Acadêmicos do interior vão participar do Parlamento Universitário Quer vivenciar o dia a dia de um deputado? As inscrições para a primeira etapa do projeto já estão abertas e devem ser feitas até o dia 24 de maio. Não perca o prazo!

15/05/2019 17h15 | por Vanderson Luiz

Créditos: Vanderson Luiz/Arte

A edição 2019 do Parlamento Universitário, projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), terá algumas novidades em sua quarta edição, entre elas a primeira participação de instituições de ensino superior do interior do estado. Foram selecionadas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Pela primeira vez nós teremos a presença de acadêmicos do interior do estado em nosso programa, o que para nós é uma honra, e esperamos que seja uma experiência enriquecedora e inesquecível para aqueles que forem selecionados”, afirmou o diretor Legislativo da Alep, Dylliardi Alessi, que é também o diretor da Escola do Legislativo.

As três debutantes se juntarão a outras nove instituições de Curitiba: Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Opet, Unibrasil, Uninter, UniCuritiba, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Faculdades Santa Cruz e Estácio. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância do projeto e da participação acadêmica. “A participação do jovem na política brasileira é fundamental. Há três anos estamos promovendo o Parlamento Universitário aqui na Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo. É um projeto fantástico, premiado, que oportuniza o jovem universitário simular as funções de deputados estaduais durante uma semana, participando de todas as atividades de um parlamentar. Queremos convidar os acadêmicos da Unioeste a participarem do projeto que é uma iniciativa pioneira no Brasil”.

Calendário – O Parlamento Universitário será realizado de 18 a 26 de julho, mas as inscrições encerram no próximo dia 24 de maio. Os acadêmicos de cada uma das instituições de ensino superior devem, primeiramente, se inscrever no site da Escola -  www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/parlamento-universitario – onde também está disponível o regulamento e as datas de cada etapa. Cada instituição de ensino superior terá um coordenador responsável que vai orientar e selecionar os alunos que serão enviados a Curitiba para representar a instituição durante o Parlamento Universitário.

O programa O Parlamento Universitário foi criado em 2016 e no ano seguinte foi o vencedor do 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo Brasileiro para o público externo. Desde então, diversas entidades legislativas de todo o País buscaram se espelhar no projeto paranaense para incentivar a participação do jovem.

Serão selecionados 54 acadêmicos, que no período de 18 a 26 de julho simularão todas as atividades de um deputado estadual, participando da eleição da Mesa Executiva, comissões permanentes, elaborando projetos de lei e a votação dos mesmos. As melhores proposições poderão se tornar lei no Estado do Paraná.

“O Parlamento Universitário é projeto de ensino, pesquisa e formação política, centrado na simulação das atividades da Assembleia Legislativa. Nós queremos oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do parlamento e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo”, destacou Dylliardi. Além disso, o acadêmico selecionado que participar de todo o programa, será certificado com quatro horas de atividade complementar durante o treinamento e mais 80 horas de atividade complementar por sua participação na simulação do parlamento.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação