Junho Verde é o tema da entrevista com o advogado Alessandro Panasolo na TV Assembleia Bate-papo com o especialista em meio ambiente está disponível no canal da Assembleia no youtube.

10/06/2020 11h05 | por Maria Eduarda Buchi
Advogado Alessandro Panasolo é o convidado do 'Assembleia Entrevista' sobre o Junho Verde, mês dedicado às ações de conscientização das questões ambientais.

Advogado Alessandro Panasolo é o convidado do 'Assembleia Entrevista' sobre o Junho Verde, mês dedicado às ações de conscientização das questões ambientais.Créditos: Reprodução

Advogado Alessandro Panasolo é o convidado do 'Assembleia Entrevista' sobre o Junho Verde, mês dedicado às ações de conscientização das questões ambientais.

A campanha Junho Verde, prevista na lei 19.502/2018, é voltada à realização de ações de promoção da preservação ambiental e conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. O tema foi assunto no programa ‘Assembleia Entrevista’, produzido pela TV Assembleia e que recebeu o advogado especialista em gestão ambiental, Alessandro Panasolo. “O meio ambiente é um bem de uso comum de toda a coletividade, por isso a responsabilidade é de todos”, destacou o advogado que atua na área do Direito Ambiental, Florestal, Agrário e Administrativo e é professor de Direito Ambiental.

Ter um mês dedicado às discussões ambientais é muito significativo, na visão do advogado, por se tratar de um tema que nos últimos anos tem ganhado importância pelo poder público, sociedade civil organizada e pela própria atividade empresarial. “A coletividade percebeu que a questão ambiental faz parte da agenda, seja ela pública ou privada. E ter um mês inteiro dedicado às discussões ambientais, envolvendo escolas, universidades, sociedade civil, empresas e poder público, produz efeitos positivos e contribui para o avanço do entendimento de criar esse equilíbrio entre a economia e o meio ambiente, porque sem isso não é possível o desenvolvimento sustentável”, relatou.

O advogado, que possui livros editados relacionados ao meio ambiente, destacou durante o programa que nesse período de crise da saúde, crise e recessão econômica as discussões sobre o meio ambiente não podem ser esquecidas, é necessária esta discussão para trazer equilíbrio entre o meio ambiente e economia. “Este tema ampliou muito. Começou com um dia dedicado ao debate do tema, depois passou para uma semana, e agora o Paraná tem um mês inteiro dedicado especialmente para compreender a aprofundar o conhecimento para que a gente possa fazer o uso equilibrado dos recursos naturais”, afirmou o especialista.

Ele complementa que também nesse momento de isolamento, a baixa emissão de monóxido de carbono tem sido notada em todo o mundo e que espera que esse período sirva para que cada um se conscientize das ações que pode fazer para contribuir com o meio ambiente. “Essa redução é significativa porque as pessoas passam por isolamento. Eu pessoalmente abandonei o carro e estou fazendo as atividades de bicicleta. Justamente porque diminuiu o trânsito e propiciou uma qualidade maior para a gente pedalar”, disse. “Cada um pode fazer a sua parte e essa lei tem o foco de promover a conscientização individual e coletiva. Cada um contribuindo com o que consegue, sem dúvida nenhuma ajuda na difusão da agenda ambiental”, concluiu.

A lei que instituiu o Junho Verde tem como objetivo promover o debate de propostas para a política ambiental estadual; incentivar a educação ambiental, desenvolvendo ações educacionais que sensibilizem a sociedade sobre a importância da defesa e preservação do ambiente, e estimular a participação da sociedade civil organizada na formulação de propostas de políticas ambientais, entre outras medidas.

O mês de junho foi escolhido por ser marcado por diversas datas ligadas à conservação ambiental, como o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Dia Nacional da Educação Ambiental (3), Dia da Ecologia (5), Dia dos Catadores de Materiais Recicláveis (7) e o Dia do Combate à Desertificação e à Seca (17).

O programa “Assembleia Entrevista”, com a entrevista com o advogado Alessandro Panasolo, pode ser assistido na TV Assembleia, canal de televisão da Assembleia Legislativa do Paraná, através do canal 16 da Claro/Net e 20.2 em canal aberto e no canal do Youtube no link: https://youtu.be/nMlN-lahYPs

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação