Aprovado em 1ª votação projeto que cria o Dia Estadual do Coritiba Foot Ball Club O Coxa, como é popularmente conhecido, foi a primeira equipe do Paraná a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol em 1985.

09/03/2020 17h15 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O Projeto de Lei 615/2019 de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), que instituiu o Dia Estadual do Coritiba Foot Ball Club, a ser comemorado anualmente na data de 12 de outubro, data do aniversário de fundação no ano de 1909 da equipe, foi aprovado em primeira votação com 45 votos favoráveis na sessão desta segunda-feira (09) na Assembleia Legislativa do Paraná.

O clube alviverde é o mais antigo do estado, com 110 anos celebrados na data de 12 de outubro de 2019 e foi a primeira equipe paranaense a sagrar-se campeã brasileira de futebol, em 1985, ao vencer nos pênaltis o Bangu no Maracanã lotado com mais de 91.000 pagantes.

A iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra, de acordo com a justificativa do projeto é prestar uma merecida homenagem ao tradicional e respeitado Coxa do Alto da Glória, que também foi a primeira equipe estadual a participar da Copa Libertadores da América, em 1986.

Depois de ter conquistado por 38 vezes o título de campeão paranaense, ter chegado duas vezes à final da Copa do Brasil (2011/2012) e ter dentre seus títulos o de duas vezes campeão do Brasileiro Série B (2007 e 2010), a trajetória gloriosa do Coritiba merece o reconhecimento oficial dos Poderes Públicos do Estado, com a inclusão no Calendário Oficial de Eventos o Dia Estadual do Coritiba Foot Ball Club, na data em que comemora o seu aniversário. “Será uma festa em dobro”, destaca o parlamentar.

O deputado frisa que o Coritiba motivou a criação de outras equipes de futebol pelo estado, fomentando a economia e contribuindo para elevar o nome do Paraná no cenário esportivo nacional e internacional.

A trajetória do Coritiba é marcada pelo amor de sua torcida, pelo respeito do país e pela certeza de vida longa ao clube reconhecido por sua história.  Com uma galeria de troféus na casa dos 1200 em diversas modalidades, os principais, é claro, estão voltados ao futebol, a razão de ser do clube. No estado do Paraná, o Glorioso (como é conhecido carinhosamente pelo número de conquistas) é o clube que mais tem títulos conquistados.

Em vigência no estado e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, o rival Clube Athlético Paranaense – CAP comemora o seu Dia Estadual na data de 26 de março, desde 2007, quando a Lei nº 15.461 institui a data similar.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação