Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de história Menção honrosa à entidade que promove a integração de jovens com o mercado de trabalho foi proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

12/12/2022 16h25 | por Trajano Budola
Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de história

Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de históriaCréditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de história

Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de história.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de história.

Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de história.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Assembleia Legislativa homenageia o CIEE/PR, entidade com 55 anos de história.

Os 55 anos do Centro de Integração Empresa-Escola Paraná (CIEE/PR) foram homenageados durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná na tarde desta segunda-feira (12). “Conciliando educação com aprendizagem, ele é fundamental para que o jovem possa abrir uma vaga de trabalho num mercado tão competitivo”, declarou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), proponente da menção honrosa.

O CIEE/PR, entidade fundada em 14 de agosto de 1967, atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágio e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do estado.

De acordo com seu presidente, Antoninho Caron, o CIEE/PR já atendeu mais de 1,6 milhões de estudantes estagiários. “Se levarmos em consideração que cada um deles pertence a uma família de cinco membros, atendemos mais de oito milhões de paranaenses, influenciando seus familiares, capacitando pessoas e formando profissionais mais aptos, preparados e confiantes para o mercado de trabalho”, disse.

Ele explicou que o trabalho social do Centro é filantrópico e oferecido gratuitamente com o objetivo de encorajar os jovens a buscar profissionalização, contribuindo na geração de produtos e serviços nas empresas nas quais são colocados. “Todo jovem pode se cadastrar em nosso site em qualquer município paranaense para estágios de níveis médio e superior”, explicou. “Oferecemos treinamento e capacitação com 400 horas teóricas e mais 800 horas práticas. Em alguns casos ampliamos esta carga, podendo chegar a 1.800 horas de treinamento e preparação. Este jovem estagiário ou menor aprendiz deve estar matriculado em uma escola, cursando e trabalhando. A empresa o remunera, ele passa um dia da semana conosco e recebe toda capacitação necessária”, detalhou.

“O jovem não é mais apenas mão de obra barata, ele é um cidadão que cria e apresenta soluções para a empresa e recebe dela conhecimento e experiência. Ele combina seu lado teórico com a praticidade da empresa e passa a ser um novo profissional contribuindo com o desenvolvimento da sociedade paranaense”, afirmou Antoninho Caron.

O deputado Luiz Claudio Romanelli louvou o trabalho da entidade. “A aprendizagem é um passo fundamental na formação profissional e abertura do primeiro emprego. Este é um processo que precisa ser defendido, como foi feito recentemente em relação à MP 1116, que propunha alterar a forma de contratação de jovens aprendizes e afrontava a legislação trabalhista”, falou. “Felizmente, tivemos uma reação ampla em várias frentes e a iniciativa foi derrotada, inclusive com a mobilização da estrutura e o protagonismo do CIEE em nível nacional. Agora, este tema será cuidado dentro do debate do Estatuto do Aprendiz”, explicou o parlamentar.

História - O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Está registrado nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 112 municípios e tem como um de seus propósitos trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.

Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR beneficia cerca de 24,5 mil jovens com o Programa de Aprendizagem, mais de 1,1 milhão de estudantes com o Programa de Estágio, mais de 410 mil inscritos em cursos de capacitação, além dos programas sociais, como o Programa Jovem em Ação e Família em Ação.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação