Assessoria de Imprensa da Alep

14/12/2009 16h16 | por
A Assembleia Legislativa ganhou um novo deputado estadual nesta sexta-feira (04), Wilson Quinteiro do PSB, tomou posse em substituição a Mario Roque, que por ter saído do PSB e migrado para o PMDB teria perdido o direito ao mandato, no entendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Essa é uma cerimônia muito importante porque marca o começo de uma gestão aqui na Assembleia, uma casa que preza pela transparência e tem atuado de maneira ímpar pela modernidade. O Legislativo conta hoje com uma assessoria competente, com o Centro de Operações Legislativas e com a atuação das Comissões Permanentes. Tenho certeza de que neste ano batemos o recorde de realizações de audiências públicas e de apreciação e votação de projetos de lei”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM).

Pela primeira vez, Quinteiro, que é formado em Direito pela Universidade de Maringá (UEM), assume um mandato eletivo. A atuação dele sempre se deu na esfera jurídica, mas iniciou a política em movimentos estudantis, estando à frente do Centro Acadêmico e do Diretório Central da UEM.

Já disputou por duas vezes o mandato de prefeito de Maringá, em 2004 ficou em 5º lugar e em 2008 foi o terceiro mais bem votado. Em 2006 disputou uma vaga no Legislativo pelo PSB, tendo recebido 24.307 votos, ficando assim em segundo lugar na lista de suplentes do partido.

“Pretendo atuar em defesa do desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do nosso Estado, inclusive a de Maringá. A criação de uma Defensoria Pública no Paraná deve ser outro ponto pelo qual devo trabalhar no Legislativo, assim como a implantação de varas distritais nas cidades menores, porque a sede das comarcas é instalada apenas nos centros urbanos maiores, portanto, as pessoas precisam se deslocar”, disse Wilson Quinteiro (PSB).

Ele é autor de dois livros: “Ex-presos políticos, o direito a indenização perdura e o “Estatuto da Cidade, Plano Diretor”. Aliás, foi tido como percussor na defesa da tese de indenização de presos políticos e atua junto à Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

O representante de Maringá e da Região do Vale do Ivaí diz que espera atuar no Legislativo em prol do desenvolvimento integrado das regiões metropolitanas do Paraná, sobretudo a de Maringá. Ele explicou que atualmente as ações desenvolvidas, quer seja em prol da segurança pública ou da educação, ficam restritas e acabariam não contemplando todas as cidades.

Ao longo de sua atividade profissional, Quinteiro atuou em causas relevantes, inclusive em 1998 foi responsável pela liminar que paralisou temporariamente a cobrança de pedágio no Estado. Além disso, já atuou em defesa dos direitos dos mutuários do sistema de habitação da região de Maringá e participou da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Wilson Luiz Darienzo Quinteiro, nasceu em Maringá no dia 08 de abril de 1971, casado com Neandra de Castro Vitaliano Quinteiro, pai de Sofia Vitaliano Quinteiro.