Colaboração da sociedade é essencial para evitar racionamento de água Em entrevista à TV Assembleia, gerente de produção de água da Sanepar fala sobre papel da população durante crise hídrica

20/07/2020 16h50 | por Thiago Alonso
Assembleia Entrevista conversa com o gerente de produção de água da Sanepar, Fábio Basso, sobre papel da população durante crise hídrica.

Assembleia Entrevista conversa com o gerente de produção de água da Sanepar, Fábio Basso, sobre papel da população durante crise hídrica.Créditos: Reprodução

Assembleia Entrevista conversa com o gerente de produção de água da Sanepar, Fábio Basso, sobre papel da população durante crise hídrica.

O Paraná passa pela maior crise hídrica da sua história. A forte estiagem que já dura mais de um ano fez com que o volume de água nos reservatórios diminuísse drasticamente, impondo um sistema de rodízio de fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. Neste cenário, cada litro de água não desperdiçado é de extrema importância para evitar o racionamento. A avaliação é de Fábio Basso, gerente de Produção de Água de Curitiba e Região Metropolitana da Sanepar.

 Em entrevista concedida ao programa Assembleia Entrevista da TV Assembleia, Basso explica que mesmo com todas as medidas tomadas pela Sanepar, evitar o desperdício é a melhor saída, já que a estiagem deve se estender ainda até meados setembro ou outubro. Até lá, a palavra de ordem é economia, diz ele.

 “Nosso desejo é voltar ao normal o mais rápido possível, mas antes de setembro não falaremos em suspensão do rodízio devido à gravidade da situação. Precisamos muito de chuvas acima da média para recuperar esse déficit hídrico. Queremos evitar o racionamento, mas se as chuvas não acontecerem, teremos de falar sobre isso. Todo nosso esforço em conjunto com sociedade é para que não precisemos chegar nessa situação”, alerta Basso.

Ele lembra que desde fevereiro, o Paraná teve apenas 10% das chuvas esperadas para o período. Já no início do ano a Sanepar adotou uma série de medidas para manter o abastecimento. Entre elas estão o rodízio nos sistemas integrados e em alguns sistemas isolados de abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a aceleração e antecipação de obras, o aproveitamento de reservas estratégicas e a transposição de rios. Com o agravamento da estiagem, o governo estadual decretou, no início de maio, situação de emergência hídrica por 180 dias.

Todas essas ações só surtem efeito, porém, com ações de economia das pessoas. “A Sanepar tem atuado tentando colocar mais água nos reservatórios e trabalhado para tirar menos. Isso depende também de um trabalho conjunto com a sociedade, com o uso econômico da água nesse momento. O uso racional é importante. A água é essencial e um bem finito. É preciso que as pessoas tenham esse entendimento”, explicou o especialista da Sanepar.

Entre as dicas de economia de Basso estão principalmente priorizar o uso da água para higiene pessoal e alimentação. Ele pede que as pessoas não usem o bem para lavar calçadas ou carro, além de evitar banhos prolongados. “Cada minuto a menos no banho representa economia de água. Para sair desta situação, precisamos de chuva. Apenas obras emergências podem não ser suficientes. Necessitamos da colaboração de toda a sociedade”, diz.

A íntegra do programa com Fábio Basso, gerente de Produção de Água de Curitiba e Região Metropolitana da Sanepar, pode ser assistida pela TV Assembleia, através da Claro/Net canal 16 e 20.2 em canal aberto e também no canal do Youtube nesta terça-feira (21) logo após a sessão plenária, que tem início às 14h30.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação