O Programa de visitas guiadas à Assembleia Legislativa contou com a participação de quase 6 mil pessoas em 2025. Ao longo de 178 visitas, um total exato de 5.965 pessoas conheceu as dependências e o funcionamento da Casa de Leis do Paraná, número que representa um aumento de pouco mais de 23% em relação aos 4.834 visitantes de 2024.
A maior parte dos grupos que visitam a Assembleia é formada por estudantes de todos os níveis de ensino, mas o programa é aberto à comunidade em geral e a instituições públicas e privadas.
Durante o passeio pela Assembleia, os visitantes conhecem os prédios históricos que compõem a estrutura da Casa, com destaque para o Plenário Deputado Waldemar Daros, onde são realizadas as sessões legislativas. Muitas vezes, inclusive, podem acompanhar os debates e as votações dos projetos de lei apresentados pelos deputados.
Toda a recepção e condução dos visitantes é feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia. Entre outros destaques, os convidados conhecem o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde aprendem como funcionam as audiências públicas da Casa de Leis, além de conhecerem o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes.
Os 178 grupos que participaram das visitas guiadas deste ano vieram de todas as regiões paranaenses e até de fora do Brasil. Ao longo de 2025, a Casa de Leis recebeu visitantes dos seguintes municípios do Paraná: Almirante Tamandaré, Antonina, Apucarana, Arapongas, Arapoti, Araucária, Balsa Nova, Bela Vista do Paraíso, Borrazópolis, Campo Largo, Campo Mourão, Capanema, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaraqueçaba, Irati, Jaboti, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Palmeira, Paranaguá, Pato Bragado, Pinhais, Pinhalão, Piraquara, Ponta Grossa, Porto Barreiro, Porto Vitória, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra, São João do Triunfo, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Tijucas do Sul, Toledo, União da Vitória e Wenceslau Braz. Além deles, um grupo de estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso e outro oriundo de Assunção, capital do Paraguai, também visitaram a Assembleia.
Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), o contato (nome, telefone e e-mail), o grau de escolaridade dos alunos, a idade dos visitantes e o número de pessoas no grupo. Os grupos podem ter, no máximo, 40 pessoas.
As visitas acontecem sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O Cerimonial da Casa recomenda que a visitação ocorra entre segunda e quarta-feira, pois são esses os dias em que são realizadas as sessões plenárias. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Cerimonial, pelo telefone (41) 3350-4007, pelo e-mail cerimonial.alep@gmail.com ou pela aba Visite a Assembleia do site oficial da Casa de Leis.