Assembleia Entrevista debate prevenção ao câncer da pele Programa desta quinta-feira ouviu o membro do Grupo Brasileiro de Melanoma, Dr. Juliano Rebolho.

07/12/2022 15h30 | por Rafael Guareski
O cirurgião oncológico Juliano Rebolho fala sobre o câncer da pele no programa Assembleia Entrevista.

O cirurgião oncológico Juliano Rebolho fala sobre o câncer da pele no programa Assembleia Entrevista.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O cirurgião oncológico Juliano Rebolho fala sobre o câncer da pele no programa Assembleia Entrevista.

Desde 2016 o Paraná realiza a campanha Dezembro Laranja, que se dedica a conscientização do câncer da pele. Este é o tema do programa Assembleia Entrevista que vai ao ar na TV Assembleia nesta quinta-feira (08). O cirurgião oncológico do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) e membro do grupo Brasileiro de Melanoma, Dr. Juliano Rebolho, foi o entrevistado e durante o programa falou sobre as principais causas da doença, cuidados e tratamentos.

No Paraná uma proposição do deputado Anibelli Neto (MDB), debateu e aprovou a lei 18.829/2016, que cria a campanha Dezembro Laranja. A legislação estabelece que todos os anos, neste mês, sejam promovidas ações preventivas e que ajudem no diagnóstico precoce da doença. 

Várias dicas importantes foram salientadas durante a entrevista do médico ao programa. “É importante sempre a gente ressaltar a proteção do sol por que o efeito cumulativo dos raios UVA e UVV na pele, podem vir a desenvolver um câncer da pele e o tratamento, apesar de ser na grande maioria, uma doença potencialmente curável, pode deixar várias sequelas do ponto de vista estético e até funcional”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil estimasse 85.170 casos novos de câncer da pele não melanoma entre homens; e 80.410 nas mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses números correspondem a um risco estimado de 82,53 casos novos a cada 100 mil homens e 75,84 para cada 100 mil mulheres.

Durante a entrevista Dr. Juliano alertou para partes do corpo que precisão de mais atenção de toda a população com relação à doença. “Geralmente a face é a mais atingida, é por causa da própria exposição solar, e o grande alerta é com relação a mudanças de manchas ou pintas pelo corpo e sangramento. Qualquer tipo de mudança de cor ou aumento da lesão são situações em que o paciente precisa procurar um especialista para avaliação”.

Ainda durante a campanha Dezembro Laranja cinemas de todo Paraná exibem, antes da sessão principal, filmes publicitários informativos sobre a conscientização, divulgação e ações de combate ao câncer da pele.

O programa vai ao ar nesta quinta-feira (8) às 11 horas na TV Assembleia, com reprise ao longo na semana. O Assembleia Entrevista ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população e tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação