Presidente da Alep participa de evento em comemoração aos 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio Solenidade da mais antiga unidade da Polícia Militar do Paraná contou com a presença do presidente da República em exercício Hamilton Mourão.

28/06/2019 17h28 | por Jaime S Martins com informações da Agência de Notícias do Estado
Presidente Ademar Traiano recepciona o presidente em exercício Hamilton Mourão em solenidade que marca os 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio da PMPR.

Presidente Ademar Traiano recepciona o presidente em exercício Hamilton Mourão em solenidade que marca os 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio da PMPR.Créditos: Divulgação

Presidente Ademar Traiano recepciona o presidente em exercício Hamilton Mourão em solenidade que marca os 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio da PMPR.

Presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, em sua primeira visita oficial ao Paraná para a solenidade dos 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio da PMPR.Créditos: Divulgação

Presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, em sua primeira visita oficial ao Paraná para a solenidade dos 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio da PMPR.

Vice-governador Darci Piana, presidente da República em exercício Hamilton Mourão, presidente da Alep, Ademar Traiano, durante solenidade que marca os 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio da PMPR.Créditos: Divulgação

Vice-governador Darci Piana, presidente da República em exercício Hamilton Mourão, presidente da Alep, Ademar Traiano, durante solenidade que marca os 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio da PMPR.

A entrega da medalha ‘Heróis da Cavalaria’ marcou as comemorações dos 140 anos da mais antiga unidade da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Os 140 anos do Regimento Coronel Dulcídio foram celebrados na tarde desta sexta-feira (28). A honraria é destinada a recompensar militares, civis e entidades públicas e privadas pela contribuição e pelo auxílio dispensados ao Regimento.

Durante a cerimônia, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior entregou a honraria. Entre os agraciados, o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), participou da cerimônia e destacou a importância do Regimento Coronel Dulcídio, não só para a Polícia Militar, mas por todas as ações que desenvolvem. “A cavalaria montada tem uma grande contribuição para o policiamento, principalmente, na realização de grandes eventos. Mas o trabalho não se restringe a isso, o Regimento se destaca por abrir as portas para a comunidade, e o projeto de equoterapia é um exemplo”, disse Traiano.

O deputado também comentou sobre a presença do presidente em exercício no Paraná. “Em pouco mais de um mês recebemos, por duas vezes, a visita do presidente Bolsonaro, e agora o presidente em exercício Hamilton Mourão, em sua primeira visita oficial a Curitiba. É a prova do respeito do Governo Federal com os paranaenses”.

História – O RPMon, unidade operacional mais antiga da PMPR, iniciou-se na seção de Cavalaria da Província do Paraná que foi criada pela lei nº 522 de 28 de junho de 1879. No decorrer dos anos a cavalaria participou dos episódios mais marcantes da história do estado, como a Revolução Federalista e a Guerra do Contestado.

Desde 1890, exceto nos períodos de conflito, a unidade sempre foi classificada como esquadrão, porém em 1955 passou a denominar-se como Corpo de Polícia Montada, composto por dois esquadrões convencionais, um de metralhadoras e uma banda de clarins.

Já em 1968 passou a chamar-se Regimento de Polícia Montada com a denominação de coronel Cândido Dulcídio Pereira, conservando na maior parte do seu plantel viaturas automecanizadas, restando naquele tempo apenas um esquadrão de polícia montada.

Em 07 de junho de 2006, com a edição do decreto nº 6.733, o RPMon foi desmembrado com a criação do 20º Batalhão de Polícia Militar e passou, a partir de então, a contar com quatro esquadrões de Polícia Montada e a desempenhar suas atividades utilizando, exclusivamente, o processo de policiamento hipomóvel em todo território paranaense.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação