Comissão de Turismo aprovou onze projetos de apoio ao setor em 2021

21/12/2021 09h26 | por Assessoria parlamentar
Deputado Soldado Fruet (PROS), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado Soldado Fruet (PROS), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Toni Ricardo

Deputado Soldado Fruet (PROS), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou pareceres favoráveis a onze projetos de lei (PLs) nas quatro reuniões ordinárias realizadas em 2021. “O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia e a nossa Casa de Leis vem apoiando a retomada desse segmento que tanto contribui para o PIB paranaense, gerando milhares de empregos e movimentando diversos setores da economia”, destacou o presidente do colegiado, deputado estadual Soldado Fruet (PROS). Segundo ele, vários indicadores mostram a recuperação da atividade turística no Estado e a Comissão segue à disposição para ajudar no crescimento e desenvolvimento do setor.

Dos onze projetos de lei aprovados no ano, cinco são de cicloturismo, instituindo os Circuitos Cicloturísticos Rota Vale do Ivaí (551/2020), Rota Oeste (553/2020), Quilombos da Ribeira e Parque das Lauráceas (701/2020), Pé Vermelho (549/2020), e a Ciclorrota Norte Central no Estado do Paraná (580/2020). Passaram duas proposições de turismo religioso, entre eles o PL 601/2020, de autoria de Soldado Fruet, que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no município de Itaipulândia, e insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a Peregrinação de Fiéis ao Santuário, que ocorre, anualmente, na semana de 12 de outubro, e também o 837/2019, que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Recanto Dom Bosco, situado no Distrito de Sumaré, município de Paranavaí.

A Comissão de Turismo deu aval para dois PLs relativos a polos turísticos: o 596/2020, que institui a Região Turística Ilha do Sol, integrada pelos municípios de Primeiro de Maio e Sertaneja, e o 639/2020, que concede o Título de Capital Paranaense do Turismo de Aventura ao município de Sapopema. Foi validada ainda a inserção no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná da Festa do Fumicultor, realizada anualmente no último domingo do mês de abril, no município de São João do Triunfo (PL 133/2019). O grupo temático também aprovou o PL 378/2020, que estabelece diretrizes de incentivo ao turismo no Estado do Paraná, através da instalação de placas de sinalização vertical, nas rodovias de entrada dos municípios, dispondo sobre suas respectivas raízes culturais e/ou potencialidades econômicas.

Apresentações

Além das matérias aprovadas, na reunião de 22 de junho, a turismóloga Alessandra Wagner Nester apresentou aos deputados da Comissão de Turismo o “Projeto Reinventário Turístico - Alternativa para reinventar o Turismo no Paraná”, com ideias de como transformar o Estado em um destino turístico inteligente. Já na reunião de 31 de agosto, o presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, e a equipe apresentaram os projetos do órgão para a retomada do turismo no Estado.

Reuniões e eventos

O presidente da Comissão de Turismo participou de quatro reuniões ordinárias do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), como conselheiro titular representante da Assembleia Legislativa. Também participou da reunião do Grupo de Trabalho Religioso da Paraná Turismo e do 4º Fórum Paranaense de Turismo Religioso. Em Foz do Iguaçu, Soldado Fruet prestigiou o 16º Festival das Cataratas, a Feira de Negócios e Turismo, a eleição do presidente do Sindhotéis e a solenidade de abertura do Natal de Águas e Luzes.

Além de Soldado Fruet, fazem parte da Comissão os deputados Anibelli Neto (MDB), Cobra Repórter (PSD), Galo (PODE), Professor Lemos (PT), Rodrigo Estacho (PV) e a deputada Maria Victoria (PP).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação