Assembleia homenageia primeira mulher a assumir o consulado da Itália no Paraná e Santa Catarina
A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou a cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Maria Salamandra, na sessão desta terça-feira (6). Maria Salamandra é a primeira mulher na história a assumir o comando do consultado-geral localizado em Curitiba.
A homenagem foi proposta pela segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP). "A cônsul Maria Salamandra tem dedicado sua vida ao consulado italiano aqui no Brasil por anos. É a primeira mulher, de fato a assumir o consulado italiano para o Paraná e Santa Catarina. Merece o reconhecimento e respeito dessa Casa", disse a deputada ao entregar a Menção Honrosa.
A cônsul agradeceu a homenagem. "Estou bastante emocionada. É um coroamento de tantos anos de trabalho. Quero dedicar a todas as mulheres que sofrem discriminação de gênero. Com dedicação e estudos é possível alcançar os objetivos"
Cônsul
Nascida em Roma, Maria Salamandra é formada em Contabilidade, Economia e Comércio e Ciências Políticas. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália em 1984 por meio de concurso público.
Já desempenhou diferentes funções no consulado italiano em Curitiba em três passagens. Foi vice-cônsul até 1993, subcomissária administrativa de 2003 a 2010 e regressou à capital paranaense em 2014 no cargo de vice-cônsul. Também trabalhou postos diplomático na Itália, em Paris (França) e em São Paulo.
Notícias Relacionadas
Lei da Economia Azul estimula o desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná
Nova legislação proposta pela deputada Maria Victoria (PP) promove o uso dos recursos marinhos e costeiros como motor de crescimento econômico, geração de empregos, inovação, inclusão social e preservação ambiental.
Leia maisAssembleia Legislativa reconhece trajetória de quatro décadas do geólogo Everton Souza a serviço do Paraná
Proposta por Hussein Bakri (PSD), a homenagem destaca a contribuição do secretário de Estado do De-senvolvimento Sustentável para a economia e o meio ambiente.
Leia maisDeputada Maria Victoria (PP) destaca força do turismo regional durante Festa do Leitão Maturado em Goioerê
Realizada após sete anos sem edições, a festa marcou o retorno de um dos eventos mais tradicionais da região e reuniu cerca de 3 mil pessoas no Parque de Exposições.
Leia maisDeputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais