Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia reconhece contribuição ao agronegócio e defesa dos produtores rurais nos 60 anos da FAEP

Sessão solene homenageou diretores, colaboradores, sindicatos rurais e lideranças que marcaram a trajetória de conquistas do setor paranaense.

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (4).
Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (4). Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta quinta-feira (4), uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), marcando o reconhecimento público da trajetória da entidade, que se consolidou como uma das principais defensoras dos produtores rurais e do fortalecimento do agronegócio paranaense. Ao longo de seis décadas, a FAEP desempenhou papel essencial na modernização do campo, na melhoria da produtividade e na promoção da qualidade de vida de milhares de famílias rurais, consolidando sua atuação como referência nacional.

A iniciativa foi proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia, que destacou a relevância histórica e institucional da entidade. Segundo o parlamentar, a homenagem reflete “a contribuição fundamental da FAEP para o desenvolvimento do setor no Estado”, lembrando que a instituição liderou as principais lutas do agro paranaense nas últimas décadas. “A FAEP protagonizou avanços estruturais em favor da agropecuária nesses últimos anos, tem uma capilaridade em todos os municípios. Por isso, me sinto muito honrado de ser o proponente desta justa homenagem”, afirmou.

Durante a cerimônia, também foram entregues Votos de Louvor com Menção Honrosa ao Sistema FAEP, ao Conselho Diretor, aos colaboradores, aos sindicatos rurais e às lideranças que marcaram a trajetória de conquistas do setor rural paranaense.

Anibelli Neto fez um reconhecimento especial ao legado de Ágide Meneguette, que desde 1991 conduz importantes transformações na federação e foi responsável pela criação, em 1993, do SENAR-PR, instituição que promove formação continuada e qualificação técnica aos produtores em todas as regiões do Paraná.

O presidente interino da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema Faep), Ágide Eduardo Meneguette, agradeceu a homenagem e a parceria com o Poder Legislativo. “Muita alegria e satisfação receber esse reconhecimento pela Assembleia Legislativa em homenagem à Federação, que está há mais de 60 anos defendendo os produtores rurais do Paraná. O governador Ratinho Junior fala que somos o supermercado do mundo, e isso tem muito suor, muito trabalho, uma empresa a céu aberto que essa entidade vem defendendo com políticas públicas e também ajudando na capacitação, treinamento e desenvolvimento de todos os produtores rurais”, disse.

A deputada Maria Victoria (PP) parabenizou o deputado Anibelli pela iniciativa e os representantes da entidade, especialmente Ágide Meneguette, a quem considera como um padrinho, além de parceiro em campanhas relacionadas às doenças raras — uma de suas principais bandeiras. “Estamos aqui à disposição para proteger a categoria com leis”, assegurou a parlamentar, que chegou a tempo ao evento após estar em Florianópolis, onde a Assembleia recebeu o Selo Diamante de Transparência, com nota máxima de 100%.

O secretário da Agricultura do Paraná, Marcio Nunes, parabenizou o deputado Anibelli Neto e a FAEP pelos seus 60 anos, destacando a parceria com a entidade. Ele mencionou a conquista do Estado na regularização fundiária (CAR), com apoio da FAEP, e a vitória na aplicação do Código Florestal, beneficiando os produtores. Além disso, abordou ações conjuntas para auxiliar os produtores de leite e para combater a importação de tilápia, buscando proteger a produção local. O secretário ressaltou a importância da FAEP na defesa dos produtores rurais.

O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), que participou do vídeo institucional do aniversário da entidade, destacou na publicação a importância histórica da federação para o fortalecimento do campo. “É uma belíssima história de lutas e construção coletiva. A FAEP modernizou e fortaleceu sindicatos, ampliou a capacitação dos produtores, formou novas lideranças, incentivou a participação feminina e levou educação para as escolas, como no Programa Agrinho”, afirmou, ressaltando também o diálogo permanente da entidade com a sociedade. Criado há 30 anos, o Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP e já envolveu milhões de alunos e professores, promovendo a integração entre o campo e a cidade e fortalecendo valores de cidadania, sustentabilidade e educação no campo.

As comemorações de aniversário incluíram ainda o lançamento do livro “60 anos da FAEP”, obra de 354 páginas e seis capítulos que registra a evolução da entidade desde sua criação até a atuação atual em defesa da inovação, da modernização agrícola e da formação de novas lideranças.

O evento na Assembleia antecedeu o Encontro Estadual de Líderes Rurais 2025, promovido pelo Sistema FAEP nesta sexta-feira (5), no Expotrade, em Pinhais. A programação reúne produtores, técnicos, lideranças rurais e autoridades, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, para debater desafios e projetar o futuro do agronegócio no Paraná, ampliando as celebrações pelos 60 anos da federação.

Presenças

Também compuseram a mesa o deputado Ricardo Arruda (PL); o presidente emérito do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o ex-governador do Paraná e secretário do Codesul/PR, Orlando Pessuti; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Alexandre Leal dos Santos; o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), coronel Sérgio Luiz Malucelli; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), Natalino Avance de Souza; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e o deputado federal Pedro Lupion.

História

Fundada em 16 de dezembro de 1965, com a emissão da Carta Sindical pelo então Ministério do Trabalho e Previdência Social, a FAEP assumiu a missão de coordenar e representar os produtores rurais do Estado, integrando-se à Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Desde então, consolidou-se como protagonista na construção de políticas públicas, no fortalecimento dos sindicatos rurais e na promoção da capacitação no campo. Agora, ao completar seis décadas de atuação, a entidade reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, competitivo e inovador do agronegócio paranaense e brasileiro.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação