados, às 21:30h (9:30 da noite) e domingos, ao meio dia (12h) na TV Assembleia. Canal 16 da Net e para quem não tem a operadora,  a dica é entrar em nosso site em  Sintonize a TV Assembleia". O endereço é o (http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/tv_assembleia). 

Ver mais detalhes
07/08/2015 14:58

Ouça o que aconteceu de mais importante na Assembleia no Resumo da Semana

Com Cláudia Ribeiro e Trajano BudolaDescrição do áudio:Cláudia: Olá pra você que nos acompanha aqui no rádio. Depois do recesso parlamentar, voltamos com tudo para mais um Resumo da Semana.Trajano:  E que semana! Começamos o segundo semestre legislativo com muitas novidades!Cláudia: Novo site, mudanças na comunicação, na TV da Assembleia e, claro, na Rádio também! É que em breve a qualidade do som  das reportagens que chegam até você vai melhorar bastante.Trajano: É que equipamentos de última geração  devem ser instalados nos próximos meses  deixando a nossa estrutura de estúdios bem mais moderna.Cláudia: Outras mudanças já aconteceram, como o nome da TV que transmite a programação do Poder legislativo. Ela agora passa a se chamar TV Assembleia. E está estreando uma programação novinha também.Trajano: Programas como o Política & Viola, que começa a ser exibido este fim de semana, no sábado às nove  e meia da noite e no domingo ao meio-dia. Ouça um pouco para sentir o gostinho...Cláudia: Além de uma programação bem variada, com participação de representantes do Poder Judiciário, do Executivo e do  legislativo, para falar só de assuntos que interessam a você,  cidadão paranaense.Trajano:  E programas com participação de estudantes que estão sempre por aqui visitando a Assembleia, porque é assim que o presidente Ademar Traiano quer: aproximar a população da Casa, que afinal, é do povo!Cláudia: E pensa que as novidades param por aí? Que nada! Tem muito mais: o nosso site está todo diferente! Mais claro, mais fácil de navegar e dando exemplo de transparência para todo o país.Trajano: Isso mesmo. E todas estas mudanças foram anunciadas na terça-feira, dia 4, pela Mesa Executiva, composta pelo presidente, deputado Ademar Traiano, primeiro secretário, Plauto Miró, segundo secretário, Ademir Bier e primeiro vice-presidente, Jonas Guimarães.Cláudia: Agora, a notícia que deixou muita gente feliz, nós deixamos  por último: a Assembleia vai promover um concurso público ainda este ano, para preencher cerca de 100 vagas de funcionários que vão se aposentar.Trajano: Tem vaga para o departamento jurídico, administrativo, de Comunicação, vagas de Ensino Médio e Superior.  Com salários que vão de 3200 a 9000 mil reais. Isso pôde acontecer graças às promoções e progressões dadas aos servidores efetivos que agora vão se aposentar. Vamos ouvir o que disse o presidente Traiano sobre isso.Cláudia: Claro que teve muito mais coisas esta semana, como CPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná, que já voltou a se reunir, Comissões e sessões plenárias.Trajano: É a Assembleia voltando ao ritmo normal depois do recesso. E a gente sempre divulgando tudo pra você.Cláudia: Nós não paramos nem no recesso. Estivemos lá no site www.alep.pr.gov.br e nas redes sociais facebook/radioassembleia e facebook/assembleialegislativadoparana. E continuamos por lá todo dia para ouvir o que você tem a dizer.Trajano: Curta nossas páginas. Opine sobre as mudanças. Queremos saber se você gostou. Estamos esperando a sua participação. Tchau e semana que vem estamos de volta com muito mais. Até lá. 

Ver mais detalhes
06/08/2015 19:18

Artista do “Cabeça de Coco” é Cidadão Benemérito do Paraná

A Assembleia Legislativa homenageou em sessão solene na tarde desta quinta-feira o artista plástico e contador de histórias Abel Domingues de Souza.//A proposta foi do deputado Edson Praczyk, do PRB, em reconhecimento ao teatro de bonecos feitos com material reciclável que leva alegria e encanto a milhares de crianças de comunidades carentes ou hospitalizadas em todo Brasil.//Abel passa agora a ser oficialmente Cidadão Benemérito do Paraná, o que segundo Praczyk, é mais do que merecido.//SONORA EDSON PRACZYKO teólogo curitibano Abel Domingues Souza começou com o teatro de bonecos “Cabeça de Coco” em 2005 e de lá para cá já levou as histórias dos personagens que ele mesmo cria a mais de dez mil crianças.//Junto com seu filho de apenas 15 anos, ele incentiva as comunidades carentes por onde passa a contarem suas próprias histórias e fazerem, com a ajuda dele, bonecos com restos de material reciclável.//Para Abel, a possibilidade de levar cultura e estimular a arte nestas crianças que vivem realidades tão duras faz valer a pena todo o esforço.//SONORA ABEL DOMINGUES SOUZAAbel nasceu em Curitiba, em maio de 1969, se formou em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.//No ano Passado o projeto “Cabeça de Coco” recebeu uma carta enviada pela Secretaria de Estado do Vaticano, em nome do Papa Francisco, em reconhecimento à ação voluntária do artista paranaense.//

Ver mais detalhes
05/08/2015 18:27

Assembleia aprova projeto de progressão de praças da PM

A Assembleia aprovou em primeira discussão na sessão plenária desta quarta-feira uma mensagem do Governo do Estado que facilita o acesso a cursos para formação de sargentos da Policia Militar como incentivo à promoção dos praças na corporação paranaense.//O projeto estabelece alterações na lei de formação dos policiais militares do ano de 1969 especificando mudanças nos requisitos de acesso aos Cursos de Formação de Cabos e Sargentos e Cursos Especiais de Formação de Cabos e Sargentos.//De acordo com o líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, a iniciativa aumenta a chance de promoções e progressões de classe e estimula os policiais a permanecerem mais tempo nas carreiras.//SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLIAntes da votação do projeto o deputado Requião Filho, do PMDB, pediu a retirada do texto por três sessões alegando que existem dúvidas dentro da corporação sobre o tema.//Romanelli concordou que seja feita uma discussão mais profunda e os dois chegaram ao acordo de retirar por apenas uma sessão após a aprovação em primeira votação.//Assim, o projeto deve retornar à Ordem do Dia apenas na próxima terça-feira.//

Ver mais detalhes
05/08/2015 18:27

Projeto que pune constrangimento à amamentação em público é aprovado

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que torna crime e multa os estabelecimentos públicos ou privados que criarem constrangimento às mulheres que estiverem amamentando seus filhos.//A proposta do deputado Tercílio Turini, do PPS, anexado à iniciativa da deputada Cláudia Pereira, do PSC, é uma garantia ao livre direito das mães amamentarem as crianças onde bem entenderem e um incentivo à alimentação correta nos primeiros meses de vida.//De acordo com Turini, que é médico além de parlamentar, uma série de reclamações foram feitas a ele e à deputada Cláudia Pereira sobre repreensões a mulheres que amamentam em público.//Para Turini, o constrangimento é inaceitável e precisa ser combatido.//SONORA TERCÍLIO TURINITercílio lembra que o estado de São Paulo já aprovou uma lei para proteger as mães que amamentam.//SONORA TERCÍLIO TURINIO projeto segue agora para a segunda votação e pode seguir para a sanção do governador Beto Richa já na próxima semana se não receber emendas.//

Ver mais detalhes
05/08/2015 18:26

Homenagem ao bairro de Santa Felicidade é aprovada

Um projeto de lei do deputado Ney Leprevost, do PSD, que homenageia Santa Felicidade e instituiu o 23 de novembro como dia estadual de lembrança do bairro curitibano foi aprovado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa.//A proposta é uma forma de agradecimento à colônia de imigrantes italianos que se fixaram nas cercanias da região oeste de Curitiba no final do século 19 e hoje formam um dos mais conhecidos conjuntos de restaurantes do Brasil.//Mas Leprevost lembra que não foram só os italianos que desenvolveram a região, com forte influência de alemães, poloneses e ucranianos, operários, madeireiros e agricultores que ajudaram no crescimento econômico e cultural de Curitiba.//SONORA NEY LEPREVOSTO projeto de Ney Leprevost volta à pauta da Ordem do Dia da próxima segunda-feira para a segunda discussão.//Só depois de aprovado o texto final da matéria é que ela segue para a sanção do governador Beto Richa e depois de publicado no Diário Oficial do Estado torna-se lei no Paraná.//

Ver mais detalhes
Mostrando 3221 a 3240 de 6227 podcasts