Deputados do Paraná prestigiam abertura da Conferência da Unale em Gramado Nesta quinta-feira (10) serão abordados temas como a democracia na era digital e as “fake news”, inclusive com um debate entre presidenciáveis.

10/05/2018 09h45 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração especial de Dirk Lopes da Silva.

Deputados Artagão Júnior (PSB), Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, e deputado Adelino Ribeiro (PRP), na Conferência da Unale em Gramado.Créditos: Dirk Lopes da Silva

Diversos deputados estaduais do Paraná marcaram presença na abertura da XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais em Gramado (RS), na noite de quarta-feira (9). O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB-PR), destacou que “é uma oportunidade única para debater os assuntos mais relevantes da vida política do país, neste ano em que teremos eleições e trocar experiências para beneficiar a população de cada estado”. Com o tema central “Os desafios de um novo Brasil”, a Conferência deve reunir mais de 1.500 participantes em três dias de debates e palestras sobre as estratégias e perspectivas para transformar o Brasil.

O evento foi aberto com as boas-vindas do prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci (PDT-RS). Participaram da mesa de abertura o presidente da Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), o vice-presidente da Unale, deputado Ademir Bier (PSD-PR) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Marlon Santos (PDT-RS).

O deputado Ademir Bier, que está deixando a vice-presidência da Unale e foi organizador da última Conferência realizada em Foz do Iguaçu, em 2017, disse que “mais uma vez a entidade realizava um grande evento, com toda a estrutura aos visitantes”. O deputado Artagão Júnior (PSB-PR), que já foi inclusive presidente da Unale, disse que a equipe da entidade é bastante preparada para realizar um Congresso deste porte, porque dá muito trabalho. “São seis meses de organização prévia para que tudo dê certo”, lembrou ele.

Neste ano a Conferência está abordando temas bastante atuais como a democracia na era digital e as “fake news”. Para o deputado Adelino Ribeiro (PRP-PR), “as mídias sociais estão aí no presente e no futuro da política e têm até aplicativos para organizar, registrar e declarar as doações de campanhas eleitorais”.

O deputado Nelson Luersen (PDT-PR) disse por sua vez que “o debate com os presidenciáveis vai ser um momento único para discutir o futuro do Brasil”. Os candidatos à Presidência da República devem participar do painel “Panorama Político Nacional”, nesta quinta-feira (10), a partir das 14 horas.