Assembleia entrega o título de Cidadã Benemérita do Paraná à Isabel Kugler Mendes Ela teve importante papel enquanto advogada de direitos humanos, atuando de forma voluntária, por mais de 50 anos, em diversas frentes de direitos fundamentais, em especial na defesa da dignidade à população carcerária do Paraná.

09/12/2022 09h15 | por Jaime S. Martins

Isabel Kugler Mendes receberá o título de Cidadã Benemérita do Paraná na próxima segunda-feira (12).Créditos: Facebook

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza uma sessão solene na próxima segunda-feira (12), às 18 horas, para a entrega do título de Cidadã Benemérita do Paraná à senhora Isabel Kugler Mendes, advogada que por mais de 50 anos se dedicou na defesa da dignidade à população carcerária do Paraná.

A proposta da homenagem é dos deputados Goura (PDT) e Tadeu Veneri (PT). A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.

“Ela é uma das principais ativistas de direitos humanos do nosso país que, no exercício do Direito, atuou por mais de 50 anos em defesa das mulheres, dos encarcerados e das populações vulneráveis”, lembram os proponentes.

Isabel ficou conhecida como a “mãe dos presos, tem 85 anos, é natural de Tibagi-PR, iniciou o curso de direito quase aos 40 anos, após tornar-se mãe de 10 filhos. Iniciou sua carreira como assessora na Assembleia Legislativa do Paraná. Depois de formada, foi aprovada no concurso de procuradora da Câmara de Vereadores de Curitiba, uma das primeiras mulheres nesta função, ainda nos anos 1970. Durante a Constituinte de 1988 assessorou a liderança do governo paranaense na Assembleia Legislativa do Paraná.

Nos anos 1970, a doutora Isabel, como ficou conhecida, aproximou-se da questão carcerária, quando seu marido na época foi nomeado diretor da Colônia Penal Agrícola e ela e seus filhos passaram a conviver mais próximos dos internos. A partir desta experiência, Isabel percebeu carências e passou a agir em prol da dignidade da população carcerária. Isabel atuou de forma voluntária em diversas entidades do terceiro setor e conselhos públicos voltados em especial à defesa da mulher e dos direitos humanos. Foi presidente por 14 anos do Conselho da Mulher de Curitiba, tendo atendido milhares de mulheres em situação de violência, e vice-presidente de 2004 a 2013 da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR). Representou o Paraná na Coordenação Internacional de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/Federal.

Em 27 de maio de 2021, Isabel aposentou-se, afastando-se de suas atividades no Conselho da Comunidade de Curitiba, órgão fiscalizador do sistema penitenciário organizado pela sociedade civil com apoio do Tribunal de Justiça do Paraná, no qual exerceu o cargo de presidência por anos. “Isabel Kugler Mendes teve trajetória ímpar na defesa da cidadania e humanidade, com atuação comprometida com os direitos de populações vulneráveis, representando um exemplo na defesa dos direitos humanos e da dignidade”, justificam os autores da homenagem.