RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

04/12/2012 18:20

Comissões do Legislativo ouvem comando da PM sobre possíveis abusos em atendimento policial

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk, falou na manhã desta terça-feira aos deputados da Comissão de Segurança Pública e da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa.//O encontro foi motivado pelas denúncias de possíveis abusos durante atendimento policial realizado no Bairro Alto, em Curitiba, no final do mês passado.//Segundo Bondaruk no episódio foram registrados atos de “comportamento técnico inadequado por parte de policiais”.//No entanto, o comandante aguarda a conclusão do inquérito instaurado pela Corregedoria da PM para apurar o caso.//SONORA BONDARUKO deputado Tadeu Veneri, do PT e presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, destacou a ilegalidade do procedimento dos policiais que encaminharam pessoas detidas para um módulo policial, enquanto o correto seria a uma delegacia de polícia.//SONORA VENERIPara o presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, deputado Mauro Moraes, do PSDB, a reunião foi positiva, pelos esclarecimentos prestados sobre o andamento do inquérito envolvendo a atuação dos policiais, mas disse que é preciso cautela para não ocorrer injustiças.//SONORA MORAESAo todo, a Polícia Militar do Paraná tem cerca de 20 mil homens e mulheres em atividade.//

Ver mais detalhes
04/12/2012 18:18

Deputado Caíto Quintana passa por cirurgia e está em recuperação

O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, passou por uma cirurgia na manhã desta terça-feira e está em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba.//Caíto teve infecção bacteriana na mucosa e deverá permanecer em recuperação nos próximos dias.//A infecção bacteriana da mucosa, também conhecida como rinite, ataca as fossas nasais provocando grandes dificuldades respiratórias.//

Ver mais detalhes
03/12/2012 18:16

Engenheiro fala a deputados sobre Comissão Tripartite do Pedágio

O engenheiro Álvaro Cabrini Júnior, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná usou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão plenária desta segunda-feira.//Ele falou sobre a Comissão Tripartite do Pedágio, que reúne representantes do Governo do Estado, das Concessionárias de Rodovias e usuários do Anel de Integração.//A comissão, formada por 15 membros, tem por finalidade acompanhar os trabalhos de conservação e recuperação da malha viária e verificar o cumprimento dos contratos nos últimos quatro meses.//De acordo com Cabrini, o relatório estará concluído nos próximos dias.//O engenheiro lembrou que a comissão ficou dez anos inativa, até ser retomada em 2010, pelo então governador Orlando Pessuti, do PMDB.//O governador Beto Richa, do PSDB, deu prosseguimento à ação, contratando uma auditoria externa para analisar dos contratos de concessão em vigor.//Cabrini compareceu ao Plenário atendendo proposição do deputado Fernando Scanavacca, do PDT.//

Ver mais detalhes
29/11/2012 12:14

Rossoni fala para prefeitos sobre os investimentos que serão feitos com economia feita na Assembleia

 A Assembleia Legislativa participou da abertura oficial do Encontro de Prefeitos Eleitos , na noite desta quarta-feira, em Foz do Iguaçu, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae.//Ao falar para mais de 1500 pessoas, o presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni, disse que a Assembleia do Paraná trabalha em parceria com o Governo para a promoção do desenvolvimento dos municípios.//FALA ROSSONIRossoni falou também do processo de transformação administrativa implantada na atual gestão do Legislativo e dos benefícios que a economia de recursos vai proporcionar aos municípios do Paraná.//FALA ROSSONI 2Para o líder do governo, deputado Ademar Traiano, do PSDB, a união é o caminho para que o Paraná alcance um elevado índice de desenvolvimento.//FALA TRAIANOO governador Beto Richa falou da parceria com a Assembleia, defendeu a união das lideranças e a busca de um novo pacto federativo e anunciou um projeto para o investimento de 12 bilhões de reais em todas as regiões do Paraná.//FALA BETO RICHAA abertura do Encontro foi prestigiada por mais de 500 prefeitos e vice-prefeitos eleitos, deputados estaduais e federais, secretários de estado e lideranças empresariais de todo o Paraná.//

Ver mais detalhes
28/11/2012 19:06

Assembleia estreita relacionamento com prefeitos

A aproximação entre os deputados estaduais e os prefeitos eleitos e que tomam posse em janeiro do ano que vem está começando com mais intensidade a partir desta quarta-feira, durante a realização do Encontro de Prefeitos Eleitos, que acontece em Foz do Iguaçu.//Realizado pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado, reúne 500 prefeitos e vice-prefeitos eleitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e ministros.//O deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, destacou a importância da Casa de Leis para o desenvolvimento do Paraná.//SONORA ROSSONIPara o primeiro secretário, deputado Plauto Miró, a Assembleia estará sempre disponível para discutir os projetos dos municípios e para atuar como ligação entre os executivos municipais e estadual.//Já o líder do Governo no Legislativo, deputado Ademar Traiano, do PSDB, destacou a atuação dos deputados que deve sempre estar em sintonia com os interesses dos municípios.//SONORA TRAIANOO governador Beto Richa ressaltou a austeridade administrativa na Assembleia, com a economia de 200 milhões de reais nos últimos dois anos, que estão sendo canalizados para programas sociais nos municípios.SONORA RICHAOs deputados Augustinho Zucchi, do PDT, Pedro Lupion, do Democratas, Fernando Scanavaca, do PDT e Alexandre Curi, do PMDB também já chegaram para o evento.//

Ver mais detalhes
28/11/2012 14:20

Experiência administrativa da Assembleia será apresentada a futuros prefeitos paranaenses

 Os prefeitos eleitos do Paraná irão conhecer os detalhes da experiência administrativa implantada na Assembleia Legislativa deste no ano passado.//A apresentação será feita pelo presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni, durante o Encontro de Prefeitos e Prefeitas eleitas, que acontece em Foz do Iguaçu, desde esta quarta até a sexta-feira.//Para o presidente da Parlamento estadual, o evento é importante para que os novos prefeitos conheçam o efeito administrativo da Assembleia que resultou na economia de R$ 90 milhões em 2011 e a projeção de R$ 110 milhões em 2012.//Durante o evento, o Legislativo terá um espaço para atender os novos prefeitos, que poderão tratar desde já de futuros projetos e de novas parcerias institucionais.//O segundo secretário da Casa, deputado Reni Pereira, do PSB, e prefeito eleito de Foz do Iguaçu, ressaltou a importância da aproximação entre deputados e os futuros administradores municipais.//SONORA RENIDe acordo com Reni Pereira, a experiência de austeridade e modernização da atual gestão da Assembleia Legislativa, pode ser levada também para as prefeituras.//SONORA RENI 2Participaram do evento mais de mil e quinhentas pessoas, sendo 500 prefeitos e vice-prefeitos eleitos deputados estaduais, federais, senadores e ministros de estado.//

Ver mais detalhes
26/11/2012 18:39

Joel. Malucelli fala sobre a nova fase da TV Sinal e ressalta universalização de seu conteúdo

O empresário paranaense Joel Malucelli, presidente do grupo J. Malucelli, participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira.//Ele falou aos deputados sobre o funcionamento da TV Icaraí, de Maringá, de sua propriedade e que está assumindo a TV Sinal, componente da Agência de Noticias da Assembleia Legislativa.//Segundo Malucelli, o objetivo é dar continuidade à proposta da Mesa Executiva de levar à população paranaense o trabalho dos deputados e continuar o processo de transparência dos atos do Legislativo.//FALA JOELO presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni, destacou o processo de licitação que vai permitir reduzir os gastos com o setor de R$ 360 mil para R$ 315 mil por mês.//A TV Sinal integra a rede legislativa através de parcerias com as câmaras municipais de Curitiba, Maringá e Campo Mourão, além de entidades como a Organização das Cooperativas do Paraná, a Federação das Indústrias do Estado e a Associação Comercial, responsáveis pelos programas Paraná Empreendedor e Paraná Cooperativo.//

Ver mais detalhes
26/11/2012 18:38

CPI das Obras da Copa ouvirá presidente do Tribunal de Contas nesta terça-feira (27)

A CPI das Obras da Copa do Mundo ouvirá na terça-feira, a partir das 18 horas, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, em sessão marcada para acontecer na sala das Comissões da Assembleia Legislativa.//O conselheiro do órgão apresentará um estudo realizado pela Comissão de Fiscalização da Copa 2014 do TCE em relação ao andamento das obras.//Para o deputado Fábio Camargo, do PTB e presidente da CPI, "será uma oportunidade para saber como andam todas as obras e ter informações dos contratos e os prazos de execução”.//A CPI foi criada para acompanhar e fiscalizar o dinheiro público investido nas obras da Copa.//Nas duas primeiras audiências, foram ouvidos o presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, e o advogado e ex-dirigente do clube, Cid Campêlo Filho, que falaram sobre as obras de ampliação da Arena da Baixada.//

