Geração Atitude desembarcou em Santo Antônio da Platina nesta sexta-feira (16) Encontro contou com a participação de estudantes e professores, além de representantes do Poder Judiciário, e também do Ministério Público estadual.

16/08/2019 14h00 | por Eduardo Santana
Estudantes da cidade de Santo Antônio da Platina participam da etapa Geração na Escola, quando aprofundam os conhecimentos sobre os Poderes constituídos.

Estudantes da cidade de Santo Antônio da Platina participam da etapa Geração na Escola, quando aprofundam os conhecimentos sobre os Poderes constituídos.Créditos: Carolina Izar

Estudantes da cidade de Santo Antônio da Platina participam da etapa Geração na Escola, quando aprofundam os conhecimentos sobre os Poderes constituídos.

O município de Santo Antônio da Platina, no norte pioneiro do Paraná, recebeu nesta sexta-feira (16) mais uma etapa do projeto Geração Atitude, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria de Políticas para Juventude, que estimula a formação cidadã dos jovens.

Esta etapa do projeto, denominada “Geração na Escola”, reúne representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e também do Ministério Público estadual, que promovem em colégios de todo o Paraná um bate-papo descontraído com os estudantes, para aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre os temas abordados durante o Geração Atitude.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina e, além de estudantes e professores, também contou com a participação do promotor de Justiça, Eduardo Cambi, coordenador do Geração Atitude no Ministério Público; o promotor de Justiça substituto de Santo Antônio da Platina, Bruno Figueiredo Cachoeira Dantas; o assessor da vara criminal da comarca de Santo Antônio da Platina, Luiz Henrique Furlanetto Picoloto; e o assessor de promotoria do MPPR, Giovanny Domingues.

Geração na Escola - Durante o “Geração na Escola” juízes de Direito, promotores de Justiça, representantes do Poder Legislativo e professores desenvolvem palestras e debates com os alunos no ambiente escolar, utilizando o Guia do Cidadão como base para as discussões. A publicação desenvolvida especialmente para o programa concentra informações sobre temas como Política, Democracia, Eleições, Voto e Cidadania. O resultado desses debates e também do trabalho desenvolvido em sala de aula pelos educadores servirá de base para que os estudantes, sob a orientação de professores, elaborem propostas de projetos de lei que serão cadastrados para a disputa da última etapa do “Geração Atitude”.  

O programa – Durante o Geração Atitude, temas como cidadania, democracia, política, eleições e voto consciente entram em debate durante as aulas. Os estudantes também têm a oportunidade de aprender como funcionam os Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público. Na sequência, representantes de todas as instituições participantes promovem um bate papo com os jovens para tirar dúvidas e aprofundar ainda mais os conhecimentos. Depois, estudantes, sob a orientação dos professores, podem elaborar propostas de projeto de lei para disputarem uma das vagas da Caravana da Cidadania. Nesta fase, os autores e orientadores dos melhores projetos ganham uma viagem para Curitiba para conhecer a sede dos Poderes, defender suas propostas e participar da cerimônia de anúncio dos vencedores.

Inscrições - As inscrições para a 5ª edição do Geração Atitude começaram no último dia 8 de julho. Alunos e professores, com boas ideias para o Paraná, poderão inscrever seus projetos de lei até o dia 30 de setembro pelo site http://www.assembleia.pr.leg.br/geracao_atitude

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação