RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Ouça aqui, em primeira mão, tudo que rolou nos bastidores do Programa Política Viola
Uma série de estreias na TV da Assembleia Legislativa está prevista para o mês de agosto. E a gente vai adiantar uma delas para você: é o programa Política & Viola, com apresentação da dupla Willian e Renan e sempre com a presença de um músico paranaense e, claro, como convidado, um deputado. Só que de política mesmo, se fala muito pouco. O programa vai mostrar o político além da política.E a Rádio Assembleia acompanhou os bastidores das gravações, com Plauto Miró Guimarães (DEM), o primeiro secretário da Casa, e o músico João Lopes, ele mesmo, o Bicho do Paraná! E pelo que a gente viu, o programa tem tudo para ser um sucesso!(sobe som) O programa tem improviso, bate-papo, tudo acompanhado de música. Pra abrir, a dupla, que tá completando 30 anos de carreira, já mandou um hit.(sobe som)Muito à vontade, o deputado Plauto cantou junto, se declarou apaixonado por música e revelou que tinha um sonho quando criança de aprender a tocar sanfona. Disse que a vocação é para a agricultura...(sonora)Mas que o que gosta mesmo de fazer hoje é...(sonora)João Lopes contou causos do início da carreira, que já dura quase quarenta anos, de uma época da vida que passou a viver como hyppie, mas sempre fazendo poesia, do amor pela mulher, que é companheira em casa e nos palcos... e mandou o clássico Bicho do Paraná, que fez dele conhecido no estado e no país...(sobe som))))E disse que gostou muito da experiência de misturar música e política.(Sonora)Plauto Miró também adorou a experiência.(Sonora) Mesmo com uma longa acarreia também como apresentadores de TV, os músicos Willian e Renan, disseram que se surpreenderam com o formato do programa. Willian disse que o projeto vai ser um marco na já consagrada carreira da dupla.(sonora)Ficou com gostinho de quero mais? Então fique atento ao convite feito por Willian e Renan especialmente para você.(sonoras com os dois))
Ver mais detalhesComissão do Mercosul discute proteção aos imigrantes e refugiados no Paraná
A Comissão do Mercosul e de Assuntos Internacionais se reuniu na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, para debater a criação de políticas públicas para imigrantes e refugiados que vivem no estado do Paraná.//Presidida pela deputada Maria Victoria, do PP, a comissão vai se empenhar no próximo semestre em audiências públicas e conversas com secretários de estado para garantir aos estrangeiros, como é o caso dos haitianos, formas de viver no Paraná com mais dignidade.//Uma dessas possibilidades, de acordo com Maria Victoria, é trabalhar pela cobrança da validação dos diplomas dos haitianos para que eles possam exercer aqui as qualificações profissionais que trazem de seu país de origem.//SONORA MARIA VICTORIAA reunião, que contou com a presença dos deputados Evandro Araújo, do PSC, Chico Brasileiro, do PSD, e Professor Lemos, do PT, discutiu também a necessidade de proteção do aquífero Guarani, um bolsão de água que está espalhado no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.//A Comissão do Mercosul quer ouvir especialistas em audiências públicas para que a exploração comercial, como a extração de gás nestas áreas, não comprometa as reservas de água.//
Ver mais detalhes"Assembleia Legislativa encerra semestre fortalecida", avalia presidente Traiano
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), avaliou de forma positiva o primeiro semestre de trabalho na Casa. Ele destacou que, apesar dos tumultos ocorridos no começo da legislatura, em função das manifestações, a instituição se fortaleceu fazendo a mediação entre o governo e os servidores para colocar fim à greve da Educação.Traiano aproveitou para agradecer o empenho dos deputados tanto da base como da oposição. E enfatizou o trabalho das comissões permanentes.Na última sessão antes do recesso de julho, os deputados aprovaram 13 projetos. Entre eles, em redação final o do deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC), que prevê a isenção do pagamento de pedágio para pessoas com doenças graves e degenerativas em tratamento de saúde fora do município onde moram. Também em redação final foi aprovado o projeto do deputado Wilmar Reichembach (PSC), que propôs a implantação de centros de zoonoses nos municípios-sede das Regionais de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O do deputado Anibelli Neto (PMDB), que trata da reserva de acomodação para pessoas com deficiência física em estádios, ginásios esportivos e clubes sociais e o dos deputados Professor Lemos (PT), Ademir Bier (PMDB), Elio Rusch (DEM) e José Carlos Schiavinato (PP), que inclui o município de Formosa do Oeste na Região Metropolitana de Cascavel. A primeira sessão do segundo semestre está marcada para o dia 3 de agosto, a partir das duas e meia da tarde(14h30), como manda o Regimento Interno da Casa.
Ver mais detalhesDeputados destacam a transparência das licitações na Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), lembrou, durante a sessão desta quarta-feira (15) como funciona o processo de licitação na Casa para a compra de produtos consumidos nos gabinetes e em toda a administração. Destacou que todos os procedimentos são publicados e, por isso, transparentes, conforme determina a legislação. Mas não foi apenas o presidente que tocou no assunto. Outros deputados discutiram o tema, em função de uma reportagem veiculada nesta terça-feira que abordava o consumo do café e de outras bebidas na Casa. O primeiro secretário Plauto Miró (DEM) explicou o passo a passo de uma licitação para não deixar dúvidas.O deputado Márcio Nunes (PSC) também questionou a reportagem, classificando o conteúdo como tendencioso, e, para ele, com o intuito de denegrir a imagem dos deputados.O deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), usou a tribuna para expressar a indignação e chamou a reportagem de equivocada.Em seguida, disse que é por causa desse tipo de informação, que a imagem da política e dos políticos está sendo distorcida. E o deputado Plauto Miró aproveitou também para fazer um convite a todos que quiserem acompanhar como funciona um pregrão. O próximo acontece na próxima segunda-feira (20) a partir das dez horas da manhã.
Ver mais detalhesComissão de Agricultura aprova proibição de comércio de Foie Gras no Paraná
A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa se reuniu nesta terça-feira para discutir três projetos de lei que estarão em breve na Ordem do Dia do plenário da Casa.//Um deles, do deputado Rasca Rodrigues, do PV, proíbe a comercialização do Foie Gras, o fígado de ganso, no estado do Paraná.//A justificativa da matéria fala da crueldade no método de produção, que passa pelo confinamento dos animais e a ingestão forçada de alimento com o uso de funis.//Outros dois projetos, um d deputado Alexandre Curi, do PMDB, e outro do Missionário Ricardo Arruda, do PSC, falam da proibição do uso de proteína animal na alimentação de suínos e do uso de animais em testes das indústrias farmacêutica e de cosméticos.//O presidente da comissão, o deputado Pedro Lupion, do DEM, listou os três projetos analisados e aprovados.//SONORA PEDRO LUPIONOs deputado Fernando Scanavaca, do PDT, e Anibelli Neto, do PMDB, membrom titulares da Comissão de Agricultura da Assembleia, também participaram da reunião.//
Ver mais detalhesAudiência pública debate na Assembleia preparação para a 3ª Conferencia Nacional da Juventude
Uma audiência pública debateu no plenarinho da Assembleia, na manha desta terça-feira, a preparação para a terceira Conferencia Nacional da Juventude, evento que vai acontecer em Brasília no mês de dezembro.//O evento será oferecido pela Secretaria Nacional da Juventude, do Governo Federal, e vai ouvir jovens de 15 a 29 anos para a elaboração do Plano Nacional da Juventude, um conjunto de políticas públicas para esta faixa etária.//O presidente da audiência pública na Assembleia, deputado professor Lemos, do PT, faliu na tribuna do plenário, durante a sessão de terça-feira, sobre a importância do encontro para os jovens paranaenses.//SONORA PROFESSOR LEMOSAs conferencias municipais e regionais estão acontecendo no Paraná desde o mês de maio.//A Terceira Conferência Estadual do paraná acontece em Curitiba, no mês de outubro.//
Ver mais detalhesCPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná ouve diretor do ITCG
A CPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná ouviu na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, o diretor do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, Amílcar Cavalcante Cabral.//O objetivo do grupo, presidido pelo deputado Fernando Scanavaca, do PDT, e com relatoria de Tião Medeiros, do PTB, é verificar denúncias de irregularidades na doação de uma área do estado a prefeitura de Paranaguá em 1949.//O ponto de investigação é o repasse do terreno a uma empresa privada, já na época em que a localidade era parte do município de Pontal do Sul//O que os deputado querem saber é porque a doação do estado do paraná foi de Três Mil hectares, mas a conta hoje é de um terreno que chega a 4.300 hectares.//O presidente do ITCG, Amílcar Cavalcante, garantiu à CPI que o instituto, que é vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, vai refazer a contagem da área em um prazo de 30 dias.//SONORA AMÍLCAR CAVALCANTE CABRALPara o relator da CPI, deputado Tião Medeiros, um novo levantamento da área pelo ITCG vai facilitar os trabalhos de investigação.//SONORA TIÃO MEDEIROSDurante a reunião de terça-feira foram ouvidos ainda o procurador-geral do Estrado do Paraná, Paulo Sérgio Rosso, e o ex-prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes.//Na próxima reunião, marcada para o dia quatro de agosto, serão ouvidos os titulares dos cartórios de registro de imóveis de Pontal do Paraná e de Paranaguá além do atual prefeito de Paranaguá.//
Ver mais detalhesProjeto apresentado pelo presidente Ademar Traiano promete frear furtos e roubos de veículos no Paraná
Um projeto apresentado nesta semana pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), pretende frear furtos e roubos de veículos no Paraná. O projeto quer regulamentar o destino dos automóveis velhos, que não podem ser recuperados e também aqueles apreendidos ou que são objetos de indenização por seguradoras. Pela proposta, os veículos só poderão ser desmanchados em empresas credenciadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná, o Detran. Segundo o autor, quando virar lei estadual, o projeto vai criar dificuldades para quem atua na receptação de veículos e peças de carros furtados ou roubados. Sabe-se, de acordo com Traiano, que esse tipo de crime está diretamente relacionado à existência de um mercado paralelo de compra e venda de autopeças e acessórios automotivos. E a intenção é coibir essa prática. Traiano afirma ainda que estabelecer regras mais rígidas para o desmanche de veículos é uma forma comprovadamente eficiente de reduzir os furtos e roubos. No estado de São Paulo, depois que a legalização dos desmanches e a redução do espaço para a receptação de peças de veículos, começaram a funcionar, o resultado foi a queda de 11% nos furtos e 25% nos roubos de carros. Também existe uma regulamentação federal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que trouxe avanços para o controle dos desmanches. Porém, a proposta paranaense vai além. Estabelece punições severas para quem for pego atuando de forma irregular no mercado de desmonte de veículos. Entre elas está a cassação da inscrição estadual do estabelecimento. O projeto também determina que se faça um sistema de controle operacional informatizado que permita a rastreabilidade de todas as etapas do processo de desmontagem, desde a origem das partes e das peças, incluindo a movimentação do estoque. Uma das consequências positivas do projeto e , que vai beneficiar toda a população, é o barateamento do custo do seguro de veículos. A proposta também vai contribuir com o meio ambiente, já que estabelece diretrizes para que veículos classificados como inservíveis não fiquem abandonados e não sejam colocados em depósitos, e com isso, promovam a degradação ambiental, servindo de criadouro de insetos e animais que possam transmitir doenças à população.
Ver mais detalhesAudiência pública discute defasagem do SUS com santas casas
Uma audiência pública discutiu na manhã desta segunda-feira na Assembleia Legislativa a situação financeira das Santas Casas de Misericórdia e a defasagem no repasse de recursos do Sistema Único de Saúde para as instituições.//O encontro foi promovido pela Comissão de Saúde da Assembleia e sugerido pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná, a Femipa.//O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, participou da audiência e fez críticas à precariedade dos repasses do SUS.//SONORA ADEMAR TRAIANODe acordo com o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Doutor Batista, do PMN, os repasses do SUS aos hospitais filantrópicos do Paraná está muito abaixo do que é necessário.//De acordo com ele, o as santas casas recebem hoje não é suficiente para pagar metade dos custos por paciente.//SONORA DOUTOR BATISTAO secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que o estado do Paraná é um dos únicos do Brasil que mantém programas de apoio às instituições filantrópicas de saúde.//SONORA MICHELE CAPUTO NETOO presidente da Femipa, Luiz Soares Koury, afirma que as santas casas do paraná acumulam um prejuízo de mais de Um Bilhão de Reais.//De acordo com ele o movimento contra a precariedade no repasse de recursos pelo SUS é nacional e envolve estados e municípios.//SONORA LUIZ SOARES KOURYO movimento pretende em breve encaminhar ao Ministro da Saúde um documento que relata as dificuldades das santas casas de misericórdia para cobrar políticas de repasse mais sólidas.//
Ver mais detalhesComissão Especial do Regimento Interno entrega relatório final
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, recebeu durante a sessão desta segunda-feira, o relatório final dos trabalhos Comissão Especial de Revisão das Normas do Regimento Interno da Casa.// Presidido pelo deputado Pedro Lupion, do DEM, e com a relatoria do deputado Edson Praczyk, do PRB, o grupo fez a análise do documento que norteia as ações da Assembleia durante o primeiro semestre do ano.// O próximo passo é transformar o relatório em um anteprojeto de lei que será votado em plenário e se for aprovado vai substituir o atual regimento.// Traiano elogiou o trabalho da comissão e agradeceu especialmente o empenho de Lupion e Praczyk.// SONORA ADEMAR TRAIANO A previsão é de ainda no segundo semestre do ano a Assembleia tenha um novo Regimento Interno.//
Ver mais detalhesCCJ tem reunião extraordinária com mais de 20 projetos na pauta
Na Sessão extraordinária da CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, foram analisados pelos deputados mais de vinte projetos de lei. O presidente, deputado Nelson Justus (DEM) avaliou a pauta como positiva, já que pelo menos cinco projetos que tiveram pareceres favoráveis dos relatores, vão dar mais qualidade de vida a centenas de famílias do interior do estado, que terão as áreas onde vivem regularizadas. É o caso de Guaratuba, no litoral.Entre os projetos aprovados estão o que cria o Conselho Estadual de Informações e o Projeto do Tribunal de Justiça, que cria secretarias em todas as comarcas e fóruns do estado para evitar que profissionais acumulem funções. Nelson Justus lembrou que, com a realização da sessão extraordinária, vai ser possível desobstruir a pauta da Comissão mais importante da Assembleia até o recesso.A próxima reunião da CCJ acontece no começo da tarde desta terça-feira (14).
Ver mais detalhesProjetos de reposição salarial de servidores e da LDO são aprovados pelos deputados
Na sessão desta segunda-feira (13) da Assembleia legislativa, os deputados aprovaram os projetos de reposição salarial de 8,17% dos servidores do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Paraná. Agora eles só dependem da sanção do governador Beto Richa para entrar em vigor. O projeto para a elaboração e execução da Lei Orçamentária para 2016 volta ao Plenário nesta terça-feira (14), para ser votado em redação final. A LDO prevê para o próximo ano uma receita total para despesas de mais de 40 bilhões de reais (R$ 41.722.017.420,00). sendo que os gastos com pessoal são de mais de 15 bilhões de reais(R$ 15.157.887.505,00), investimentos em educação de mais de 8 bilhões (R$ 8.094.840.822,000. E para a Saúde, a previsão de repasses é de mais de 3 bilhões de reais,( R$ 3.237.936.330,00) como prevê a Constituição
Ver mais detalhesComissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia aprova dois projetos
A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou dois projetos na reunião desta segunda-feira (13). O que modifica o Fundo Estadual de Meio Ambiente, ampliando as ações, já que a Lei é muito antiga, existe há mais de vinte anos e de tempos em tempos é preciso passar por mudanças. Neste projeto, que é do deputado Ney Leprevost (PSD), um item foi incluído: o cuidado com a destinação e o uso dos recursos hídricos. Outro projeto aprovado pela Comissão foi o que regulamenta o uso da trava de segurança da bomba de combustível. Segundo o presidente da Comissão, o deputado Rasca Rodrigues (PV), em alguns postos, mesmo depois da trava acionada, os frentistas não param de abastecer, o que traz danos ao meio ambiente e também à saúde das pessoas. Já o projeto de autoria do próprio Rasca, que regulamenta a extração de peles de animais. Foi retirado da pauta pelo deputado Nelson Luersen (PDT), que pediu vista para estudar melhor o conteúdo.Rasca Rodrigues avaliou o trabalho da Comissão como fundamental, já que trata de temas importantes para melhorar as condições de vida não apenas no Paraná, mas no planeta.
Ver mais detalhesNo "fala Presidente" desta segunda-feira, Traiano faz um balanço do semestre na Assembleia
No "Fala Presidente" desta segunda-feira, (13), o deputado Ademar Traiano faz um balanço das ações da Assembleia durante o primeiro semestre de 2015. Confira:
Ver mais detalhesConfira aqui o que foi notícia nesta semana na Assembleia
Nesta edição dos destaques da semana na Assembleia: plenário começa a discutir relatório da LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias; projetos de reposição salarial do Legisaltivo e do Judiciário são aprovados pelos deputados; e trabalhos da Comissão Especial de Análise e Revisão do Regimento Interno chegam ao fim.
Ver mais detalhesTraiano recebe na Assembleia alunos de curso de gestão pública
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, recebeu na manha desta quinta-feira um grupo de vereadores, servidores e advogados de Câmaras Municipais paranaenses que participam em Curitiba do curso de Municipalidades promovido pela Unipública Escola de Gestão Pública.//Os alunos, vindos de diversos municípios do estado, conversaram com Traiano sobre como funciona o parlamento estadual e conheceram o plenário e as instalações onde trabalham os deputados.//Para Traiano, este tipo de integração é importante porque aproxima os legislativos municipais ao estadual.//O diretor da Unipública, Bruno Ávila, explica que conhecer a Assembleia faz parte do curso, para que os vereadores compreendam o cotidiano dos deputados.//SONORA BRUNO ÁVILAA vereadora Terezinha Helmann, de Cafelândia, diz que a realidade dos vereadores nas Câmaras municipais tem muitas semelhanças com a dos deputados na Assembleia.//SONORA TEREZINHA HELMANNPara o vereador Altair Zotti, de Dois Vizinhos, a visita esclareceu muitas dúvidas sobre o trabalho dos deputados.//SONORA ALTAIR ZOTTIRodrigo Schaeit, de Imbituva, está em seu primeiro mandato como vereador.//Ele falou da experiência de conhecer a Assembleia e ser recebido prlo presidente da Casa, Ademar Traiano.//SONORA ALTAIR ZOTTIO curso técnico de gestão aos agentes públicos tem uma agenda de vinte horas de duração.//
Ver mais detalhesAprovado projeto que inclui Formosa do Oeste na Região Metropolitana de Cascavel
Foi aprovado em primeira discussão nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa um projeto de lei que inclui o município de Formosa do Oeste à Região Metropolitana de Cascavel.//A proposta, iniciativa dos deputados Professor Lemos, do PT, Schiavinatto, do PP, e Elio Rusch, do DEM, soma a cidade de cerca de dez mil habitantes, distante setenta quilômetros de Cascavel, a outros 23 municípios, onde vivem ao todo quase 500 mil pessoas.//A justificativa para a inclusão é fortalecer Formosa do Oeste com a possibilidade de participar da integração do transporte coletivo e programas de saneamento básico.//Além disso, as regiões metropolitanas, por contarem com maior população, podem captar mais financiamento do que municípios que buscam recursos individualmente.//Schiavinato citou a estreita relação entre Formosa do Oeste e Cascavel, tanto histórica como geograficamente.//Ele explica que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano está analisando uma nova forma de integração entre as regiões metropolitanas de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu.// SONORA LUIZ CARLOS SCHIAVINATOO texto volta para a Ordem do Dia de segunda-feira para a segunda discussão em plenário entre os deputados.//Se for aprovado sem emendas pode ser dispensado de redação final e seguir para a sanção, ou o veto, do governador Beto Richa.//
Ver mais detalhesProjeto de lei isenta do pedágio portadores de doenças graves e degenerativas
Um projeto de lei que isenta portadores de doenças graves ou degenerativas de pagar pedágios nas rodovias paranaenses enquanto estiverem comprovadamente em tratamento foi aprovado nesta quarta-feira, em primeira discussão na Assembleia Legislativa.//A iniciativa é, de acordo com o autor, o deputado Missionário Ricardo Arruda, do PSC, uma forma de facilitar a vida de pessoas que precisam sair de seus municípios e buscar atendimento em hospitais de outras localidades, mas que passam por praças de pedágio no caminho.//Ele alega que os hospitais de referencia para o acompanhamento das doenças muitas vezes estão afastados e a única forma de chegar a eles é passando pelo pedágio, o que torna o processo muito caro.//Ricardo Arruda afirma que o impacto financeiro da medida sobre as concessionárias não é significativo, já que menos de meio por cento dos carros que passam pelas praças estaria autorizado a não pagar a tarifa.//SONORA MISSIONÁRIO RICARDO ARRUDAO projeto volta à pauta de discussões da Assembleia na segunda-feira para a votação do mérito, em segundo turno.//Se for aprovado sem emendas ele deve passar pela votação de redação final antes de ser enviado para a análise de sanção ou veto do governador Beto Richa.//
Ver mais detalhesComissão Especial de Análise e Revisão do Regimento Interno da Assembleia conclui trabalhos
A Comissão Especial de Análise do Regimento Interno encerrou os trabalhos na manhã desta terça-feira (8). O último capítulo debatido foi o Conselho de Ética, um assunto a parte, já que as atribuições e competências do Conselho não estavam muito claras no atual Regimento. E o relatório final aprovado pela Comissão ficou assim: Serão dois projetos de Resolução. Um que trata apenas da regulamentação do Conselho de Ética e outro, com as mudanças técnicas e de redação do Regimento. Os parlamentares que integram a Comissão também decidiram que a autoria do Projeto de Resolução será da Mesa Executiva da Assembleia, porque a maior parte do grupo faz parte da CCJ, a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, e poderá contribuir com as discussões quando ele passar pela Comissão. O relator da Comissão Especial, deputado Edson Praczyk (PRB), aproveitou para destacar a importância das mudanças no Regimento e para parabenizar os deputados que integraram o grupo e também a participação fundamental dos técnicos no trabalho, que durou quatro meses.O presidente da Comissão, deputado Pedro Lupion (DEM), classificou o trabalho como primoroso. Agradeceu à equipe e disse que o novo Regimento está mais claro e fácil de ser consultado.O último projeto de Resolução com modificações no Regimento Interno apresentado na Assembleia é do ano de 2005. Ele vai ser revogado para que o novo projeto seja votado pelos deputados.
Ver mais detalhesAudiência pública na Assembleia debate temas voltados à área da saúde
O deputado Ney Leprevost (PSD) promoveu, na manhã desta quarta-feira (8) no Plenarinho da Assembleia, uma audiência pública para ouvir sugestões e também colher informações para futuros projetos na área da saúde. Por isso médicos e representantes de instituições ligadas à área participaram da discussão. O parlamentar conta que desde o começo do ano, apresentou 26 projetos voltados para a saúde, tanto na prevenção como no tratamento. Todos sob a orientação de profissionais.Foi constituída a Frente Estadual de Luta pela Saúde. Desta Frente participam médicos, psicólogos, dentistas, psiquiatras, presidentes de entidades como a Rede de Combate ao Câncer, entre outras. Ela funciona justamente para dar suporte na elaboração de projetos de lei referentes à saúde. O vice-presidente da Frente é o médico Jurandir Marcondes Ribas Filho, que destaca a importância da Assembleia legislativa convidar as entidades e a comunidade para debater o tema.
Ver mais detalhes