Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Aprovado projeto que concede Título de Utilidade Pública à Associação de Proteção Animal de Peabiru

Proposta apresentada pelo deputado Luiz Fernando Guerra reconhece atuação da entidade nos cuidados com os animais.

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). Créditos: Orlando Kissner/Alep

O projeto de lei 39/2020 de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), que concede o Título de Utilidade Pública à Associação de Proteção Animal de Peabiru (APAPE), foi aprovado em segunda votação durante sessão virtual da Assembleia Legislativa do Paraná, realizada nesta segunda-feira (23).

A entidade que existe há quase dez anos presta assistência de proteção e defesa dos direitos dos animais, promovendo também campanhas educativas e de orientação à população quanto ao respeito e cuidados com animais. Além disso, a instituição desenvolve programas de adoção e esterilização, visando melhorar as condições de vida de muitos animais.

O título de Utilidade Pública garante que entidades sem fins lucrativos prossigam prestando serviços relevantes e tornem-se aptas a receber recursos para manter suas atividades. Em seus anos de atuação, a APAPE abriga animais abandonados ou que sofreram maus-tratos, disponibilizando assistência médica aos bichos abandonados e também aqueles que pertencem à população de baixa renda e que precisam de cuidados básicos.

Para conscientizar a população a entidade também promove ações nas redes sociais alertando sobre a importância da castração, da vacinação, da prevenção de doenças, das necessidades básicas do animal e de posse responsável. A instituição também fiscaliza o cumprimento da legislação relativa aos animais, acionando os órgãos públicos competentes para a resolução de tais questões.

Para manter as portas abertas, a entidade promove diversas ações, como feira de roupas usadas, vendas de bombons, rifas e doações de voluntários. Estas são algumas formas de arrecadar dinheiro para continuar atendendo os animais e encaminhá-los para atendimento veterinário. 

“É necessário reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela associação ao longo dos anos, atuando na recuperação de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Além disso a instituição também desempenha um papel de conscientização da população sobre a necessidade de prezar pelo bem-estar dos animais, incentivando a adoção responsável e prevenção de doenças”, destacou o deputado.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação