A expectativa da economia com a volta à normalidade é tema do programa Assembleia Entrevista O cenário pós pandemia, sob o ponto de vista econômico, é apresentado na TV Assembleia pelo professor economista Daniel Poit, que dá dicas para a reabertura.

03/08/2020 15h40 | por Trajano Budola
O economista, consultor de negócios e professor universitário na UTFPR, Daniel Poit, é o convidado do programa Assembleia Entrevista.

O economista, consultor de negócios e professor universitário na UTFPR, Daniel Poit, é o convidado do programa Assembleia Entrevista.Créditos: Reprodução

O economista, consultor de negócios e professor universitário na UTFPR, Daniel Poit, é o convidado do programa Assembleia Entrevista.

O que esperar da recuperação da economia após tantos meses de paralisação por conta da pandemia da Covid-19? O programa Assembleia Entrevista, atração da TV Assembleia, leva ao ar uma conversa com o economista, consultor de negócios e professor universitário na UTFPR, Daniel Poit, que analisa os aspectos da retomada, sob a perspectiva de uma nova realidade para o mercado.

A entrevista aborda a situação atual projetando o cenário de volta à normalidade, considerando que esta normalidade pode ser completamente nova. “É a inquietação que leva a sociedade a buscar soluções. Este drama que vivemos é passageiro e o reflexo disso na economia é o desajuste em algumas cadeias, como o setor aéreo, de turismo e algumas cadeias industriais com sérias dificuldades”, lista Daniel.

"É um problema totalmente imprevisto, algo emergencial”, afirma o economista. Para ele, boas soluções, que começam de forma local e com pequenas ações, se replicam e geram novas soluções. “É a capacidade de se adaptar, reinventar e flexibilizar convicções. O novo normal vem disso, mesmo repetindo alguns padrões muitas coisas novas vão acabar se impondo. Um exemplo são as entrevistas on-line, como a que estamos fazendo agora”, exemplifica.

“As entregas e os pequenos negócios têm crescido, tanto os formais quanto os informais. A possibilidade das pessoas trabalharem em casa, as aulas on-line dando possibilidade às crianças de conviverem mais com seu ambiente. A forma de viver, cada vez mais isolada, está sendo reconfigurada”, diz Daniel. Segundo ele, muitas empresas estruturam seus processos de produção baseados nos ganhos de escala e produtividade conquistados durante o período de isolamento e escalonamento de trabalho. 

Volta - Daniel Poit afirma que o Brasil tem condições de recuperar os patamares de 2019 na produção em 6 meses a um ano. Segundo ele, os números apresentados pelo governo para a economia demonstram que o choque foi maior em alguns setores, como o citado turismo e comércio, mas não tão impactante sobre outros. Ele afirma ainda que a volta da circulação das pessoas criará uma demanda por serviços como o hoteleiro e de viagens aéreas, justamente os mais afetados. E é esta avidez que trará vida ao setor novamente, diz.

“Os restaurantes familiares e temáticos chamarão mais atenção das pessoas com a volta da tranquilidade. À medida que as pessoas forem sentindo-se mais seguras, vão acabar ousando fazer viagens à praia, aéreas e participar de excursões. O prazer de passear não tem como ser virtual”, afirma. “O comércio vai ter também uma reação muito positiva, porque ficou muito represado atender certas indulgências que nos colocamos. Isto é provável até em razão da queda dos juros, que vai tornar mais acessível o financiamento”, diz Daniel.

Dificuldade - Para o economista, a boa gestão sempre é facilitadora, independente de situações de emergia. Por isso, quem usa bem suas receitas, lucratividade e reservas conseguirão se reerguer com melhor acesso ao crédito. “O momento expõe a necessidade de se profissionalizar a gestão”, afirma.

Investimento - Para as economias individuais, o professor sugere que se gaste com responsabilidade agora, principalmente em conhecimento e formação. “Estude tecnologia, gaste com isso, faça bons cursos, mesmo na internet para quem quer melhor qualificação. Ou outra atividade que acrescente em termos de conhecimento, que além de não pesar, não pode ser tirado. Certamente será útil na retomada para uma competitividade maior no mercado de trabalho”, completa.

Assembleia Entrevista - A íntegra da entrevista com ao economista Daniel Poit, além de muitas outras entrevistas já feitas pelo programa Assembleia Entrevista, pode ser conferida pela TV Assembleia através do canal aberto 20.2 e 16 pela Claro/Net, além do canal do Youtube pelo link: https://bit.ly/3k705Ag.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação