Comissão aprova criação de Circuito Cicloturístico do Alto do Iguaçu

26/08/2019 14h08 | por Vanderlei Rebelo

Deputado Anibelli Neto, relator do PL que cria o Circuito Cicloturístico do Alto do Iguaçu, e deputado Soldado Fruet, presidente da Comissão de Turismo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Em reunião realizada nesta segunda-feira (26), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou parecer favorável ao projeto que cria o Circuito Cicloturístico do Alto do Iguaçu. Trata-se do projeto de lei 122/2019, de autoria dos deputados Goura (PDT), Delegado Recalcatti (PSD) e Galo (PODE), que recebeu parecer favorável do deputado Anibelli Neto (MDB).

O objetivo da iniciativa é estimular o potencial turístico, fomentar o desenvolvimento econômico regional e melhorar a qualidade de vida da população desses municípios – alguns dos quais detentores dos mais baixos indicadores de desenvolvimento humano (IDH) do Estado do Paraná.

O Circuito do Alto do Iguaçu inclui 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, uma ampla área geográfica em que a bicicleta e o cicloturismo têm experimentado forte crescimento nos últimos anos. Caberá a cada um dos municípios definir uma rota – integrada aos itinerários determinados pelas outras cidades – que fará parte do Circuito Cicloturístico, modalidade de turismo que, por sua natureza, facilita a interação entre o viajante e a população local, com benefícios socioeconômicos para o município, sem a exigência de grandes investimentos em infraestrutura de transporte.

Caberá ainda às prefeituras mapear e divulgar os atrativos turísticos situados na região, incluindo monumentos, atrações naturais, alimentação, hospedagem etc.

Anibelli Neto também emitiu parecer favorável ao projeto de lei 443/2019, da deputada Mabel Canto (PSC), que institui o Dia do Triciclista, a ser celebrado em 12 de outubro, data que passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Paraná, caso a proposição seja aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Mabel Canto lembra, na justificativa de seu projeto, que os eventos de confraternização dos triciclistas – que vêm se disseminando por todo o Estado – estimulam o turismo local e movimentam a economia de muitos municípios paranaenses.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Turismo, deputado Soldado Fruet (PROS), e também teve a participação dos deputados Anibelli Neto, Cobra Repórter (PSD), Professor Lemos (PT) e Cristina Silvestri (PPS).