Aplicativo "Agora é Lei no Paraná" é finalista do Prêmio Redes 2019 Premiação reconhece as iniciativas de comunicação no setor público que melhoram o relacionamento e a prestação de serviço ao cidadão por meio do uso das tecnologias.

16/04/2019 16h05 | por Kharina Guimarães

Deputado Ademar Traiano e Kátia Chagas: iniciativas da Assembleia que estão servindo de modelo.Créditos: Nani Gois/Alep

O aplicativo “Agora é Lei no Paraná” desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) é novamente um dos finalistas de premiação nacional - o Redes 2019. A ferramenta que reúne mais de 270 leis estaduais é um dos 10 selecionados para o 8º Redes WeGov!, que reconhece a importância do uso da tecnologia como uma das formas de aprimorar a transparência na gestão pública.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), a nova indicação do aplicativo é um reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, comandada pela jornalista Kátia Chagas, para aproximar o cidadão do Poder Legislativo. “É mais uma demonstração de que o nosso projeto de comunicação está no caminho certo. Esse aplicativo faz parte de um amplo processo de reestruturação da Diretoria de Comunicação da Assembleia, iniciado há quatro anos. São iniciativas que estão servindo de modelo para o resto do país”, disse Traiano.

Criado em 2017, o “Agora é Lei no Paraná” concentra em uma plataforma única as leis que tratam de compra e venda de produtos e da prestação de serviços, auxiliando o consumidor a conhecer a legislação e também a cobrar seus direitos. Todo o projeto foi elaborado pela equipe da Diretoria de Comunicação, com o suporte técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação, sem qualquer custo adicional para o Poder Legislativo. “Apenas com o trabalho e o talento dos funcionários da Assembleia criamos um aplicativo que além de dar destaque para a atividade dos deputados, coloca nas mãos das pessoas um poderoso instrumento na defesa dos seus direitos”, destaca Traiano. “Nossa comunicação está trabalhando em sintonia com o que há de mais moderno e buscando novas formas de ampliar a divulgação de tudo o que ocorre aqui na Assembleia”.

Evento  O Redes WeGov! é um evento multitemático voltado para agentes públicos e estudiosos da administração pública que reconhecem a importância da utilização das redes sociais e da tecnologia na melhoria do relacionamento e prestação de serviços ao cidadão, proporcionando maior transparência na gestão pública.

A oitava edição acontece nos dias 25 e 26 de abril, em Florianópolis, e vai colocar em debate o futuro da comunicação e o papel das mídias sociais e das novas tecnologias nesse cenário. Além de participar dos debates programados, os 10 finalistas ao Prêmio Redes 2019 apresentarão seus projetos ao público na Feira de Cases de Comunicação no Setor Público. Os visitantes poderão votar nas melhores iniciativas. Entre os finalistas já divulgados, além da Assembleia Legislativa do Paraná, também estão a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Agência Nacional de Águas (ANA). Os três melhores projetos serão conhecidos na sexta-feira, dia 26.

Premiado  Está não é a primeira vez que o “Agora é Lei no Paraná” é reconhecido nacionalmente. Em 2017, o aplicativo ganhou “Menção Honrosa do Prêmio e-Gov”, do Ministério do Planejamento e da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e da Comunicação, o mais importante reconhecimento do país a projetos e soluções de governo eletrônico com uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação. O projeto da Alep foi o único entre os 12 finalistas a ser desenvolvido por um Legislativo estadual.

Participantes – Além do Paraná, estão na disputa pelo Prêmio Redes 2019 programas da Advocacia-Geral União, da Agência Nacional de Águas, do Tribunal de Contas da União, prefeituras de Balneário Camboriú e Palhoça, do Governo do Rio Grande do Sul, do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e da Justiça Federal no Rio Grande do Norte.