
O uso de ferramentas como ChatGPT, Google Gemini e demais chatbots como alternativas ao processo terapêutico orientado por um psicólogo é tema da edição desta quinta-feira (9) do programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia. Para discutir o tema, a jornalista Marcele Antonio recebe a psicóloga Nadia Giacomazzi, integrante da Comissão de Psicologia Clínica do Conselho Regional de Psicologia 8ª Região (CRP-PR). O programa vai ao ar às 13h.
Sobre o uso da inteligência artificial na área, Giacomazzi é categórica. "É uma conversa, pode ser uma orientação, você pode tirar muitas dúvidas, mas não é psicoterapia", frisa. Ela destaca diversas características intrínsecas ao processo terapêutico e que estão ausentes quando o paciente opta por ser “atendido” por um robô – a falta de sigilo, a ausência de empatia, a impossibilidade de se criar laços.
“É uma ferramenta muito boa, ninguém é contra usá-la na vida. Mas não existe um vínculo humano. Não tem uma pessoa que está ali te olhando, te entendendo e percebendo. Ela [a IA] não vai perceber nuances no que você [paciente] fala e na sua postura, nem na construção ou em palavras específicas que você usa. Ela vai trazer respostas prontas”, pontua a especialista.
Giacomazzi explica que não há na psicologia fórmulas ou respostas prontas para problemas semelhantes, o que desarticula a própria lógica da máquina. “Cada ser humano é um universo inteiro”, afirma. Ao detalhar como se dá o processo terapêutico, a psicóloga demonstra como ele leva em conta as particularidades e o modo de viver de cada um. O processo terapêutico aponta ainda a responsabilização do paciente sobre certos problemas de sua vida – característica ausente no bate-papo com a IA.
A terapeuta elenca riscos desse uso, como diagnósticos falsos entregues pelos modelos de linguagem de inteligência artificial generativa. No entanto, pondera que ela pode ser uma aliada ao processo terapêutico conduzido por um psicólogo caso a conversa com os chats auxilie o paciente a definir perguntas e temas a serem elaborados junto ao especialista. “Tudo ajuda, uma conversa com sua família pode te ajudar nesse sentido, uma conversa com seus amigos, com uma pessoa desconhecida, um pensamento aleatório que surgiu um dia no parque", ilustra.
Giacomazzi tratou ainda da campanha conduzida pelo CRP que defende a regulamentação da psicoterapia, fortalecendo a necessidade de formação e ética na área. Outro tema da entrevista são as opções de psicoterapia para quem não tem condições financeiras no Paraná, como alternativas de atendimento social ou gratuito.
TV Assembleia
O programa “Assembleia Entrevista”, da TV Assembleia — canal da Assembleia Legislativa do Paraná — pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 (rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana) e no canal 16 (Claro/NET).
Desde agosto, o programa é transmitido às quintas-feiras, às 13h, no canal da TV Assembleia, com reprise às 18h.