Assembleia prestará contas e mapeará demandas durante sessão em Maringá

11/05/2012 14h40 | por Rodrigo Rossi

Deputados com base política na região de Maringá esq. à dir.: Ênio Verri (PT), Evandro Jr. (PSDB) e Dr. Batista (PMN) . Créditos: Nani Gois/Alep

A Assembleia Legislativa realiza na próxima quarta-feira (16) a 6ª sessão itinerante, em Maringá, a partir das 18 horas, no salão do restaurante central do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, durante a Expoingá 2012, aproveitando o aniversário de 65 anos do município, comemorado no dia 10 de maio. A exemplo das outras cinco descentralizações do Poder Legislativo em 2011 – em Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, esta será mais uma oportunidade para prestação de contas da atual legislatura e das ações moralizadoras que foram implementadas desde o ano passado pela Mesa Executiva, e também para abrir espaço para o melhor levantamento das demandas regionais.

As interiorizações consolidam o processo de transparência da Assembleia, que pode, nestes eventos, se aproximar ainda mais da população, se deslocando da sua sede, na capital, para institucionalizar e receber os pleitos dos municípios. Os parlamentares Evandro Júnior (PSDB), Ênio Verri (PT) e Doutor Batista (PMN) defendem Maringá no Legislativo. Para eles, a sessão itinerante será histórica. “Esta é uma importante proposta do presidente Valdir Rossoni, de levar a Assembleia para mais perto da população. Além disso, é a oportunidade de prestação de contas, de mostrar para a população as economias que foram realizadas no ano passado. E ouvir os trabalhadores, sindicatos, entidades, na apresentação das suas demandas”, afirmou Verri.

Mapeamento – Maringá está localizada na região norte central do Estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), amparados no Censo 2010, o município possui base agrícola, principalmente das culturas de soja e milho, cuja produção chega a 154 mil toneladas, tendo ainda intensa representatividade no setor industrial e de serviços. O município é a quinta força estadual, assegurando 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, conforme informações do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), e tem pouco mais de 357 mil habitantes.

Melhorias em infraestrutura viária e em saúde estão entre algumas reivindicações regionais já apontadas pelos parlamentares, que acreditam que o deslocamento da Casa será positivo para Maringá, que terá a oportunidade de apresentar seus pleitos diretamente ao Poder Legislativo. “É muito importante fazermos esta sessão itinerante em Maringá, até para que a comunidade conheça um pouco mais do Legislativo. A Assembleia mudou e a população precisa saber o que foi e está sendo feito, assim como se dá o trabalho dos deputados. E já podemos adiantar que uma grande demanda da região é a duplicação da PR-323, por exemplo, entre Maringá e Umuarama”, disse o deputado Evandro Júnior.

As atribuições dos parlamentares em propor leis e fiscalizar as ações do Poder Executivo poderão ser melhor compreendidas, na avaliação do deputado Dr. Batista. Segundo ele, a população terá o privilégio de ficar mais próxima dos seus representantes e, assim, abrir a discussão acerca dos temas pertinentes ao desenvolvimento da região. “Existem necessidades em todos os segmentos. Mas aponto desde logo a necessidade de benfeitorias para o Hospital Universitário (HU) de Maringá. Esperamos a participação das lideranças e da população, que vão poder apresentar suas reivindicações aos deputados. Vai ser importante para a nossa cidade, pois é uma sessão inédita. Os maringaenses poderão ainda saber um pouco mais do funcionamento do Legislativo, do papel que cabe aos deputados, de legislar e fiscalizar o governo”.

Proximidade – A intenção de descentralizar o Legislativo iniciou em março de 2011. Além de prestar contas à sociedade sobre aquilo que é feito na Casa, as sessões itinerantes se configuram como o momento de reivindicação da sociedade, entidades organizadas e lideranças. Embora não sejam reuniões deliberativas, com votação de projetos, as interiorizações permitem o mapeamento dos pleitos para, na sequência, aprofundar as discussões na Casa de Leis, além de auxiliar a formatação do orçamento e dos futuros investimentos regionais.

A ideia, conforme explica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), nasceu de uma necessidade de se colocar o Poder Legislativo mais perto daqueles que definem e escolhem os seus representantes. “A Assembleia é dos paranaenses, não apenas de Curitiba. A cidade de Maringá é muito importante no cenário estadual e vamos nos deslocar até lá, com os deputados, para ouvirmos a população. O Poder Legislativo ficou mais próximo da sociedade. E assim deve ser”, analisou Rossoni. Opinião também compartilhada pelo deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário do Legislativo, que aposta no sucesso da sessão em Maringá, a exemplo do que ocorreu nas experiências anteriores, que contaram com ativa participação da comunidade.