Festival de Ópera vai oferecer espetáculos gratuitos em Curitiba Produtor Gehad Hajar participa do programa Rádio Assembleia e detalha evento que vai de 2 a 11 de novembro, com 14 apresentações na capital.

01/11/2018 13h30 | por Ana Luzia Mikos

Créditos: Arte: Vinícius Leme - Alep / Ilustração de Rosangela Grafetti

Programa Rádio Assembleia entrevista Lia Finn.Créditos: Odilon Araújo

Programa Rádio Assembleia entrevista Lia Finn.
Curitiba vai receber nesta semana a quarta edição do Festival de Ópera do Paraná. Um evento único no qual o público terá a oportunidade de acompanhar a apresentação de obras consagradas em todo o mundo. E tudo isso com entrada gratuita. Entre os dias 2 e 11 de novembro, serão 14 apresentações no Guairão, no Guairinha e na Capela Santa Maria. Para falar um pouco mais sobre esses grandes espetáculos que vão movimentar a cena artística da cidade, o convidado do programa Rádio Assembleia que vai ao ar nas próximas quinta (1º) e sexta-feira (2), foi o organizador Gehad Hajar.

Na primeira edição do evento, em 2015, três óperas atraíram duas mil pessoas. No ano passado, um salto imenso: 40 óperas, com 22 mil espectadores e 619 integrantes na produção. Entre as atrações, este ano haverá a estreia de uma ópera brasileira, a “Sóror Mariana” – composta em 1920.

O festival contou com uma fase estadual em agosto, quando passou pelo interior paranaense, com a execução de óperas pela primeira vez em cidades como Rio Negro, Foz do Iguaçu e Terra Roxa – nesta última cidade com 200 índios Guaranis na plateia. “Curitiba é e foi por muito tempo a capital da ópera no país. Temos o Guaíra como grande teatro operístico, bem como uma escola importante que é a Belas Artes. Além, claro, do interesse do público cultivado por anos de apresentações na cidade”, explicou Hajar.

Nesta edição, também estão programadas apresentações surpresa para promover o evento e atrair a população. “Temos um público em formação que queremos cativar”, acrescentou o organizador.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante o festival em 2017 mostrou que metade dos 22 mil participantes tinha menos de 30 anos.

Variedades – Além da entrevista sobre um tema diferente por dia, o programa Rádio Assembleia traz os destaques do Legislativo, informações de utilidade pública e o que é notícia no estado.

O programa, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. O “Rádio Assembleia” pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

Ouça o Podcast relacionado

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação