Recursos da Assembleia contribuem para obras no Litoral R$ 12 milhões da economia do Legislativo foram destinados para a duplicação da Avenida JK, em Matinhos.

16/09/2020 17h26 | por Diretoria de Comunicação
Projeto de duplicação da Avenida JK, em Matinhos

Projeto de duplicação da Avenida JK, em MatinhosCréditos: Divulgação Governo do Estado

Projeto de duplicação da Avenida JK, em Matinhos

O Litoral do Paraná deve passar por uma revolução nos próximos meses em razão das obras que serão realizadas pelo Governo do Estado. Entre elas, está prevista a duplicação da Avenida JK, em Matinhos, que conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Paraná que destinou R$ 12 milhões para o início dos trabalhos. Os recursos são fruto da economia do Legislativo e foram repassados ao Governo do Estado.

Na cerimônia de assinatura do convênio de repasse dos valores, que aconteceu no mês de agosto, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que “a Assembleia tem papel preponderante nessa obra, atendendo um apelo do governador e dos deputados do Litoral. Nós disponibilizamos R$ 12 milhões para que essas obras possam começar o quanto antes. O Litoral precisa de um olhar diferenciado das autoridades e essas obras são de extrema importância”. Serão investidos R$ 34,7 milhões nessa duplicação.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), lembrou a importância da obra para melhoria do fluxo de veículos e para o desenvolvimento do Litoral. “Eu fico satisfeito que a gente possa investir recursos públicos que vão ser bem aplicados em uma obra que terá um resultado muito grande para o turismo e para o nosso Litoral como um todo, que a gente sabe que precisa receber muitos investimentos”.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior agradeceu o comprometimento de todos os deputados com a sociedade paranaense e lembrou que o recurso destinado pela Assembleia será suficiente para custear a obra até o fim deste ano. “Essa obra só está saindo porque a Assembleia está ajudando com todo o recurso desse ano. Se não fosse a Assembleia com essa economia nós não conseguiríamos fazer essa obra ainda esse ano. Mais uma vez agradeço aos nossos deputados”.

Nesta quarta-feira (16), o Governo do Estado fez o anúncio de um novo pacote de obras para a cidade de Matinhos que inclui a revitalização da orla e a engorda da praia com a ampliação da faixa de areia em um total de R$ 513 milhões.

Pelo projeto, estruturas semirrígidas (barreiras que isolam a água que corre do mar para a areia) serão colocadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera. Saint Etienne ainda ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias, minimizando o impacto sobre o Rio Matinhos.

Também está prevista a colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina. Com isso, espera-se dobrar a faixa de areia em Matinhos para mais de 80 metros. 7

Outra obra prevista é a duplicação para ampliar a capacidade de tráfego em 13 quilômetros da PR-407, entre os quilômetros 6 e 19, de Paranaguá até Praia de Leste, em Pontal do Paraná.