Ver mais detalhes
26/11/2012 18:37

Solenidade no Legislativo celebra os 123 anos da Proclamação da República

A Assembleia Legislativa comemorou nesta segunda-feira os 123 anos da Proclamação da República e a adoção da Bandeira Nacional.//A solenidade contou com a presença de autoridades militares e do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, que mais uma vez promoveram concurso literário relacionado à história republicana, mobilizando estudantes de diferentes colégios paranaenses.O ato aconteceu no Plenarinho da Casa, por proposição do deputado Ney Leprevost, do PSD.//Segundo o parlamentar, eventos como esse auxiliam a resgatar a história cívica do país, estimula o civismo e promove a valorização de uma verdadeira cultura cidadã entre os estudantes.//

Ver mais detalhes
26/11/2012 18:36

Assembleia lança Fórum Estadual do Transporte Rodoviário de Cargas

O Fórum e a Frente Estadual do Transporte Rodoviário de Cargas foram instalados na manhã desta segunda-feira, durante solenidade realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa.//O evento contou com a presença de secretários e autoridades estaduais, parlamentares e lideranças sindicais.//O evento, realizado por proposição do deputado Marcelo Rangel, do PPS, foi conduzido pelo deputado Nelson Luersen, do PDT.//Durante o encontro, foram abordadas as reivindicações dos transportadores em relação ao conjunto de normas que deve reger o setor e que vem provocando debates polêmicos no país.//Para Nelson Luersen, o setor enfrenta muitas dificuldades e a instituição do Fórum e da Frente Parlamentar poderá ajudar a resolver os problemas.//SONORA LUERSENParticiparam do lançamento o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro, Nélio Botelho, e o presidente regional da entidade, Neuri Tigrão, o deputado federal petista Zeca Dirceu, o deputado Professor Lemos, do PT, o secretário especial para Assuntos Estratégicos do Estado, Edson Casagrande, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, os presidentes regionais do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga, José Severino Pievosi, Elton Marques Dias, Plínio Nestor Dias, e o dirigente do Sindicato dos Cegonheiros, Jaime Faria dos Santos.

Ver mais detalhes
23/11/2012 18:45

Douglas Fabrício cobra mais atenção e recursos para Santas Casas

O deputado Douglas Fabrício, do PPS, participou na última quinta-feira, em Curitiba, do Quinto seminário da Femipa, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná./No encontro, Douglas cobrou mais atenção e recursos dos governos estadual e federal para as Santas Casas e hospitais filantrópicos, que hoje respondem por cerca da metade de todos os atendimentos feitos através do SUS.//Segundo Douglas, em muitas regiões, o atendimento é feito quase que exclusivamente por essas entidades.//Por isso ele pede mais sensibilidade ao governo para entender que é preciso melhorar a parceria com elas para que o atendimento não seja interrompido.//O parlamentar lembrou ainda que a dívida total das Santas Casas chega a R$ 11 bilhões de reais e a maioria delas não tem como pagar o décimo-terceiro salário.// 

Ver mais detalhes
23/11/2012 18:44

Assembleia comemorará os 123 anos da Proclamação da República

Os 123 anos da Proclamação da República e da adoção da Bandeira Nacional serão comemorados na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, dia 26, no Plenarinho da Casa.//A cerimônia começa às duas e meia da tarde e atende proposição do deputado Ney Leprevost, do PSD.//O evento terá a parceria do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.//

Ver mais detalhes
23/11/2012 18:43

Sociedade Rural dos Campos Gerais homenageia o deputado Plauto Miró

O deputado Plauto Miró, do Democratas, 1º secretário da Assembleia Legislativa, recebeu na noite dessa quinta-feira, em Ponta Grossa, o título de sócio benemérito da Sociedade Rural dos Campos Gerais.//Ao receber a homenagem, Plauto lembrou o trabalho que realizou como deputado em defesa das causas dos produtores rurais e de toda a população paranaense.//

Ver mais detalhes
23/11/2012 18:42

Assembleia vai debater mudanças no plano de custeio da ParanaPrevidência

O diretor-presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima, ocupará o horário do Grande Expediente na sessão plenária da próxima segunda-feira para falar sobre o projeto de reestruturação do plano de custeio da instituição.//A ParanaPrevidência é responsável por administrar e pagar as aposentadorias dos servidores estaduais e as pensões de seus dependentes.//A proposta prevê que os funcionários ativos, que hoje contribuem com 10% do salário, passarão a descontar mensalmente 11%.//Outra mudança é a taxação de aposentados e pensionistas que recebem acima do teto do INSS, hoje em R$ 3.916,20.//A mudança está sendo apresentada como solução para sanear o fundo que, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado, tem um déficit de R$ 7,3 bilhões.//Jayme Lima falará atendendo a proposição do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, do PSDB.//Na terça-feira, dia 27, o assunto será tema de audiência pública convocada pelo deputado Tadeu Veneri, do PT, com início às 9 horas, no Plenarinho da Casa.//

Ver mais detalhes
23/11/2012 18:42

Fórum do Transporte Rodoviário de Cargas será lançado nesta segunda-feira (26)

O lançamento da Bancada e do fórum do Transporte Rodoviário de Cargas do Estado acontece nesta segunda-feira, em cerimônia marcada para às 10 e meia da manhã, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.//O lançamento acontece por proposição do deputado Marcelo Rangel, do PPS, presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação do Legislativo.//

Ver mais detalhes
22/11/2012 18:41

Deputado quer destaque para alimentos livres de glúten em supermercados

O deputado Evandro Junior, do PSDB, propôs na Assembleia que os supermercados coloquem em um único local os alimentos sem a utilização de glúten.//Para isso, o parlamentar apresentou projeto que define também que os locais deverão ostentar avisos anunciando as características dos produtos.//Para Evandro Junior, a comunicação é importante uma vez que o glúten pode causar sérios danos à saúde dos portadores da doença celíaca.//O projeto segue agora para análise e parecer das comissões técnicas do Legislativo.//

Ver mais detalhes
22/11/2012 18:40

Projeto prevê que academias alertem frequentadores sobre o perigo dos anabolizantes

Academias de ginástica, centros e clubes esportivos e outros estabelecimentos similares poderão ser obrigados a afixar em suas dependências  placas alertando para os perigos do uso de anabolizantes.//A obrigação está prevista em projeto apresentado na Assembleia Legislativa, pelo deputado Dr. Batista, do PMN.//Batista é médico e presidente da Comissão de Saúde da Casa.//De acordo com a iniciativa, as placas informativas deverão apresentar texto dizendo que o de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e fígado, degrada a atividade cerebral e aumenta o risco de câncer.//O projeto determina também que a fiscalização da norma ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde.//O descumprimento poderá gerar multa diária de R$ 150,00//A proposta foi lida em Plenário e, agora, segue agora para a apreciação das comissões técnicas do Legislativo.//

Ver mais detalhes
21/11/2012 18:34

Arcebispo de Curitiba fala aos deputados sobre a Jornada Mundial da Juventude

O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, falou durante o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira.//O religioso comunicou aos parlamentares sobre a Jornada Mundial da Juventude, que será realizado no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho de 2013.//Em Curitiba, a programação acontece a partir de fevereiro, com diversos eventos entre 14 e 20 de julho, com a presença de jovens de todo o Brasil e de outros países.//Durante o evento, Curitiba deverá receber entre 30 e 40 mil pessoas.

Ver mais detalhes
21/11/2012 18:34

Projeto que autoriza construção de termoelétrica em Ortigueira é aprovado em 1ª discussão

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, em 1ª discussão, o projeto do deputado Plauto Miró, do Democratas e primeiro secretário da Casa, que autoriza a construção de uma usina termoelétrica junto à fábrica de papel e celulose Klabin S/A, localizada em Ortigueira, na região dos Campos Gerais.//A proposição recebeu 39 votos favoráveis.//De acordo com Plauto, o projeto atende às necessidades da indústria que construirá uma nova unidade para fabricar 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano.//O projeto de expansão da empresa exigirá o investimento de R$ 6,8 bilhões e já é atendido pelo programa Paraná Competitivo, do Governo do Estado.//Com a usina, a Klabin produzirá 260 megawatts de energia, sendo que deste total, 110 MW serão usados para consumo próprio e os 250 restantes deverão ser colocados à disposição do sistema elétrico brasileiro.//A energia excedente é suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes.//

Ver mais detalhes
21/11/2012 18:31

Rossoni comemora votação do Orçamento em tempo recorde

A inclusão do Orçamento do Estado para o exercício 2013 na sessão plenária desta quarta-feira foi comemorada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni.//Com isso, os parlamentares terão mais tempo para discutir o direcionamento dos recursos pelo Poder Executivo no próximo ano.//Rossoni destacou em especial o trabalho da Comissão de Orçamento da Casa pela agilidade na finalização da proposta governamental.//A expectativa é que o procedimento em Plenário esteja finalizado na semana que vem.//

Ver mais detalhes
Mostrando 4981 a 5000 de 6224 podcasts