Bacil comemora 1ª lei aprovada e convida para aniversário de São Mateus do Sul

18/09/2019 16h15 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Emerson Bacil (PSL), autor do projeto de lei que incluiu a ExpoMate no Calendário de Eventos do Estado do Paraná.

Deputado Emerson Bacil (PSL), autor do projeto de lei que incluiu a ExpoMate no Calendário de Eventos do Estado do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Emerson Bacil (PSL), autor do projeto de lei que incluiu a ExpoMate no Calendário de Eventos do Estado do Paraná.

Dar identidade e representar efetivamente sua terra natal e região. Este é o alicerce do mandato do deputado estadual Emerson Bacil (PSL). Tanto que sua primeira proposição, aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi para incluir no Calendário Oficial de Eventos do Paraná a ExpoMate, festa que fomenta a economia e tem relação direta com São Mateus do Sul no que tange à terra da erva-mate e sua cadeia produtiva. A proposta deu origem à lei 19.870 de 19 de junho de 2019.

Nesta quarta-feira (18), o parlamentar usou o espaço regimental para agradecer aos deputados pela aprovação da proposta, primeira proposição sua transformada em Lei. "Nosso primeiro projeto de lei que coloca a ExpoMate no calendário estadual de eventos. Isso valoriza e expande o reconhecimento da terra da erva-mate em todo o Paraná", frisou Emerson Bacil.

Segundo ele, a iniciativa partiu da própria cadeia produtiva e coube ao morador do município este papel de defender a proposição e colocá-la na legislação estadual. "Temos vários projetos encaminhados e importantes para São Mateus do Sul e região. Fico feliz pela aprovação desta primeira e conto sempre com o apoio de todos os deputados desta Casa de Leis", afirmou.

Emerson Bacil aproveitou a oportunidade para, além de agradecer aos colegas parlamentares, convidá-los a estarem presentes na 15ª ExpoMate e 1º Agroshow, entre os dias 19 e 22 de setembro. Estendendo o convite para o aniversário de São Mateus do Sul. "111 anos do nosso município, dia 21 de setembro. Convido vossas excelências e todos que nos ouvem e assistem para estarem juntos conosco", disse.

A 15ª ExpoMate e 1º Agroshow iniciam nesta quinta-feira (19/09) com música gaúcha ao som do Grupo Balanço. Na sexta-feira sobe ao palco a dupla Matheus & Kauan, dia 21 é a vez de César Menotti & Fabiano e no domingo Jerry Smith. De acordo com a organização além da erva-mate, o evento valoriza o agricultor são-mateuense unindo também produtores de soja, milho, batata, feijão e demais culturas.

A associação do evento tecnológico, o Agroshow com a ExpoMate, visa fazer a ponte entre os produtores e expositores de equipamentos. "Fundamental esta promoção de inovação tecnológica no meio rural", acrescenta o deputado. Todo o evento é no Parque Municipal de Exposições acesso pela PR 151 - que terá, ainda, ampla praça de alimentação. A promoção é da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação