Deputado homenageia Pato Basquete pela conquista do bicampeonato paranaense Parlamentar apresentou Votos de Louvor e Congratulações à equipe nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa.

22/02/2021 14h47 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Bicampeão paranaense, Pato Basquete receberá homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná.

Bicampeão paranaense, Pato Basquete receberá homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Divulgação Pato Basquete

Bicampeão paranaense, Pato Basquete receberá homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná.

Em homenagem à conquista do bicampeonato do Paranaense de Basquete, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou nesta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Paraná, Votos de Louvor e Congratulações à equipe do Pato Basquete (Associação Basquetebol Arte de Pato Branco).

Em grande jogo realizado no último sábado (20), a equipe patobranquense venceu o VipTech Campo Mourão Basquete por 80 a 74 e garantiu o título da Sério Ouro do Paranaense, competição realizada pela Federação Paranaense de Basketball. O primeiro título estadual foi conquistado em 2019, quando derrotou na final o time de Ponta Grossa.

Criada em 1999, a Associação Basquetebol Arte de Pato Branco atuava de forma amadora até abril de 2018, quando seus gestores conseguiram montar uma equipe de alto rendimento para disputar os principais campeonatos do estado e do país. Uma das principais inspirações para a criação do time de basquete vem de dentro da própria cidade: a equipe de futsal de Pato Branco. A soma de uma administração séria e com grandes resultados recentes, incentivou o surgimento do time de basquete.

Conforme destaca o requerimento, “a administração do Pato Basquete vem sendo realizada de maneira moderna, com mais de 50 profissionais envolvidos diretamente no projeto, buscando receitas de diversas formas, passando por patrocinadores, programa de sócio-torcedor e projetos públicos, como um clube-empresa”.

Além da equipe formada para a disputa de competições, o projeto também aposta num trabalho de base, com vista à formação de uma nova geração de atletas e incentivadores do basquetebol. “Como representante do município de Pato Branco e da região Sudoeste do Estado, congratulo-me com essa importante conquista que eleva o nome e o prestígio da nossa cidade, demonstrando que uma ação bem coordenada, um projeto sério idealizado e gerido por empresários competentes e visionários, com apoio da comunidade e dos patrocinadores e de todos os patobranquenses, vê o sonho concretizado e a materialização do Projeto Pato Basquete através dos títulos históricos e memoráveis, a exemplo deste merecido Bicampeonato Paranaense”, ressalta o deputado em trecho do requerimento.

A homenagem proposta pelo deputado também prevê a confecção e entrega de certificados de Menção Honrosa pela conquista ao presidente Marcelo Pastorello, em nome da Direção Executiva; e ao diretor geral, Paulo Stefani e ao técnico, André Luiz Chueri da Silva Barbosa (Dedé Barbosa), representando a Comissão Técnica, e extensivo ao elenco campeão.

Histórico - O primeiro grande desafio do Pato Basquete foi a Supercopa Brasil de 2018, à época considerada a terceira divisão nacional. Ao término do campeonato, o time pato-branquense alcançou um honroso terceiro lugar, ao bater o Fênix Cajazeiras (BA) por 66 a 50, na disputa pela medalha de bronze. Logo após a competição nacional, o Pato fez sua estreia no Paranaense, ficando com o vice-campeonato ao perder a final para o time de Ponta Grossa.

Já no ano seguinte o Pato Basquete participou da Série Ouro, então divisão de acesso para o Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição nacional. Nesta primeira disputa a equipe patobranquense terminou a competição em sétimo lugar. Em sua estreia no NBB, o Pato ficou com o 16º lugar na edição que ficou marcada por ter sido cancelada em razão da pandemia de Covid-19.

Na temporada 2019/2020, o time de Pato Branco participou pela primeira vez de uma competição no exterior: o Torneio Interligas de 2019. Integrando o Grupo B, sediado em Corrientes, na Argentina, o Pato por pouco não conquistou a vaga na decisão. Com o desempenho de duas vitórias e uma derrota, ficou em segundo lugar na chave.

Agora o time de Pato Branco sagra-se bicampeão garantindo o título 2020 no Paranaense da Série Ouro.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação