72 anos da FECOMÉRCIO/PR foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná

10/02/2020 16h14 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Por proposição do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou homenagem pela celebração dos 72 anos de fundação da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomércio/PR, ocorrido em 19 de janeiro de 2020.

Um requerimento formulando Votos de Louvor com Menção Honrosa à diretoria executiva da entidade, presidida pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, extensiva a todos os integrantes da diretoria do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Paraná (gestão 2018/2022), parabeniza a instituição pelo mérito de estar há 72 anos trabalhando em prol dos empresários do comércio do Estado foi aprovado pelos deputados estaduais em 4 de fevereiro deste ano.

O requerimento destaca o histórico institucional da FECOMÉRCIO/PR, descrevendo que “a Fecomércio PR congrega 63 sindicatos patronais e expressa a voz de mais de 500 mil empresas paranaenses de comércio, serviços e turismo. Tem a função de representar legalmente o empresariado junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. A Fecomércio é mantida com recursos oriundos da contribuição sindical patronal anual dos empresários, prevista na Consolidação das Leis do trabalho (CLT). É apartidária e não governamental, mas realiza ações conjuntas e parcerias com entidades públicas e privadas, visando somar esforços para potencializar resultados.

A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo Estado.

Em 10 de janeiro de 1948, a partir do esforço da iniciativa privada, interessada em promover o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, funcionários das empresas que atuam na área do comércio de bens, serviços e turismo, e de seus familiares, foi criado o Sesc-PR. A instituição, uma paraestatal, sem fins lucrativos, é mantida pelas empresas do comércio, que direcionam parte da contribuição compulsória com base na folha de pagamento de seus colaboradores. O Sesc conta com ações nas áreas de saúde, esporte, lazer, cultura, ação social e educação. Sua estrutura é composta por 38 pontos de atendimento, além de cinco unidades móveis, consultórios odontológicos, academias, restaurantes e hotel.

O Senac, por sua vez, desde 7 de julho de 1947 oferece educação profissional de qualidade para milhares de trabalhadores. Com a implantação do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em 2008, a instituição reforçou seu papel na democratização do ensino e desenvolvimento social, por meio de capacitações, cursos técnicos e aperfeiçoamentos gratuitos, custeados pela contribuição das empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Conta com 36 Unidades de Educação Profissional, sendo uma de ensino a distância, além de quatro unidade móveis que permitem levar a educação profissional para todo o Estado. E, para tornar o aprendizado mais eficiente, possui 47 ambientes de prática profissional, onde o aluno acompanha o dia a dia da profissão.

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD) complementa o Sistema. Ao atuar na intermediação de estágios, funciona como ponte entre estudantes universitários e as empresas do comércio”, finaliza o requerimento aprovado e encaminhado ao homenageado em nome da instituição.

Conforme requerido no expediente, foi confeccionado um Certificado de Menção Honrosa em nome do presidente Darci Piana extensivo à toda Diretoria Executiva da FECOMÉRCIO/PR para registro desta importante comemoração.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação