Inscrições para o Geração Atitude 2019 seguem até o dia 30 de setembro Estudantes da rede pública de todo o Paraná podem fazer a inscrição das suas propostas de lei no site do Programa que está em sua 5ª edição.

23/08/2019 16h57 | por Eduardo Santana
Estudantes da rede pública de todo o Paraná podem fazer a inscrição das suas propostas de lei no site do Programa que está em sua 5ª edição.

Estudantes da rede pública de todo o Paraná podem fazer a inscrição das suas propostas de lei no site do Programa que está em sua 5ª edição. Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Estudantes da rede pública de todo o Paraná podem fazer a inscrição das suas propostas de lei no site do Programa que está em sua 5ª edição.

Os estudantes paranaenses da rede pública estadual têm até o próximo dia 30 de setembro para se inscrever e cadastrar seus projetos de lei na 5ª edição do Geração Atitude. O programa é realizado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), através da Diretoria de Comunicação, em parceria com o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Coordenadoria de Políticas para Juventude. O objetivo da ação é estimular a formação cidadã dos jovens.

Alunos e professores com boas ideias para o Paraná poderão inscrever suas propostas pelo site www.assembleia.pr.leg.br/geracao_atitude. Basta clicar no link “Cadastre seu projeto” e ter acesso a informações detalhadas e dicas de como se deve redigir um projeto de lei. Alunos do Ensino Médio de todos os colégios nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) podem se inscrever. Os 32 melhores trabalhos darão aos autores e seus professores uma viagem a Curitiba, parte da Caravana da Cidadania.

Cronograma - As palestras proferidas por procuradores, juízes e assessores nos colégios cadastrados para participar do Geração Atitude já começaram em mais de 100 escolas e devem seguir até o dia 30 de setembro. Entre os dias 1º e 10 de outubro a banca composta por integrantes do Legislativo paranaense definirão os projetos selecionados. A divulgação dos vencedores acontece no dia 11 de outubro.

Projetos vencedores – Dois dos projetos vencedores do Geração Atitude já se transformaram em leis estaduais. Na edição de 2015, a proposta vencedora foi da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. A iniciativa tramitou na Assembleia, foi aprovada pelos parlamentares e, posteriormente, sancionada. A lei proposta pela estudante recebeu o número 18.763/2016 e instituiu o Programa Geração Atitude nas escolas da rede pública paranaense e incluiu a atividade no calendário oficial de eventos do Paraná, no mês de novembro.

Em 2017, o jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar. O texto se transformou na Lei Estadual Nº 19.678, do dia 27 de setembro de 2018.

Já no ano passado, foram dois os projetos vencedores da edição 2018 do Geração Atitude. Os alunos secundaristas Luiz Augusto Rodrigues, de Ponta Grossa, e João Pedro Leal, de Boa Esperança, viram suas propostas, muito similares entre si, escolhidas entre os 32 projetos finalistas. As proposições tratam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais. 

O programa – Durante o Geração Atitude, temas como cidadania, democracia, política, eleições e voto consciente entram em debate durante as aulas. Os estudantes também têm a oportunidade de aprender como funcionam os Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e o Ministério Público. Na sequência, representantes de todas as instituições participantes promovem um bate papo com os jovens para tirar dúvidas e aprofundar ainda mais os conhecimentos. Depois, estudantes, sob a orientação dos professores, podem elaborar propostas de projeto de lei e uma delas é a escolhida a vencedora do Programa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação