Banda da PMPR receberá voto de louvor pela realização de apresentações públicas durante a pandemia de coronavírus Homenagem foi proposta na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Luiz Fernando Guerra.

08/06/2020 16h03 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Banda da Polícia Militar realizou um live direto do Jardim Botânico, em Curitiba, em homenagem ao Dia das Mães.

Banda da Polícia Militar realizou um live direto do Jardim Botânico, em Curitiba, em homenagem ao Dia das Mães.Créditos: Soldado Ismael Ponchio

Banda da Polícia Militar realizou um live direto do Jardim Botânico, em Curitiba, em homenagem ao Dia das Mães.

Apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná em frente ao Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.Créditos: Soldado Ismael Ponchioo

Apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná em frente ao Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa serão entregues ao comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, ao Chefe do Estado Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburge e ao capitão José Galdino Filho, maestro chefe da Banda da Polícia Militar, pelas apresentações itinerantes no período noturno pelas vias públicas de bairros residenciais e concertos especiais que levam paz, esperança e conforto às pessoas por meio da música durante a pandemia.

A homenagem foi proposta pelo deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) e apresentada nesta segunda-feira (08), através de um requerimento, durante a sessão plenária remota da Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo o deputado Luiz Fernando Guerra os cumprimentos são extensivos à todos os 81 integrantes da Banda da Polícia Militar do Paraná,  pelas apresentações itinerantes, em movimento para evitar aglomerações e fazendo uso de máscaras e concertos especiais em  espaços públicos, instituições sociais, asilos e hospitais; através de uma atividade social da Polícia Militar para proporcionar paz e  tranquilidade à população durante o período da pandemia da coronavírus, que exige medidas de isolamento e distanciamento social entre as pessoas.

Por causa da pandemia, e a fim de contribuir com a formação de um clima mais alegre e inspirador, menos estressante e solidário, a Banda da Polícia Militar tem feito apresentações ao ar livre, com menos músicos, sem plateia, e outras que são exibidas ao vivo pelas redes sociais. Originalmente, a Banda que tem 163 anos de história conta com 81 músicos. Além de Curitiba, a Banda também se apresenta a convite e neste formato em cidades do interior do Estado, descreve Guerra.

Compartilhamos e aplaudimos o sentimento da emoção do maestro da Banda da PMPR, ao afirmar que “a música é o elo que une famílias e corações. As pessoas têm que lembrar que é importante sempre manter contato com seus entes queridos, reforçar o quanto são importantes. O distanciamento social provoca um certo afastamento, mas nossos familiares e amigos queridos não podem ser esquecidos jamais, e para eles a Banda preparou essa homenagem”, afirma o deputado na proposição.

Na mensagem justificativa, o deputado reconhece que os merecidos Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa à Polícia Militar do Estado do Paraná, através de Banda de Música que nos seus 163 anos de atividades, desenvolve de forma diferenciada e de prestação de serviço sociocultural, uma atividade que faz parte de um esforço coletivo  para levar, além da segurança pública, um pouco de esperança e conforto por meio da música durante a pandemia.

Saxofones, trompetes, clarinetes, partituras. Essas são as armas da Banda da Polícia Militar do Paraná para aliviar a vida da população na pandemia do coronavírus. Desde que a doença chegou e mudou radicalmente a vida de todo mundo, a Banda da PM ganhou uma nova missão: levar cultura à população em tempos de isolamento social, diz o deputado.

Os policiais músicos têm se apresentado por todo o estado, principalmente por hospitais e unidades de atendimento. Mas há também apresentações nas ruas dos bairros de Curitiba, levando diversão para os moradores que estão em confinamento para prevenir a doença.

O objetivo é justamente usar a música para suavizar a vida da população em geral. Estamos passando por um momento difícil, tempo de distanciamento e isolamento social e com essa falta de mobilidade as pessoas não têm onde ir. Neste sentido, esta ação voluntária da Policia  Militar do Paraná merece o aplauso e o reconhecimento oficial do Poder Legislativo por  levar um pouco de acalento às pessoas e proporcionar-lhes um momento agradável por meio da música, inclusive, em reverência ao patriotismo, os próprios hinos e canções alusivas à bandeira e ao Estado também são executadas, ao lado dos clássicos, populares e sertanejos raízes, concluiu o deputado Guerra.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação