Cidades paranaenses aderem ao Pacto pela Infância Proposta da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho foi apresentada aos prefeitos durante o evento Governo 5.0 realizado na cidade de Foz do Iguaçu.

06/11/2019 13h34 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Romanelli (PSB) com o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo (PSDB), uma das cidades que irão aderir ao Pacto Infância Segura da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho.Créditos: Eduardo Matisiak

O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Claudio Romanelli (PSB), destacou o fato de cinco cidades do Norte Pioneiro - Carlópolis, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Sapopema – estarem entre os 50 municípios paranaenses que vão participar da implantação do Pacto da Infância Segura, uma força tarefa desenvolvida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com as prefeituras que tem como principal meta formar uma rede de proteção às crianças e adolescentes do Paraná.

Ao se integrarem ao pacto, as prefeituras assumem o compromisso de desenvolver as 12 ações prioritárias da força-tarefa. "Entre as 12 ações estão desde a constituição formal da força tarefa, passando por operações integradas, seminários, programas de rádio e TV, campanhas, capacitação de servidores e até criação de centros integrados de atendimento à criança e ao adolescente", disse o deputado Romanelli (PSB).

"São ações e instrumentos que garantem a proteção às crianças e aos adolescentes. Fizemos questão de assinar este pacto porque vemos que ainda há muito desrespeito, violência doméstica e até maus tratos principalmente contra as crianças. Estamos integrados ao pacto e devemos formalizar convênio com a Secretaria de Justiça, Família Trabalho nos próximos dias", disse o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo (PSDB).

Segundo o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o Pacto pela Infância é uma estratégia interinstitucional criada para o desenvolvimento de ações integradas destinadas ao aprimoramento do sistema de garantias, à estruturação das redes de proteção e ao aperfeiçoamento do sistema de justiça, destinados ao atendimento e à proteção da criança e do adolescente vítima ou testemunha de crimes e, também, à prevenção e repressão dos crimes e violências contra elas praticados.

“É importante que os prefeitos sejam sensibilizados da necessidade de capacitação constante de seu corpo de servidores, para atuarem como garantidores dos direitos das crianças e adolescentes, preparando-os, por exemplo, para detectar sinais de violência, preencher a ficha de relato espontâneo e realizar escutas especializadas em caso de violência”, disse o delegado federal e chefe do Departamento de Justiça da Sejuf, Felipe Hayashi, durante palestra no evento Governo 5.0.

Municípios – Além das cidades de Carlópolis, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Sapopema também assinaram o compromisso para a implantação do Pacto pela Infância, os municípios de Anahy, Ariranha do Ivaí, Barracão, Bela Vista do Caroba, Boa Ventura de São Roque, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Cerro Azul, Chopinzinho, Cidade Gaúcha, Colombo, Cruz Machado, Doutor Ulysses, Farol, Faxinal, Ibiporã, Itaguajé, Jaboti, Jandaia do Sul, Janiópolis, Lobato, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Marmeleiro, Munhoz de Melo, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Palotina, Pintangueiras, Porecatu, Prudentópolis, Quatro Pontes, Rosário do Ivaí, Santa Lúcia, Santa Terezinha de Itaipu, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Patrocínio, São José dos Pinhais, Sarandi, Terra Roxa, Toledo, Tupãssi e Xambrê.