Deputados aprovam menção honrosa ao novo bispo de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva

12/05/2020 18h04 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Dom Amilton, novo Bispo de Guarapuava, com o Papa Francisco.

Dom Amilton, novo Bispo de Guarapuava, com o Papa Francisco.Créditos: Serviço Fotográfico do Vaticano

Dom Amilton, novo Bispo de Guarapuava, com o Papa Francisco.

Por iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), os deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa do Paraná Votos de Louvor com Menção Honrosa ao reverendíssimo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva pela nomeação pelo Papa Francisco, como 5º Bispo Diocesano de Guarapuava, ocorrida na última quarta-feira (6) no Vaticano.

O Papa Francisco anunciou que aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Guarapuava, no Paraná, apresentada por dom Antônio Wagner da Silva, por causa da idade (75 anos). Dom Wagner era o quarto bispo atuando na diocese desde 2003. O Pontífice então nomeou como novo bispo para Guarapuava dom Amilton Manoel da Silva, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, atuando na arquidiocese desde 2017.

“Muito nos alegra sua disponibilidade em servir à Igreja e sua especial dedicação à Cristo. Cremos que suas virtudes e dons colocado à serviço do povo de Deus em Guarapuava dará abundantes frutos para a Igreja e para sociedade gerando “vida em abundância”. Suplicamos que Nossa Senhora de Belém, padroeira desta venturosa Diocese, estenda sobre o novo bispo e seu povo seu manto e interceda a Deus por uma ação evangelizadora vigorosa”, agradeceu Guerra.

Bispo – Dentro de sua congregação, Dom Amilton desempenhou inúmeros cargos, como: vigário paroquial, pároco, mestre de noviços, Superior Provincial e membro da secretaria de formação do Conselho Geral. Também foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e pregador de exercícios espirituais.

Foi nomeado bispo titular da diocese de Tusuro (Tunísia) e bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba (PR), pelo Papa Francisco, no dia 7 de junho de 2017, sagrado no dia 19 de agosto de 2017, por dom Antônio José Peruzzo e apresentado como Bispo Auxiliar, no dia 08 de setembro de 2017. Na arquidiocese de Curitiba, foi referencial para as comissões de Liturgia, Comunicação, Missão, Juventude e CRB.

No Regional Sul 2 (CNBB), é secretário dos bispos, desde 2017 e referencial para o Setor Juvenil. Desde 2019, é membro da comissão Pastoral Juvenil da CNBB e, em julho deste mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Dom Amilton afirmou ter recebido com surpresa a nomeação pelo pouco tempo que ficou na Arquidiocese, dois anos e meio. Apesar de triste em deixar a arquidiocese, aceita com muita alegria e confiança a nova missão, vista por ele como desafiadora.

“Fui nomeado em maio de 2017 e vim para a Arquidiocese de Curitiba com a esperança de colaborar.  Aqui fui muito bem acolhido, tenho com Dom Peruzzo e Dom Francisco uma vida fraterna intensa, de amizade, de partilha e de missão. Fui muito bem acolhido pelo clero e pelo povo. Mas entendo que a Igreja tem muitas necessidades e a Igreja local de Curitiba faz parte de uma Igreja maior”, disse o bispo.

Ele explicou que como a diocese de Guarapuava ficou vacante, foram sondados os nomes e foi lhe feito o pedido. “Sempre me coloco na vontade de Deus, então assim como vim para servir aqui em Curitiba, vou estar disponível para esta nova missão, desafiadora certamente, pois Guarapuava é a maior diocese do estado. Aceito, com muita humildade esta novidade e confiante que é a vontade de Deus, o que torna as novidades mais leves. Vou para colaborar, tornando Jesus Cristo sempre mais conhecido”, afirmou.