BRDE comemora 59 anos de fundação e atinge a marca de R$ 1 bi em contratos Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) requereu envio de Voto de Louvor com Menção Honrosa pelo transcurso do aniversário da instituição que congrega os Estados do Sul do Brasil.

15/06/2020 15h22 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, comemora nesta segunda-feira (15), o aniversário de 59 anos de fundação pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar.  Por iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), foi registrado na ata da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná e aprovado requerimento para envio de Voto de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa pela celebração desta data,  em nome dos representantes estaduais Wilson Bley Lipski – diretor de operações e Luiz Carlos Borges da Silveira – diretor administrativo, extensivo aos Conselheiros de Administração representantes do Estado do Paraná, Valmor Weiss e Wagner Aichner, ao Superintendente da Agência Paraná, Paulo César Starke  e ao quadro funcional paranaense e Espaços de Divulgação no Estado, localizados nos municípios de Cascavel, Chopinzinho, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Palotina, Toledo e Umuarama.

O deputado Guerra destacou o fato do BRDE ter atingido a marca histórica de R$ 1 bilhão em contratos. O desempenho é dos cinco primeiros meses do ano e representa um incremento, nos dados consolidados da Região Sul, de 78% frente as contratações no mesmo período do ano passado. Só do Paraná são R$ 358 milhões, registrou.

Destaco a importância do BRDE para a economia do estado e apoio aos municípios, produtores rurais e empresas, fazendo valer seus conceitos de missão, visão e valores, que o credenciam como parceiro estratégico e imprescindível na promoção do desenvolvimento, com a promoção de fomento social, apoio às iniciativas governamentais e privadas, aliado ao firme compromisso de protagonismo na geração de emprego e renda, agregando benefícios econômicos, sociais e ambientais na região de atuação, além de ter dentre seus objetivos estratégicos a promoção do ecossistema de inovação, destacou o deputado.

No requerimento, o parlamentar enaltece, que por ocasião desta data festiva, parabenizamos os gestores atuais e seus antecessores paranaenses da instituição fundada em 15 de junho de 1961, que após muitos anos de atuação, o BRDE já acumulou diversos projetos de impacto ao longo de sua trajetória, dentre eles podemos citar o programa de eficiência energética, a redução da burocracia e dos custos dos financiamentos para pequenos empreendedores, além de ser uma referência na concessão de empréstimos de longo prazo para investimentos, capaz de transformar projetos em realidades.

O BRDE também atua para alavancar os investimentos e aportar recursos para o pequeno agricultor, o comércio e o turismo, setores da economia que são estratégicos para a geração de emprego;  o foco para o BRDE é justamente criar linhas de crédito facilitadas, com juros baixos, para fazer com que o dinheiro chegue para quem produz e gera emprego, apoiando  estratégias próprias para o desenvolvimento do Estado.

Na passagem dos seus 59 anos de fundação, destacamos o anúncio do novo programa Recupera Sul, feito junto com a apresentação do desempenho do banco em 2019, que registrou resultado histórico.  No Paraná, o montante contratado em 2019 somou R$ 850 milhões, o que representa um incremento de 14% na comparação com 2018. Desse total, destacam-se os valores destinados para micro, pequenas e médias empresas (R$ 375 milhões), produtor rural (R$ 177,5 milhões), inovação (R$ 80 milhões) e turismo (R$ 67,7 milhões), descreveu o deputado Luiz Fernando Guerra.

“Os parabéns e os cumprimentos oficiais pelo 59º aniversário de fundação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul – BRDE, pelo cumprimento exemplar de sua missão institucional durante toda sua existência, consolidando-se como um parceiro de valor e um aliado importante e essencial da atividade econômica e social do Paraná, com oferta de linhas de recursos  destinados ao financiamento de projetos ligados às áreas de energias renováveis, inovação, turismo, expansões consideradas grandes geradoras de emprego, bovinocultura, agricultura familiar e agroindústrias, micro e pequenas cooperativas, micro, pequenas e médias empresas, armazenagens, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões”, afirmou.

Atualmente, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) se prepara para ser protagonista no Programa de Parcerias Público Privadas (PPPs) no Paraná, se aproximando do alinhamento estratégico proposto pelo Governo do Estado, servindo como estruturador técnico das PPPs sob os  temas da infraestrutura, segurança, gestão hospitalar e transporte. A iniciativa referenda a meta e o objetivo de que o BRDE não é só um banco que vende crédito. Ele vende fomento, crescimento, geração de renda, empregos e tributos para o Estado, justificou na homenagem.

Na justificativa do requerimento aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Luiz Fernando Guerra frisou que o BRDE é uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos, capaz de transformar projetos em realidades. É uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.