Comissão Executiva da Assembleia apresenta recomendações para servidores enfrentarem aumento de casos de covid-19 Arma para a prevenção é o bom senso, recomenda o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

04/05/2022 12h03 | por Claudia Ribeiro
Comissão Executiva apresenta novas ações para o enfrentamento da covid-19 na Assembleia Legislativa.

Comissão Executiva apresenta novas ações para o enfrentamento da covid-19 na Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Comissão Executiva apresenta novas ações para o enfrentamento da covid-19 na Assembleia Legislativa.

Com média diária de oito testes positivos de covid-19 na Assembleia Legislativa do Paraná, ao longo das últimas semanas, segundo informou o serviço médico da Casa, o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), aproveitou o início da sessão plenária desta quarta-feira (4) para  anunciar medidas e fazer algumas recomendações da Comissão Executiva aos deputados e servidores, como forma de prevenir o surgimento de novos casos, começando por comunicar à chefia se tiver apresentado sintomas ou ter tido contato com positivados.

“Quem tem sintomas de gripe ou da covid, que são muito parecidos no princípio, pode fazer o auto teste que é vendido nas farmácias, também pode vir fazer aqui no Serviço Médico. Temos os testes disponíveis que foram fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. Outro caso que tem acontecido de forma recorrente, são as pessoas que tiveram contato com contaminados pela covid. A recomendação é que continuem vindo trabalhar, mas devem utilizar as máscaras de proteção, manter higiene necessária e distanciamento e comunicar à chefia que teve esse contato”.

Ainda de acordo com Romanelli, fica por conta das chefias as recomendações em relação ao uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento, mesmo que os testes não sejam positivos. O afastamento do servidor só vai acontecer se o médico julgar necessário.

Com relação aos visitantes, o primeiro secretário disse que vai intensificar o rigor, com questionamentos sobre sintomas e contatos com casos positivos a quem for entrar na Casa.

Romanelli recomenda bom senso das chefias a qualquer sinal de alerta, passando pela desinfecção dos ambientes ou qualquer outra situação. Tudo, deverá ser informado ao Departamento Médico da Casa.

“Ambiente aonde esteve uma pessoa infectada com covid tem que ser desinfectado, mas se não formos informados não tem como saber o ambiente. É fundamental a consciência. Tem uma pessoa no gabinete ou departamento com a covid, tem que ser informado ao Serviço Médico da Assembleia”, alertou. “Só queria dizer que essas recomendações são do bom senso, foram construídas com o nosso chefe do Serviço Médico, justamente para poder seguir nesse momento essas recomendações importantes. Se houve outra decisão tomada pela Secretaria da Saúde adotaremos essas medidas”, concluiu.

Todas as recomendações serão enviadas por escrito a todos os setores da Assembleia para que sigam a recomendação.

 

 

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação