Assembleia promoverá "Seminário de Conscientização das Doenças Raras" nesta quarta-feira (22) O evento no Plenário da Alep terá início às 9 horas e atende a uma proposição da deputada Maria Victoria (PP), com apoio de entidades parceiras.

21/02/2017 13h41 | por Luiz Alberto Pena
Deputada Maria Victoria (PP).

Deputada Maria Victoria (PP).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputada Maria Victoria (PP).


Conforme proposição da deputada estadual Maria Victoria (PP), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoverá nesta quarta-feira (22), a partir das 9 horas, em seu Plenário, o “Seminário de Conscientização das Doenças Raras”. O evento conta com a parceria de inúmeras associações e entidades representativas, como a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, a Associação Paranaense de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais, a Associação Brasileira de Apoio aos Portadores de Disfunção Neuromuscular e o Instituto de Divulgação da Fibrose Cística, entre outras.

Entre os palestrantes que participarão do evento estão o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Juliano Schmidt Gevaerd, que discorrerá sobre a Portaria 199/2014 – que instituiu do país a Política Nacional de Atenção às Pessoas com Doenças Raras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); a farmacêutica bioquímica e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente Mouseline Torquato Domingues, que abordará o tema da Triagem Neonatal; a médica  neuropediatra Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos, coordenadora do Ambulatório de Bebês de Risco do Hospital Pequeno Príncipe, que abordará a questão do acesso a tratamentos; e Daiane Kock, que falará aos presentes como representante do Grupo Paraná de Doenças Raras.

O seminário também prevê a exibição de um vídeo sobre a trajetória do Dia Mundial de Doenças Raras no Paraná. A data é internacionalmente celebrada no dia 29 de fevereiro. Por se tratar de um dia também raro, a celebração é convencionalmente transferida para o dia 28 de fevereiro. Médicos e pacientes que lutam pela conscientização da sociedade a respeito das doenças raras também serão homenageados durante a solenidade desta quarta-feira, no Legislativo estadual.

 



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação